Conheça a sonda Juno e acompanhe sua chegada ao planeta Júpiter hoje à noite!
A Sonda Juno foi lançada ao espaço dia 5 de agosto de 2o11, e hoje, quase 5 anos depois, ela chega ao maior planeta do Sistema Solar, o grandioso Júpiter. Mas não será nada fácil. Cientistas têm estudado o planeta gasoso por centenas de anos, e mesmo assim, questões básicas sobre o grandão ainda permanecem sem […]
A Sonda Juno foi lançada ao espaço dia 5 de agosto de 2o11, e hoje, quase 5 anos depois, ela chega ao maior planeta do Sistema Solar, o grandioso Júpiter.
Mas não será nada fácil. Cientistas têm estudado o planeta gasoso por centenas de anos, e mesmo assim, questões básicas sobre o grandão ainda permanecem sem respostas. O objetivo primário da Sonda Juno é revelar a história da formação e evolução do planeta Júpiter. Entender sua origem e evolução pode nos proporcionar o conhecimento necessário para nos ajudar a entender a origem do sistema solar e os sistemas planetários envoltos em outras estrelas.
Nesta visita, Juno vai, pela primeira vez, ver abaixo das nuvens densas de Júpiter, como mostra a simulação abaixo:
Desvendando os segredos de Júpiter, Juno vai…
- Descobrir a quantidade de água que há na atmosfera de Júpiter, ajudando, assim, a descobrir qual teoria sobre a formação do planeta está correta (ou se novas teorias serão necessárias);
- Olhar fundo na atmosfera de Júpiter para medir a composição, temperatura, os movimentos das nuvens e outras propriedades;
- Mapear os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter, revelando a estrutura profunda do planeta;
- Explorar e estudar a magnetosfera próxima aos polos de Júpiter, em especial, as auroras – as luzes do norte e do sul do planeta – oferecendo novas descobertas sobre como o planeta gigante é.
Em vídeo publicado pela NASA, uma cientista afirma que “a coisa mais assustadora para mim sobre Juno é o desconhecido. Muito sobre o meio ambiente que nós vamos “pisar” é desconhecido. Nada é realmente certo sobre o que vai acontecer”. Outro cientista diz que Júpiter “é um monstro. É imperdoável. É implacável. Está girando por aí tão rápido, sua gravidade é como um tiro de um estilingue gigante, atirando pedras, poeira, elétrons, cometas. Tudo o que fica próximo a ele, torna-se uma arma”.
Eles ainda informam que “a radiação cósmica que vem do espaço a qual estamos expostos na Terra é de cerca de 0.39 RAD, o que esperamos ver em Júpiter é cerca de 20 milhões RAD. Nenhuma espaçonave já voou tão perto de Júpiter, tão fundo nos cinturões de radiação, portando o truque real é que vamos chegar perto, coletar os dados e sair”.
O site Ciência e Astronomia vai fazer a cobertura da chegada da Sonda Juno ao planeta Júpiter ao vivo hoje à noite, a partir das 23h (Horário de Brasília).
Não perca:
Fonte: NASA