China termina construção de maior radiotelescópio do mundo
A China terminou no ultimo domingo (3), a construção do FAST, o maior radiotelescópio do mundo. A obra levou cerca de cinco anos para ser completada, custou US$ 180 milhões e provocou o desalojamento de 9 mil pessoas que moravam próximas à construção. O telescópio será usado para monitorar cerca de um milhão de estrelas […]
A China terminou no ultimo domingo (3), a construção do FAST, o maior radiotelescópio do mundo. A obra levou cerca de cinco anos para ser completada, custou US$ 180 milhões e provocou o desalojamento de 9 mil pessoas que moravam próximas à construção.
O telescópio será usado para monitorar cerca de um milhão de estrelas e planetas que as orbitam em busca de pulsares (estrelas de nêutros muito pequenas), ondas gravitacionais e, eventualmente, aminoácidos. Esses últimos são particularmente importantes, já que a sua presença pode indicar a existência de vida extraterrestre.
Dessa forma, espera-se que o FAST contribua de maneira significativa para pesquisas nas áreas de astronomia e física, por exemplo. Segundo o noticiário chinês Xinhua News, dos 10 Prêmios Nobel atribuídos a pesquisas relacionadas a cosmologia e espaço, seis foram viabilizados graças a radiotelescópios.