TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Biografias Cinema Comic Books e Literatura Destaques Séries

75 anos de Mulher-Maravilha | Confira nosso especial sobre a Princesa das Amazonas de Themyscira

Vamos falar um pouco sobre uma princesa que deixa qualquer princesa Disney no chinelo. Ela não só roubou a cena em ‘Batman Vs Superman’ como foi um dos principais destaques na ultima San Diego Comic-Con. Sim! Estamos falando dela, a Mulher-Maravilha! Há 75 anos, na HQ ‘All Star Comics #8‘ (Dez. de 1941), surgia pelas mãos do […]

  • julho 29, 2016
  • 13 min read
75 anos de Mulher-Maravilha | Confira nosso especial sobre a Princesa das Amazonas de Themyscira

Vamos falar um pouco sobre uma princesa que deixa qualquer princesa Disney no chinelo. Ela não só roubou a cena em ‘Batman Vs Superman’ como foi um dos principais destaques na ultima San Diego Comic-Con.

Sim! Estamos falando dela, a Mulher-Maravilha! Há 75 anos, na HQ ‘All Star Comics #8(Dez. de 1941), surgia pelas mãos do psicólogo e escritor William Moulton Marston uma das primeiras super-heroínas a alcançar o estrelato nos quadrinhos.

Sem dúvida a mais poderosa super-heroína do universo DC, a Mulher-photo-1Maravilha combina as habilidades dos deuses antigos com os insights de uma mulher moderna e complexa. De sua origem na Ilha Paraíso, passando pela morte e ressurreição, até seu status de agente do Departamento de Assuntos Meta-Humanos dos EUA, a história da Mulher-Maravilha rivaliza com os maiores mitos, o que dá a ela um lugar no panteão de heróis da humanidade.

Muitos anos atrás, uma jovem piloto de testes norte-americana chamada Diana Trevor caiu em Themyscira, uma ilha remota que é o lar da raça guerreira conhecida como amazonas. Algum tempo depois, quando um monstro chamado Cottus ameaçou a ilha, Diana usou o que havia resgatado das armas do seu avião para proteger as novas amigas e acabou dando sua vida por elas. Hipólita, a rainha das Amazonas, nunca se esqueceu do sacrifício de Diana, lembrando-se para sempre do nome dela.

A própria Hipólita ansiava por uma filha e, seguindo a tradição de seu povo, modelou a forma de um bebê a partir do barro. Dotada de poderes concedidos pelos deuses por meio das orações de Hipólita, a estátua ganhou vida na forma de uma criancinha. Radiante, Hipólita chamou-a de Diana em homenagem à heroica humana que salvara Themyscira anos antes.

Hipólita supervisionou o ensino e a criação da filha, auxiliada por suas muitas irmãs amazonas. Todas queriam fazer parte da criação da primeira criança gerada em Themyscira. Elas ensinaram à jovem Diana não só a sua cultura, como também seus segredos de combate. Embora fosse demasiada protetora ocasionalmente, Hipólita queria que um dia Diana estivesse preparada para encarar o mundo que a cercava com a força e a graça que eram as marcas das amazonas.

9a1b2bd8e595c1c8ee497547dda53db5A Disputa

Ares, o Deus da Guerra, era um espinho constante no pé das amazonas. Ele tentava conquistar a humanidade regularmente, e empreendia outros atos de agressão contra a raça das guerreiras. Numa ocasião em particular, declarou que ele e seus filhos planejavam aniquilar a humanidade como punição pela falta de respeito para com os deuses gregos.

Para proteger e defender os humanos, Hipólita conclamou uma nova campeã. Esta escolhida deveria ser a primeira frente de defesa contra Ares e seus filhos, e vestir um uniforme inspirado nas marcas da antiga aeronave de Diana Trevor. Disposta a proteger sua filha de ser ferida, a rainha proibiu a jovem Diana de participar da disputa que apontaria a nova campeã. Sem se abalar, Diana se disfarçou e venceu o torneio com facilidade, tornando-se a campeã das amazonas. Forçada a aceitar a decisão da filha, Hipólita presenteou-a com os braceletes prateados e o laço dourado da verdade para a sua proteção.

