CRÍTICA | Quando as Luzes se Apagam, Uma ideia boa X Um enredo superficial
Nem tendo como produtor James Wan (que se tornou um dos maiores exemplos de um bom diretor de filmes de terror dos últimos tempos após o sucesso de “Invocação do Mal”.) e sendo um filme derivado do curta-metragem de maior sucesso do youtube que leva o mesmo nome do longa – “Lights Out”, o filme […]
Nem tendo como produtor James Wan (que se tornou um dos maiores exemplos de um bom diretor de filmes de terror dos últimos tempos após o sucesso de “Invocação do Mal”.) e sendo um filme derivado do curta-metragem de maior sucesso do youtube que leva o mesmo nome do longa – “Lights Out”, o filme Quando as Luzes se Apagam não conseguiu manter esse BOOM que trouxe durante seu estágio de divulgação. Talvez isso seja culpa da imensa visibilidade do filme como: “um dos maiores filmes de terror que você vai assistir” o que trás grande expectativa e sabemos que nem sempre isso ajuda uma produção à trazer uma boa aceitação de público.
O enredo é básico, centra-se em uma entidade sobrenatural que ataca uma família, mas só pode ser vista quando as luzes se apagam. O filme basicamente é isso, o tempo todo.
Eles tentaram de todo o jeito trazer à tona grandes sustos, mas infelizmente apostaram errado em como fazer isso. Sempre apostando em sustos fracos e previsíveis, esquecendo um pouco da parte de fazer com que o escuro fosse aliado em causar certo medo e apreensão do público, o filme peca um pouco em trazer aquele “feeling” de nervosismo e captura de atenção que é algo importante que um filme do gênero tem que despertar no público.
Os personagens principais não são marcantes e por vezes deixam escapar boas oportunidades de protagonizar cenas que teriam tudo para dar um grande destaque à atuação individual.
O enredo desaponta em usar tão superficialmente um tema e uma ideia que tinha tudo pra ser incrível, tinha tudo para ser uma experiência única de um terror psicológico marcante daqueles que você assiste uma vez e não consegue tirar da cabeça tão cedo. Infelizmente o filme falhou nesse ponto.
Quando as Luzes se Apagam é um filme que merece sim ser assistido, mas comparado a outros do gênero, mais parece um longa feito para assustar crianças do que um filme sério de terror, o curta em dois minutos e meio me deu mais aflição e tensão do que o longa em uma HORA e meia.