CinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesGamesBluey chega ao Just Dance 2026 Edition! Parceria com BBC Studios leva universo da cachorrinha ao gameRealitiesPARCIAL FINAL! Veja quem lidera as enquetes UOL e Votalhada na 2ª Roça de A Fazenda 17RealitiesACIRRADO! Parciais UOL e Votalhada da 2ª Roça de A Fazenda 17 mostram preferência do públicoRealitiesDEFINIDO! A Fazenda 17: Parciais UOL e Votalhada revelam favoritismo na 2ª Roça da temporadaRealitiesAcompanhe A Fazenda 17 com a nossa comunidade no FacebookImpressão 3DImpressora 3D feita de Lego combina Python e motores para criar objetosCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesGamesBluey chega ao Just Dance 2026 Edition! Parceria com BBC Studios leva universo da cachorrinha ao gameRealitiesPARCIAL FINAL! Veja quem lidera as enquetes UOL e Votalhada na 2ª Roça de A Fazenda 17RealitiesACIRRADO! Parciais UOL e Votalhada da 2ª Roça de A Fazenda 17 mostram preferência do públicoRealitiesDEFINIDO! A Fazenda 17: Parciais UOL e Votalhada revelam favoritismo na 2ª Roça da temporadaRealitiesAcompanhe A Fazenda 17 com a nossa comunidade no FacebookImpressão 3DImpressora 3D feita de Lego combina Python e motores para criar objetos
3 de Outubro de 2025
Música

Emicida homenageia a mãe Dona Jacira em música emocionante: conheça a história da canção “Mãe” e do legado da matriarca

Conheça como Emicida homenageou Dona Jacira, sua mãe, na emocionante música “Mãe” e no clipe que viralizou homenageando mulheres negras. Entenda o significado e o legado da matriarca.

  • julho 29, 2025
  • 2 min read
Emicida homenageia a mãe Dona Jacira em música emocionante: conheça a história da canção “Mãe” e do legado da matriarca

Após a despedida precoce de Dona Jacira, sua mãe e inspiração, o rapper Emicida (Leandro) reacende os holofotes sobre um dos tributos mais sensíveis à maternidade na música brasileira: a canção “Mãe”, lançada em 2015 no álbum “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”.

“Mãe”: música e clipe celebram a força das mulheres negras

Na faixa, Emicida mistura relatos pessoais e referências ao cotidiano duro vivido por Dona Jacira, que aparece no videoclipe em registros reais da vida e rotina. O vídeo emociona ao mostrar a matriarca com os filhos — Emicida e Fióti —, simbolizando a luta, resiliência e o afeto das mães negras periféricas.

Trechos da letra como “Peço um anjo que me acompanhe / Em tudo eu via a voz de minha mãe / Em tudo eu via nós” e “Quando disser que vi Deus, ele era uma mulher preta” reforçam a admiração do artista pela força materna e suas raízes.

Poesia e afeto no legado de Dona Jacira

No encerramento do clipe, Dona Jacira aparece, de forma marcante, recitando:
“Alguém prevenia: filho é para o mundo. Não. O meu é meu”, citando o nome de registro do artista. O momento simboliza o elo inquebrável entre mãe e filho, além de destacar a poesia presente em sua trajetória como escritora e figura essencial para os irmãos artistas.

Além de “Mãe”, Emicida também compôs uma música batizada de “Jacira”, que não foi lançada oficialmente, mas pode ser encontrada em gravação no YouTube, ampliando ainda mais o tributo à força da matriarca.

Legado e representatividade

Dona Jacira foi símbolo de resistência, luta e inspiração para o rapper e para outras mulheres negras brasileiras. A canção “Mãe” prossegue no imaginário cultural como uma das mais sinceras declarações de amor materno na música nacional, eternizando a importância de Jacira não só para a família, mas para toda uma geração.

Siga todas as informações no InstagramX (Twitter) e Facebook do Acesso Geek.

About Author

Oliver Dias