Mundo dos Homens

71dd6128e8129ae0133e9c987dbd2eafCom tais posses, Diana virou a Mulher-Maravilha, campeã das Amazonas. Ela salvou a humanidade da destruição pelas mãos da família do Deus da Guerra ao derrotar os filhos de Ares e impedir que o próprio lançasse um ataque nuclear em larga escala sobre o planeta. Contudo, sua missão só estava começando.

Ela viajou mundo afora, pregando a paz e combatendo o mal onde quer que o encontrasse. Foi uma estranha apresentação para aquilo que as amazonas chamavam de “Mundo dos Homens”. De inicio, ela foi viver em Boston com a família Kapatelis, que a ensinou a falar a língua inglesa e tornou-se sua amiga.

Nos primeiro dias da sua missão, Diana também conheceu e virou amiga de uma mulher chamada Helena Sandsmark, uma arqueóloga que dirigia o museu de antiguidades cuturais de Gateway City. Helena montou uma exposição sobre a Mulher-Maravilha no museu, o que motivou a sua filha, Cassie, a tornar-se a Moça-Maravilha – uma super-heroína inspirada na imagem da Mulher-Maravilha. Mas o que Diana e Cassie não sabiam era que Helena tivera um caso com Zeus, o pai dos Deuses, e Cassie era resultado dessa relação, o que dava a ela os mesmos poderes da Mulher-Maravilha.

Durante esses primeiro anos, a Mulher-Maravilha acabou fazendo muitos inimigos, incluindo a Mulher-Leopardo, Cisne prateado, Doutor-Psycho, Giganta e Feiticeira Circe.

mulher-maravilhaDepartamento de assuntos meta-humanos

Sem suas responsabilidades como Mulher-Maravilha, Diana assumiu uma nova missão. Desta vez, ela tentaria se enquadrar como uma mortal “comum”. Ela criou uma identidade secreta inspirada em Clark Kent, com óculos e tudo, e tornou-se Diana Prince, uma agente especial do departamento de assuntos meta-humanos do governo norte-americano. Ela rastreava os movimento e as atividades de vários amigos seus, coordenando ações apropriadas com oficiais do governo para garantir a proteção da humanidade dos meta-humanos.1360370-wonder_20woman_20v2_20219_2022

Enquanto isso, Donna Troy, a amiga e ex-protegida de Diana, substituiu-a como Mulher-Maravilha. Dona assumiu o manto por mais de um ano, até o retorno de Diana. Quando isso ocorreu, Donna abriu mão de sua identidade, permitindo que a amazona retomasse sua missão como embaixadora.

Depois, governos de todo o mundo isentaram a Mulher-Maravilha do seu envolvimento no assassinato de Maxwell Lorde, embora muitas pessoas ainda desconfiassem dela.

O ataque das amazonas

A desconfiança do mundo em relação à Mulher-Maravilha só aumentou quando as amazonas, lideradas por uma aparentemente ressuscitada Hipólita e pela maligna feiticeira Circe, atacaram Washington. A Mulher-Maravilha e a Moça-Maravilha enfrentaram irmãs amazonas, e Diana confrontou a mãe. Acabou sendo revelado que p ataque das amazonas ocorrera sob a influência de um feitiço de Circe. Quando ele foi rompido, Hipólita foi exilada em Nova Themyscira.

Steve Trevor

A patente militar de Steve Trevor é a de major da Força Aérea dos Estados Unidos, que durante a II Guerra Mundial teria numa missão de combate caído na Ilha Paraíso, próximo à costa da Grécia em 1942, habitada pelas amazonas. Como nesta ilha a presença masculina era proíbida por ordem da Rainha Hipólita, seguindo orientação da deusa Afrodite, a presença de Steve não poderia ser definitiva. Então a Rainha Hipólita ordenara que fosse feito um torneio para que a vencedora levasse Steve Trevor de volta aos Estados Unidos. Nisto a Princesa Diana acabara apaixonado-se por Steve e entraria disfarçada no torneio e, vencendo-o, receberia o uniforme de Mulher Maravilha.

Chegando à América, Diana primeiro fora sua enfermeira em trajes civis para manter sua identidade de super-heroína em sigilo.

Posteriormente Princesa Diana passaria a ser secretária de Steve Trevor, que por sua vez mantinha uma relação de amor platônico tanto por Princesa Diana como pela Mulher Maravilha. Mas em quadrinhos há episódios que Steve e a Mulher-Maravilha se beijam ardentemente e são até casados e até uma hilária cena em que a princesa amazona numa mancada deixa um bife crú, gelatina quente, torradas queimadas e café gelado e Steve fica absmado com a mancada desastrada de sua amada na cozinha e a própria princesa amazona não se dá conta da verdadeira mancada que acabara de fazer justamente com o marido no seu primeiro café da manhã. Coisas de recém casados.

