25 de Novembro de 2024
Games

Câmara de Fortaleza discute projeto para criação de arenas para jogos eletrônicos na cidade!

No projeto o vereador Pedro Matos propõe a criação de espaços públicos dotados de infraestrutura, instalações e equipamentos, de uso coletivo e compartilhado para permitir o acesso às práticas esportivas eletrônicas.

  • fevereiro 9, 2021
  • 2 min read
Câmara de Fortaleza discute projeto para criação de arenas para jogos eletrônicos na cidade!

O vereador Pedro Matos apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei para a criação de “ARENINHAS ELETRÔNICAS” que tem como objetivo promover a democratização e fomentar o desenvolvimento do acesso às práticas esportivas eletrônicas (e-Sports). Se aprovado, o projeto deverá ser enviado para apreciação do Poder Executivo. 

No projeto de indicação protocolado pelo número 0158 / 2021, Pedro Matos propõe a criação de espaços públicos dotados de infraestrutura, instalações e equipamentos, de uso coletivo e compartilhado para permitir o acesso às práticas esportivas eletrônicas. 

Ainda de acordo com  texto, esses ambientes terão o objetivo de estimular o jovem a conhecer e se engajar no universo digital, contribuindo para impulsionar iniciativas inovadoras que resgatem o protagonismo juvenil e tenham impacto positivo na sua qualidade de vida; desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais e de socialização dos participantes. 

O líder do Pros na Câmara ainda aponta as obrigações do poder público oferecer toda a infraestrutura necessária para a implantação das areninhas e indica os territórios com indicadores sociais, de violência e evasão escolar mais críticos na cidade deverão ser priorizados na implantação do equipamento. 

Tendência em alta

O parlamentar reforça a importância do esporte eletrônico (ou e-Sport) – atividades que ocorrem por meio das plataformas digitais, envolvendo dois ou mais competidores individualmente ou em equipe em partidas online ou presenciais sincrônicas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência. 

É inegável o avanço do universo dos games nas últimas décadas, tornando-se relevante não somente pelo alto valor monetário que alcança ao longo da sua cadeia produtiva, valor esse maior que a indústria do cinema e da música juntas, mas também por ser criador e inovador, o que desperta o interesse das crianças e jovens”, ressaltou em sua justificativa.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.