Especial Esquadrão Suicida | Amanda Waller #SuicideSquadWeek
Amanda Waller foi criada por John Ostrander, Len Wein e John Byrne. Teve sua primeira aparição em Legends #1 (1986), sendo a líder do Esquadrão Suicida e do Projeto Cadmus. Após o assassinato de seu marido e de dois dos seus filhos, Amanda Waller fugiu de Chicago com o restante de sua família e estabeleceu […]
Amanda Waller foi criada por John Ostrander, Len Wein e John Byrne. Teve sua primeira aparição em Legends #1 (1986), sendo a líder do Esquadrão Suicida e do Projeto Cadmus.
Após o assassinato de seu marido e de dois dos seus filhos, Amanda Waller fugiu de Chicago com o restante de sua família e estabeleceu em Washington, D.C e Metrópoles, vindo, mais tarde, a adquirir um doutorado em ciência política e pouco tempo depois começou a atuar no Congresso. Sendo também influente na Casa Branca, Waller propôs a criação de uma terceira geração do Esquadrão Suicida, que serviria ao presidente e ao país.
Esquadrão Suicida
É impossível falar da Amanda Waller sem mencionar o Esquadrão suicida ou falar do Esquadrão sem mencionar Amanda Waller.
Waller era uma figura controversa dentro do Esquadrão Suicida: todos achavam sua natereza intransigente um pouco inquietante. Batman também tornou-se um espinho no pé de Amanda Waller; à certa altura, ela ameaçou usar todos os recursos que tinha ao seu dispor para descobrir e expor a identidade do Homem-Morcego se ele não deixasse de se opor a ela. Quando a existência do Esquadrão veio a publico, Waller foi apontada como a diretora da organização e acabou presa. Mais tarde, recebeu perdão e formou um novo Esquadrão. Após uma derrota humilhante nas mãos de Eclipso, ela deixou o Esquadrão e assumiu o comando do Xeque-Mate, uma organização secreta de caráter global. Quando o papel de Waller no projeto do Planeta dos Condenados foi revelado, ela foi forçada a sair do Xeque-Mate e voltou a dirigir o Esquadrão Suicida.
Na primeira versão do Esquadrão Suicida, Waller contou com Rick Flag, Sombra da Noite, Tigre de Bronze, Capitão Bumerangue, Magia e Arrasa Quarteirão. O grupo de renegados foram chamados para derrotar o vilão Brimstone e obtiveram sucesso.
Amanda segue como líder do grupo até a edição #39 (1990) quando acaba presa por assassinar o líder da LOA, uma organização criminosa que estava controlando New Orleans.
Um ano depois, Waller recebe o perdão e passa a ser consultora da nova equipe, que agora age como um grupo mercenário.
Em ‘One Year Later’, Waller assume a posição de Rainha Branca do Check-Mate, que agora é uma organização da ONU. Nessa fase, que é excelente, ela antagoniza os outros reis, tentando usar o Check-Mate para fins “americanos”, chegando a montar alguns Esquadrões Suicidas para fazer missões por fora da atividade do Check-Mate.
Ainda no Checkmate, Amanda é responsável pelo controverso planeta dos Condenados, vários vilões são presos, muitos pelo Esquadrão Suicida, agora com liberação legal, e enviados para um planeta esquecido por deus. Os vilões conseguem voltar graças a um plano do Lex Luthor e Waller acaba removida do Check-Mate, mas mantém autoridade sobre o Esquadrão.
Em A Noite Mais Densa, Pistoleiro, que estava no Sexteto Secreto na época, atira no peito dela por tê-lo traído e mandado-o para o Planeta dos Condenados.
Novos 52
Amanda Waller ressurge magrinha como líder do Esquadrão Suicida e de quase tudo que é operacional do governo, chegando a ser mostrada como diretora da ARGUS, parecida com a versão adaptada da série Arrow. Ela é responsável por criar a Liga da Justiça América, uma liga de heróis capaz de rivalizar A Liga, mas sobre controle do governo americano.
Animações, Séries e Filmes
Amanda Waller apareceu no desenho Liga da Justiça sem Limites, a princípio como antagonista da Liga. Quando Batman lhe revela que ela havia sido manipulada por Lex Luthor, ela revê suas posições e passa a agir ao lado da Liga. Outra participação importante nas animações da DC, foi em Batman: assalto ao asilo arkham, onde Amanda comandava o Esquadrão Suicida.
Na série Smallville, Amanda Waller foi interpretada por Pam Grier e em Arrow é vivida pela atriz Cynthia Addai-Rosbinson.
Já nos cinemas a Dra. Waller aparece no filme Lanterna Verde, interpretada por Angela Bassett e será vivida por Viola Davis em Esquadrão Suicida.