Entrevista Cosplay | Gustavo S. Ferreli (Abrindo o #XMENWEEK)
Ficha Técnica Nome: Gustavo S. Ferreli Página: Ferreli Cosplayer – fb.com/cosplaygus Cidade/estado onde mora: São Paulo – SP Hobbies: Cosplay, escrever, ler, cinema, músicas e séries Filme favorito: O estranho Mundo de Jack Livro Favorito: A Menina que Roubava Livros Personagem favorito: Sirius Black Há quanto tempo você faz cosplays? Faço cosplay desde os 13 anos, então já tenho 7 anos como […]
Ficha Técnica
Nome: Gustavo S. Ferreli
Página: Ferreli Cosplayer – fb.com/cosplaygus
Cidade/estado onde mora: São Paulo – SP
Hobbies: Cosplay, escrever, ler, cinema, músicas e séries
Filme favorito: O estranho Mundo de Jack
Livro Favorito: A Menina que Roubava Livros
Personagem favorito: Sirius Black
Há quanto tempo você faz cosplays?
Faço cosplay desde os 13 anos, então já tenho 7 anos como cosplayer.
O que te levou a seguir o caminho de cosplayer?
Ser quem eu quisesse, a idéia me pareceu ótima!
O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?
Na experiência profissional? Bem vale o apelido de Harry que tenho no trabalho? Hahaha! Já trabalhei em eventos em que fui remunerado, mas pra dizer a verdade, é o principal hobby que tenho.
E o que o cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal?
Eu poderia citar várias, pois cada novo personagem acaba deixando um pedacinho em mim, mas vou falar sobre o principal, me trouxe segurança, eu era extremamente inseguro, hoje em dia isso melhorou muito, ser cosplayer me ajudou muito, pois muitas vezes, somos elogiados e prestigiados, isso passa muita confiança.
Já ganhou prêmios em algum torneio nacional ou internacional de melhor cosplayer? Quantos e quais?
O único prêmio que ganhei, foi em um evento de Harry Potter, com temática “Baile de Inverno”, onde eu ganhei como melhor traje de gala.
Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil, atualmente?
Controlar os gastos, cada dia que se passa o preço pra diversos materiais, só aumenta! E eu como muitos outros, gosto das coisas impecáveis, isso faz o bolso chorar um pouco haha.
Você se sente como o personagem quando veste a roupa? Como é a experiência?
Sim, pois ser cosplayer não é só colocar uma fantasia, ser cosplayer é ser um personagem, pelo menos por um dia, a sensação é ótima, ser chamado pelo nome do personagem, pessoas falando que eu represento algo importante para elas, e o principal, satisfação pessoal.
Qual foi o seu primeiro cosplay?
Revelar o passado negro não é justo hahaha, mas foi um “Cospobre” de Ryu do Street Fighter.
Já Fez o cosplay do seu personagem favorito?
Uma vez eu até improvisei um cosplay do Sirius Black, mas foi de ultima hora, então, considero que não, mas está na lista dos que farei em um futuro próximo.
Esta trabalhando em algum cosplay atualmente? Qual?
Estou sim, na verdade são 4, dois para até o meio do ano, se tudo der certo e dois para o final, para o meio do ano seriam: Lex Luthor (Batman VS Superman) e InuYasha, para o fim do ano: Lanterna Verde (Hal Jordan) e Homem-Aranha.
O que a sua família acha disso?
No começo, eles achavam uma loucura total, hoje em dia, ainda acham, mas até me ajudam e sempre me apoiaram, só pedem pra eu controlar os gastos, que não são poucos.
Tem namorada (o)? Se sim. O que ela (e) acha disso?
No momento não, terminei com minha ex há pouco tempo, ao meu ver ela gostava, pois sempre fazíamos cosplays em casal.
Sofre algum tipo de preconceito?
Não diria que é um preconceito exatamente, mas acho que muitos cosplayers devem ouvir algo do tipo: “Nossa, mas você gasta tanto com isso, já ganhou dinheiro alguma vez?” ou “Você não está muito velho pra ficar usando fantasia?”, mas isso é mais uma implicância do que um preconceito.