23 de Novembro de 2024
Cinema

19/06: Dia do Cinema Brasileiro – 10 filmes nacionais que valem a pena assistir na Netflix

Em comemoração ao dia do belo cinema nacional, listamos 10 filmes que valem a pena assistir na Netflix para você escolher no final deste domingo. 1. Cidade de Deus: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida […]

  • junho 19, 2016
  • 5 min read
19/06: Dia do Cinema Brasileiro – 10 filmes nacionais que valem a pena assistir na Netflix

Em comemoração ao dia do belo cinema nacional, listamos 10 filmes que valem a pena assistir na Netflix para você escolher no final deste domingo.

1. Cidade de Deus: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

2. Hoje eu quero voltar sozinho: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

3. Tropa de Elite: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

4. Quebrando o Tabu (doc): Há 40 anos, os EUA levaram o mundo a declarar Guerra às Drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, “Quebrando o Tabu” escuta vozes de realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex chefes de estado de países como Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, “Quebrando Tabu” é um convite a discutir um problema perto de todas as famílias.

5. Transpatagônia (doc): Mesmo sem ter consciência Guilherme Cavallari passou a vida inteira se preparando para essa aventura: seis meses sozinho pedalando uma mountain bike pela Patagônia e Terra do Fogo, cruzando a fronteira entre o Chile e Argentina dezenas de vezes. Ao longo da jornada ele percebe que seu principal desafio não é físico, mas sim psicológico e compreende que nenhuma preparação teria sido suficiente.

6. Hermanoteu na Terra de Godah: Seguindo a linha de sátiras do grupo, “Hermanoteu na Terra de Godah” visita a diversidade fantástica do Livro dos livros. Entre as densas páginas do Antigo Testamento, encontramos nosso pacato protagonista, perambulando por domínios romanos, entre pestes, bárbaros e deuses pagãos. Uma comédia que, apesar de épica, faz inúmeras citações da atualidade e aproxima o passado do presente pela comicidade.

7. Amazônia Desconhecida (doc): A Amazônia é um dos lugares mais famosos do mundo e curiosamente um dos menos conhecidos. O documentário se propõe uma difícil missão: buscar as verdades existentes, entendendo alguns mitos e levando ao público um retrato atual da maior floresta tropical do planeta.

8. Dominguinhos (doc): Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como “Eu Só Quero um Xodó”, “Gostoso Demais”, “De Volta Pro Aconchego” e “Lamento Sertanejo”. Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.

9. O Som ao Redor: A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

10. VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso: O documentário e o livro de Mariana Caltabiano contam a história de Marcelo Nascimento da Rocha que fingiu ser filho do dono da Gol. Ele passou quatro dias enganando todo mundo em um evento badalado em Recife. Comeu e bebeu de graça, foi paparicado por modelos, atrizes, empresários e apresentadores. Deu entrevistas e posou para fotógrafos de colunas sociais. Apareceu em matérias de revistas como amigo “íntimo” das celebridades. Foi descrito como um dos maiores malandros de todos os tempos. Também se fez passar por líder do PCC, músico de bandas famosas, policial, tenente, repórter da MTV e olheiro da seleção. Atualmente encontra-se preso em Cuiabá.

Fonte das sinopses: Filmow

About Author

Amanda Leardine

Sou estudante de jornalismo, tenho sede por conhecimento e pelo aprendizado. O estudo sobre ciências e cultura ocupam boa parte do meu tempo, acredito que entrar em contato com outras culturas é a melhor forma de conhecermos a nós mesmos, aproveito isso o máximo possível, principalmente por ter a sorte de ter nascido em um país tão diversificado como o Brasil. Sou apaixonada por ficção científica e estou sempre a procura de algo novo para conhecer.