Demon Slayer: Castelo Infinito é classificado para maiores de 18 anos no Brasil e revolta fãs
Demon Slayer: Castelo Infinito estreia nos cinemas brasileiros em setembro com classificação +18.

O aguardado Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito, primeiro filme da nova trilogia que vai adaptar o clímax do anime, chega aos cinemas brasileiros em 11 de setembro com uma surpresa: classificação indicativa para maiores de 18 anos. A decisão surpreendeu fãs e até gerou algumas reclamações, mas foi baseada em critérios rigorosos do Ministério da Justiça.
Por que a classificação +18?
Na consulta oficial do site do Ministério da Justiça, o longa recebeu indicação para adultos devido a “medo, temas sensíveis, violência extrema”. O documento do órgão trouxe uma análise detalhada, indicando que o eixo de violência é agravado por sua frequência, importância narrativa e composição de cena, sendo considerado incompatível para menores de 18 anos. Ou seja, mesmo com o pedido da distribuidora Sony Pictures para classificação de 14 anos, o Ministério foi enfático no rigor.
Como atenuante, consta apenas que não há apologia à violência, pois há contrapontos narrativos suficientes para evitar esse enquadramento. No Diário Oficial, a recomendação é que, se exibido em TV aberta, o longa seja veiculado preferencialmente após as 23h.
Reação dos fãs
A decisão não deixou o público satisfeito. Já foram registradas reclamações em sites como ReclameAqui, mas é importante lembrar: a responsabilidade da classificação não recai sobre as redes de cinema, e sim sobre o Ministério da Justiça.
Sobre Demon Slayer: Castelo Infinito
Também chamado de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Infinity Castle, o filme adapta o arco final e climático do mangá, formado por uma trilogia que encerra a história do anime. A trama acompanha Tanjiro Kamado, sua irmã Nezuko e a tropa de caçadores de demônios enfrentando os maiores vilões da franquia em batalhas intensas e com grande carga emocional.
O filme já acumula sucesso no exterior, tendo estreado no Japão e Coreia do Sul com arrecadação superior a US$ 240 milhões globalmente, e agora prepara a chegada ao Brasil e outros mercados importantes.
O anime está disponível na Netflix e na Crunchyroll, com legendas e dublagem em português. O mangá, escrito por Koyoharu Gotouge, já está completo e foi publicado no Brasil pela editora Panini.
Demon Slayer: Castelo Infinito estreia em 11 de setembro, numa parceria entre Sony e Crunchyroll. As continuações ainda aguardam datas oficiais.