Steve e Mulher-Maravilha tem duas filhas Hippolyta Lyta Trevor (em homenagem a avó materna a Rainha Hippolyta) e Stephanie Trevor que herdam da mãe os poderes de guerreira amazona da Mulher-Maravilha.

wonder_woman_steve_trevor_-_h_-_2015

Séries de televisão

1Wonder Woman: Who’s afraid of Diana Prince?: Com o sucesso da série Batman nos anos 60, seu produtor, William Dozier, visualizou novas produções de super-heróis e a Mulher-Maravilha foi o personagem escolhido. Dozier pediu a Stan Hart e Larry Siegel, ambos da revista Mad, para que escrevessem um roteiro cômico no qual fosse apresentada a essência de uma série de meia-hora com a personagem. Em 1967, foi gravado o episódio piloto para avaliação, “Wonder Woman: Who’s afraid of Diana Prince?” (em tradução livre, Mulher Maravilha: Quem tem medo de Diana Prince?) foi primeira tentativa de se produzir uma série com a princesa amazona. Foi gravado um episódio piloto em 1967, no qual seguia uma linha cômica: a história apresentava Diana Prince (Ellie Wood Walker) como uma mulher desajeitada; ao se olhar o espelho se transformava na heroína Mulher Maravilha (Linda Harrison). O teor cômico e com uma versão diferente dos quadrinhos não agradou a audiência e o seriado não chegou a ser produzido.

Mulher-Maravilha: Série de tv norte-americana, protagonizada por Lynda Carter, produzida entre 1975 e 1979. Baseado na primeira história da personagem, passada durante a II Guerra Mundial, mostrando suas origens na Ilha Paraíso.

wonderwomandvd

Wonder Woman (2011): Em 2011, foi planejado um reboot que não foi aprovado. Mulher-Maravilha/Diana Prince seria uma combatente do crime que mora em Los Angeles e leva vida dupla como presidente das Indústrias Themyscyra. Adrianne Palicki, foi escolhida para ser a protagonista da nova série Mulher Maravilha pela NBC.

adrianne-palicki-wonder-woman-set1

Amazon: Em 2012, existiu o projeto da série Amazon, série de TV que mostraria a origem da Mulher-Maravilha. Projeto que permanece engavetado.

The Brady Kids: Em 1972 a Mulher-Maravilha participou de um episódio de um desenho chamado The Brady Kids, no episódio a heroína e os jovens protagonistas vão parar na Grécia antiga.

Bradykids02

Superamigos: era um desenho animado produzido pela Hannah-Barbera Productions. baseada nos super-heróis da DC Comics. Teve diversas fases tiveram início em 1973 e foi até 1986, ano que a produção desta coligação de super-heróis termina; A primeira fase chamada simplesmente de “Super Friends” foi apresentada originalmente nos Estados Unidos entre 1973 a 1975. Depois vieram “The All-New Superfriends Hour” (1977-1978); “Challenge of the Superfriends” (1978-1979); “The World´s Greates Superfriend” (1979-1980); “The Superfriends Hour Shorts” (1980-1982); “Superfriends: The Legendary Super Powers” (1984-1985) e finalmente “The Super Powers Team: Galactic Guardians” que ocorreu entre 1985 a 1986.

ww-invisible-jet

Superman (Ruby Spears): No episódio “Super-Homem e Mulher Maravilha contra a Feiticeira do Tempo” Super-Homem une forças com a Mulher-Maravilha para deter uma feiticeira maligna que dominou a Ilha Paraíso.

Wonder Woman And The Star-Riders (1993): Em 1993 quase ganhou um série própria chamada “Wonder Woman And The Star-Riders” numa união da DC com a Mattel para vender brinquedos para garotas. A ideia parecia seguir os trejeitos de séries como She-Ra, um mundo de fantasia.

