Entrevista Cosplay | Tábita Peres #SuicideSquadWeek
Nome: Tábita Peres Rodrigues Pagina: Gotham Insane Tabita Cosplay Art Cidade/estado onde mora: São Paulo/ S.P Hobbies: Cosplay, música, filmes, e dança Filme favorito: Um Estranho No Ninho Livro Favorito: O Anticristo / Nietzsche Personagem favorito: Coringa Há quanto tempo você faz cosplays? Faço cosplay faz um ano. O que te levou a seguir o […]
Nome: Tábita Peres Rodrigues
Pagina: Gotham Insane Tabita Cosplay Art
Cidade/estado onde mora: São Paulo/ S.P
Hobbies: Cosplay, música, filmes, e dança
Filme favorito: Um Estranho No Ninho
Livro Favorito: O Anticristo / Nietzsche
Personagem favorito: Coringa
Há quanto tempo você faz cosplays?
Faço cosplay faz um ano.
O que te levou a seguir o caminho de cosplayer?
Foi o meu amor pelo personagem.
O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?
Pra mim sempre foi e será um hobby, mesmo que haja remuneração a prioridade é o hobbie e se eu vejo que algo me causa problemas do tipo fadiga ou estresse eu prefiro não aceitar para que continue sendo diversão.
E o que o cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal?
Soltar ainda mais meu lado artístico e poder estar em palcos, coisa que sempre amei desde criança, criar uma roupa com as próprias mãos e ver que ficou parecida como que eu esperava para homenagear meu personagem. Poder ser esse personagem e escapar um pouco da rotina.
Já ganhou algum prêmio nacional ou internacional de melhor cosplayer?Quantos e quais?
Sim vários nacionais, tenho 4 troféus de concursos cosplay, cujo 3 são de primeiro lugar, 4 medalhas, duas de primeiro lugar, uma (memorável) que foi a minha primeira premiação logo no primeiro mês em que comecei a fazer cosplay, em frente a apresentadora do Ticiane Pinheiro da Record em segundo lugar no desfile cosplay e uma de terceiro também em um desfile cosplay entre outros que incluiam melhor apresentação no valor de 400 reais em vale compras na loja Comix no evento Fest Comix, terceiro lugar no Iluminanime no valor de 100 reais, entre outros com alguns brindes.
Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil, atualmente?
Vários como a falta de cuidado ao cosplayer em eventos, me refiro até a coisas básicas como, falta de camarins, falta de espelhos, bebedouros, comida, e preços exorbitantes, e também dá a impressão as vezes que pensam que topamos qualquer coisa em troca de nada, no geral sinto que existe muito proveito em cima disso sem o devido retorno.
Você se sente como o personagem quando veste a roupa? Como é a experiência?
Puxa, eu me sinto maravilhosamente bem por mais que eu passe calor ou frio, com um deles em especial que é o Coringa, meu prazer chega a ser tão imenso que posso assemelhar até a um climáx. Já os outros todos que faço também me sinto bem senão nem os faria.
Qual foi o seu primeiro cosplay?
Harley Quinn
Já Fez o cosplay do seu personagem favorito?
Fiz, faço e pretendo fazer por muitos e muitos anos. Se não for fazer o preferido pra que fazer? Hahahaha interessante essa pergunta…
Esta trabalhando em algum cosplay atualmente? Qual?
Sim em todos que eu já tenho só que novas versões dos mesmos personagens aprimorando cada um principalmente o Coringa e a Harley Quinn.
O que a sua família acha disso?
Apoiam totalmente, aliás minha mãe quem me ajuda em tudo e também costura pra mim e meu marido me acompanha em eventos e tem orgulho quando eu ganho alguma premiação ou se me convidam para algo.
Tem namorada (o)? Se sim. O que ela (e) acha disso? Rola muito ciúmes nos eventos?
Bom, eu respondi parte da pergunta sem saber já acima, sim eu sou casada faz 14 anos e meu marido fica enciumado quando eu coloco shorts curto como o da Harley ou a roupa da Zatana por exemplo.
Sofre algum tipo de preconceito?
Sim já sofri muito mais no começo por falarem que eu estava ficando louca e que isso era total perda de tempo, principalmente antes de algum reconhecimento, falavam que eu parecia estar louca como uma palhaça ou coisas do tipo, e em especial o meu cosplay de Coringa que foi logo no começo cujo eu faço ele masculino apesar de eu ser mulher e hétero, pois eu amo a fidelidade ao personagem e muitos assustaram e julgavam minha sexualidade enquanto outros perderam interesse de começo até em bater fotos minhas por eu não estar sexy na visão deles…. Uma lástima, isso foi passando só que ainda rola sim de algumas pessoas essas atitudes infelizes como quando estou de personagem feminino que seja mais sexy e muitos só gostam por conta desse fator e não do real motivo do cosplay que é a caracterização e diversão.
Não há nada mais contagiante do que uma risada… Ah, e fazer o que você realmente ama sem se importar com os outros pois é libertador.