Adeus, amigo: formato ‘MP3’ está se despedindo do mercado de áudio
Depois de cerca de 25 anos de vida, e de se tornar um dos formatos padrões na indústria de áudio digital – graças a popularidade de gadgets como o iPod – o MP3 está chegando ao fim. Mas calma, isso não quer dizer que sua coleção de músicas pessoal vai simplesmente “parar de funcionar” a […]
Depois de cerca de 25 anos de vida, e de se tornar um dos formatos padrões na indústria de áudio digital – graças a popularidade de gadgets como o iPod – o MP3 está chegando ao fim. Mas calma, isso não quer dizer que sua coleção de músicas pessoal vai simplesmente “parar de funcionar” a partir daqui. O que muda é apenas o codec utilizado, e por uma boa causa.
De acordo com o “The Fraunhofer Institute”, o grande nome por trás do desenvolvimento do formato “.mp3”, foi só o licenciamento de algumas patentes que foi oficialmente encerrado a partir desta segunda-feira (15).
Segundo o comunicado oficial do centro de pesquisas, o grande responsável pela “morte” do MP3 foi o “AAC”, já que a maior parte das faixas de áudio atuais optam pelo novo codec que consegue entregar uma qualidade superior frente ao irmão mais velho.
Vale destacar que o ápice da popularidade do formato MP3 aconteceu de forma geral nos anos 90 e no início dos anos 2000. Durante estes anos vivemos o começo da chamada “era da pirataria” graças a distribuição de conteúdo protegido por direitos autorais na internet.
Nomes de programas como o “Napster” e o “Kazaa” estavam na “ponta da língua” dos usuários na época, e eram somente algumas das soluções de software que permitiam baixar e compartilhar músicas na web.
Fonte: Tudo Celular