  • Liga da Justiça
  • Liga da Justiça sem Limites
  • Justiça Jovem
  • Batman: Os Bravos e Destemidos

DC SuperHero Girls: Versão adolescente da Mulher Maravilha, a nova aluna de Super Hero High, uma das protagonistas junto com Hera Venenosa, Supergirl, Batgirl, Arlequina, Katana e Abelha.

maxresdefault

Filmes animados

  • Liga da Justiça: A Nova Fronteira
  • Mulher Maravilha Keri Russell
  • Superman/Batman: Apocalypse 
  • Liga da Justiça: A Legião do Mal
  • Batman Lego – O Filme – Super Heróis Se Unem 
  • Liga da Justiça: Ponto de Ignição 
  • As Aventuras da Liga da Justiça – Armadilha do Tempo 
  • Liga da Justiça: Guerra Michelle Monaghan
  • Liga da Justiça: O Trono de Atlantis
  • Liga da Justiça: Deuses e Monstros

Filmes

Wonder Woman: Em 1974, a rede ABC, em parceria com a Warner Brothers, decidiu adaptar a heroína. A ideia original era a de produzir um telefilme que narrasse a origem a heroína. O projeto ficou a cargo do produtor Douglas S. Cramer, que decidiu dar o papel de Diana Prince/Mulher-Maravilha para a ex-tenista profissional
Cathy Lee Crosby. O problema é que a atriz era loira e, como se isso não bastasse, vestia um uniforme completamente diferente daquele visto nos quadrinhos. Sem superpoderes, a personagem fugia do universo conhecido pelos fãs da heroína.

6108aeDP6IL._SY606_
Justice League: Mortal (2007): Em 2007, George Miller dirigiria o projeto mais ambicioso da Warner Bros., Justice League: Mortal. A Mulher-Maravilha foi escrita como uma guerreira durona, com menos aspectos da Princesa Diana que faz parte de sua mitologia.

Mulher-Maravilha de Joss Whedon: Em 2007 a Warner Bros teve a ideia de fazer um filme da Mulher Maravilha. Joss Whedon estava escrevendo o roteiro do filme e irá dirigi-lo. A Mulher-Maravilha seria retratada como um ser muito poderosa e muito inocente em relação às pessoas, seria uma deusa encontrando a humanidade e a vulnerabilidade de que precisava. Olharia para seres, para a forma como matam ou passam fome, para o jeito como o planeta e é administrado, e ela pensaria ‘nada disso faz sentido pra mim, não sei como lidar com isso, não compreendo a insanidade das pessoas. Possivelmente seria interpretada por Cobie Smulders.

not-smulders-but-fan-mock-up-at-fan-art-website
DC Cinematic Universe: Com o lançamento de O Homem de Aço, Warner Bros. decidiu criar um ambicioso projeto de filmes interconectados. Em julho de 2013, a presidente da DC Entertainment Diane Nelson revelou que Mulher-Maravilha estava nos planos do estúdio, em 4 de Dezembro do mesmo ano, a atriz Gal Gadot foi confirmada como a heroína. Em 15 de Outubro de 2014, em uma reunião com investidores da Time/Warner, o CEO do estúdio, Kevin Tsujihara oficializou a agenda de lançamentos de filmes de super-heróis da DC Comics pela Warner Bros., e Mulher-Maravilha foi anunciado para 23 de junho de 2017.Michelle MacLaren seria a diretora e roteirista. sendo substituída por Patty Jenkins.

https://www.youtube.com/watch?v=0VxQHdDDCO4

  • Batman Vs Superman : A Origem da Justiça
  • Mulher-Maravilha (2017)
  • Liga da Justiça: Parte Um (2017)
  • Liga da Justiça: Parte Dois (2019)

https://www.youtube.com/watch?v=o3gLF6WfNbo

https://www.youtube.com/watch?v=db-SeuzWMzA

Games

  • Justice League Task Force
  • Mortal Kombat vs. DC Universe
  • Justice League Heroes
  • DC Universe Online
  • Lego Batman 2: DC Super Heroes
  • Lego Batman 3: Beyond Gotham
  • Injustice
  • Injustice 2

 

About Author

Carlos Rabello

Apaixonado por filmes, séries, Marvel e DC. Gavião Arqueiro, Capitão Frio e Demolidor nas horas vagas. Já ganhei um beijo da Jessica Jones (Krysten Ritter) e da Vespa (Evangeline Lilly). Também fui manipulado pelo Kilgrave (David Tennant). Um dia serei o maior mestre Pokemon Go do mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *