Capcom utiliza inteligência artificial generativa para acelerar desenvolvimento de jogos e criar ideias únicas e inovadoras
Diretor Técnico detalhou como a companhia vem integrando a IA nos processos de desenvolvimento de seus jogos.
A Capcom está explorando o uso de inteligência artificial generativa para desenvolver “centenas de milhares” de ideias únicas essenciais para a criação de ambientes nos jogos.
Com o aumento nos custos de desenvolvimento de games, as empresas buscam cada vez mais se valer de ferramentas de IA, muitas vezes controversas, para otimizar o processo e reduzir despesas. Um exemplo é a franquia Call of Duty que, em 2023, teria comercializado um cosmético gerado por IA para Modern Warfare 3, gerando controvérsia entre os fãs e acusações de uso de IA para uma tela de carregamento. A EA também revelou em setembro que a IA está “no núcleo” de suas operações de negócios.
Durante uma entrevista concedida ao Google Cloud Japan, Kazuki Abe, diretor técnico da Capcom que trabalhou em grandes sucessos como Monster Hunter: World e Exoprimal, detalhou como a companhia vem integrando a IA nos processos de desenvolvimento de seus jogos.
Em suas palavras, “Uma das partes mais trabalhosas e demandantes em tempo do desenvolvimento de games é criar centenas de milhares de ideias únicas”. Abe destacou que até elementos como designs de televisões requerem conceitos únicos, desde logotipos até a forma. “Incluindo as ideias não utilizadas, acabamos precisando criar centenas de milhares de conceitos“, ele disse.
Para cada jogo, são necessárias múltiplas propostas para os milhares de objetos, onde cada sugestão deve incluir ilustrações para clarificar a ideia ao diretor de arte e aos artistas, além de textos, segundo Abe.
Enxergando uma chance de otimização, Abe desenvolveu um sistema onde a IA generativa pode ser alimentada com diversos documentos de design de jogos, gerando assim ideias que aceleram o desenvolvimento e garantem eficiência, enquanto o sistema oferece feedback para si mesmo, aprimorando os resultados.
Seu protótipo, que utiliza múltiplos modelos de IA como o Google Gemini Pro, Gemini Flash e Imagen, parece ter recebido avaliações positivas dos times de desenvolvimento internos. O uso dessa tecnologia poderia, de fato, “reduzir significativamente os custos” em comparação à criação manual, além de melhorar a qualidade.
Atualmente, a Capcom está limitando o uso de modelos de IA apenas a este sistema, mantendo outras áreas do processo criativo, como concepção, jogabilidade, programação e design de personagens, nas mãos dos desenvolvedores humanos.
A próxima grande aposta da Capcom é o novo game Monster Hunter: Wilds, que chega no dia 28 de fevereiro.