Entrevista | Raimundos, rock na veia e muito amor no coração!
Raimundos é uma banda brasileira de punk rock / hardcore, com uma icônica mistura de forró. Formada na cidade de Brasília em 1987, a banda tem seu nome derivado de uma de suas maiores influências, o Ramones. Ao longo de 20 anos de estrada, vivendo anos conturbados, ninguém pode discordar que eles continuam com o mesmo (ou até maior) […]
Raimundos é uma banda brasileira de punk rock / hardcore, com uma icônica mistura de forró. Formada na cidade de Brasília em 1987, a banda tem seu nome derivado de uma de suas maiores influências, o Ramones. Ao longo de 20 anos de estrada, vivendo anos conturbados, ninguém pode discordar que eles continuam com o mesmo (ou até maior) gás de quando começaram a carreira.
Esse “gás” mantem-se tão constante que mesmo após a separação da banda em 92, eles continuaram ganhando cada vez mais a fãs pelo brasil inteiro.
Seu som pesado, com letras repletas de palavrões e fortes influências nordestinas chamam muita atenção do público. Não só dos rockeiros, metaleiros, punks, mas do publico em geral, que se diverte muito com as “brincadeiras” contidas nas letras.
Em entrevista exclusiva, Digão, vocalista e um dos fundadores do Raimundos – os malucos de Brasília contou um pouco sobre a carreira, projetos e influencias da banda;
AcessoGEEK: Fala galera! É um grande prazer estar aqui nesse bate-papo com vocês, e pra dar o ponta pé inicial gostaria que vocês falassem um pouquinho sobre o surgimento do Raimundos.
Raimundos: Começou como uma brincadeira de amigos pra tocar as músicas da nossa banda favorita, os Ramones, que acabou criando-se uma mistura do Punk Rock com a nossa influência nordestina.
AcessoGEEK: No início da carreira, além dos Ramones, que outras influencias vocês tiveram?
Raimundos: Dead Kennedys, Suicidal Tendencies, Anthrax, Metallica, Red Hot Chilli Peppers, The Specials, Legião Urbana, Camisa de Vênus, Ultraje a Rigor, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ratos de Porão…
AcessoGEEK: Quando o Raimundos estava na faze underground da carreira, o que os motivou a seguir em frente com a banda?
Raimundos: Nós sabíamos que era a única coisa que poderíamos fazer bem, então era o caminho certo a se seguir.
AcessoGEEK: Dizem que vocês foram a banda que abriu portas para o novo cenário da música brasileira nos anos 90, como vocês se posicionam sobre isso?
Raimundos: O que eu posso dizer é que nunca foi a nossa intenção tal responsabilidade, mas se o destino fez assim, legal então! Rs
AcessoGEEK: Por que a demora para lançar um novo disco? Entre “Kavookavala” e ” Cantigas de Roda ” há mais de uma década.
Raimundos: Foi um tempo de reorganizar as coisas, fazer uma outra história, recomeçar do zero pra limpar algumas coisas que eram preciso. Pra fazer um disco no mínimo bom é preciso ter muita cumplicidade e isso leva tempo, como tivemos muitas mudanças naquela época conturbada, esperamos essa formação estar no ponto ideal pra fazer algo inédito, e fez a diferença, o Cantigas é um álbum que muito me orgulho!
AcessoGEEK: O que vocês acham que foi crucial para o sucesso de vocês nos anos 90 que se estende até hoje?
Raimundos: Fidelidade a raiz, ao som e a vontade de fazer o que gosta.
AcessoGEEK: Atualmente, qual foi o maior aperto em um show (ou a caminho dele) que a banda passou?
Raimundos: Foi num show em Salvador, o avião que ia sair de Manaus atrasou muito e nos fez perder a conexão em Fortaleza por 15 minutos, o próximo voo só saia às 20:00 e nosso show começava às 20:00 e tinha que acabar as 22:00. Simplesmente a empresa aérea C* pra nós, então o contratante de Salvador alugou um Táxi-Aéreo que custou uma baba, chegamos às 20:00 em Salvador, corremos pro evento, a policia tinha travado a rua então descemos com as guitarras na mão e conseguimos ainda tocar por 50 minutos! Fizemos sem passar o som, tipo “plug and play” e o show foi fantástico, fomos ovacionados pelo público que queria mais! E o contratante processou a empresa aérea…
AcessoGEEK: Qual foi a maior loucura que um fã já fez por vocês?
Raimundos: Acho que foi um que escreveu com uma faca no ante braço o nome “Raimundos”… Mas tem uns que cruzam o país pra nos ver, tatuam nossas assinaturas, tenho muita consideração por eles!
AcessoGEEK: Partindo agora para o universo de super-heróis, a pergunta que não quer calar, qual o posicionamento de cada um de vocês, #teamcap ou #teamstark ?
Raimundos: Eu, Digão, sou #teamstark.
AcessoGEEK: Estamos em um ano de grandes lançamentos nos cinemas mundiais, individualmente, que filme vocês mais esperam/esperavam nas telinhas dos cinemas?
Raimundos: Não ando muito ligado em cinema ultimamente…
AcessoGEEK: Visto que hoje todos os dias surgem novas bandas, de todos os gêneros e faixa etárias, seja nos colégios ou nas faculdades, qual a dica que vocês dão pra quem está começando e sonha em viver de música?
Raimundos: O conselho é: Não é fácil, seja fiel ao que gosta, não se venda por M* e se dê o valor principalmente com os companheiros de banda, ninguém é melhor que ninguém quando se trata de banda, ninguém faz nada sozinho…
AcessoGEEK: Galera, muito obrigado pelo seu tempo e pra finalizar, mandem uma mensagem pros leitores do AcessoGeek que curte o som de vocês.
Raimundos: Valeu amigos conectados! Rock na veia e muito amor no coração!!!
Lembrando que à partir do dia 24/06 os Raimundos seguem em sua turnê nos Estados Unidos onde irão passar por New York, Jersey e Massachusetts.
Perguntas por: Brenda Emily (@emilyccampos1) e Luan Veríssimo (@LuanVerissimo)