TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Biografias Cinema Comic Books e Literatura Destaques

Especial Esquadrão Suicida | A Origem do Esquadrão #SuicideSquadWeek

Nessa semana de estréia no cinema de Esquadrão Suicida, o AcessoGEEK está realizando um serviço social de aprendizado sobre os vários personagens que irão aparecer no filme. Nesse artigo, vamos um pouco mais longe, na origem dos quadrinhos  – e até um pouco antes – desse grupo dos piores heróis da Terra. Ou seriam os […]

  • agosto 5, 2016
  • 5 min read
Especial Esquadrão Suicida | A Origem do Esquadrão #SuicideSquadWeek

Nessa semana de estréia no cinema de Esquadrão Suicida, o AcessoGEEK está realizando um serviço social de aprendizado sobre os vários personagens que irão aparecer no filme. Nesse artigo, vamos um pouco mais longe, na origem dos quadrinhos  – e até um pouco antes – desse grupo dos piores heróis da Terra. Ou seriam os melhores dementes da Terra? De qualquer maneira, vamos lá!

Origens Humildes

Ainda que o Esquadrão exista desde os anos 70 – como um grupo da DC que ocupou o espaço deixado aberto pela Sociedade da Justiça no era pós-comunismo – o conceito atual de mercenários sem nada a perder deve seu nascimento à mente de John Ostrander, roteirista da DC que ganhou fama nos anos 80. Na época, Ostrander bebeu basicamente de dois filmes e séries. A primeira, o filme “Os Doze Condenados” (Dirty Dozen, em inglês), que narrava como um general do EUA recrutava um grupo de 12 criminosos para grandes missões de guerra. A segunda, a série original da TV do Missão Impossível (sim, prezados novatos, foi série antes do Tom Cruise tomar conta): na série, os personagens rodavam a cada semana, com um líder de missão escolhendo os talentos mais adequados para cada missão.

suicida6

Pois bem: nesse contexto, Ostrander e Luke McDonnel (nos desenhos) estabeleceram a série regular do Esquadrão Suicida, após o grupo ter aparecido na saga “Lendas”, de 1987. Na série, o governo dos EUA precisava de um grupo de agentes super-poderosos, a quem pudesse despachar para missões impossíveis. Mais importante que isso: um grupo ao qual pudesse negar qualquer afiliação se fossem pegos. Baixo o comando estratégico de Amanda Waller e o comando em campo de Rick Flagg Jr., o grupo enfrentava ameaças dignas de super-heróis, mas sempre no contexto de zonas de combate em lugares remotos e certamente fora dos olhos do público. Os principais membros na época eram o próprio Rick Flagg, Deadshot, Capitão Bumerangue e Tigre de Bronze, com vários vilões de segunda e terceira linha se juntando como bucha de canhão. A taxa de mortalidade era alta e  o próprio Rick Flagg (Spoiler de 1988!) acabou morrendo no final do primeiro ano da série.

Suicide 1

Esse primeiro volume – de longe o mais longo do grupo – durou 66 edições ao longo de 5 anos. Foram várias as tramas marcantes, mas vale a pena explorar as edições de terapia do grupo. Sim, anos antes de Peter David fazer o X-Factor passar pelo divã, Ostrander dedicava uma edição anual para mostrar como os membros vigentes aguentavam (ou não) os trancos das missões. Vale lembrar também que a personagem Oráculo (a Barbara Gordon, pós a paralisia causada pelo ataque do Coringa) teve sua primeira aparição oficial nas páginas do Esquadrão, em tramas ligadas às investigações do Batman contra o grupo.

Continuações Esquecíveis

Os volumes 2 e 3 da série (em 2001 e 2007) foram, honestamente, um tanto esquecíveis, apesar da qualidade dos roteiristas (Keith Giffen em 2001 e o próprio Ostrander em 2007). Em histórias bastante genéricas, novas iterações do grupo partiam para missões com alta taxa de mortalidade, quase que numa tentativa de reduzir a grande população de vilões de quinta categoria da DC. Próximo!

A volta à forma

Suicide 2

Alguns anos depois, como parte do relançamento da DC chamada de ‘Novos 52’, o grupo voltou à forma, como uma das 52 séries que a editora se comprometeu a publicar. Foi somente nessa época que o Esquadrão recebeu a membro atualmente mais reconhecida do time, a Arlequina, que nunca antes havia sido parte desse quadrinho. Novamente sob o comando de Amanda Waller, esse grupo tinha em destaque a própria Arlequina e os membro semi-permanentes Deadshot, El Diablo e Tubarão Rei. Em um relançamento em  2014 (com o título “Novo Esquadrão Suicida”),  novos membros se juntaram ao grupo, especialmente o Arraia Negra (o eterno inimigo do Aquaman) e a vilã Filha do Coringa (se ela é mesmo ou não, ninguém sabe, mas que Harley ficava enfezada, isso ficava). Uma curiosidade bacana sobre essa série e o filme é que o Tubarão Rei foi seriamente considerado para o filme. Entretanto, o diretor David Ayer optou pelo Crocodilo, entendendo que um personagem totalmente em CGI seria um desafio complicado. Pessoalmente, acho que o trabalho feito na série do Flash para o Tubarão Rei é ótimo, mas enfim…

suicide 4

O Cinema e Renascimento

Com todas as fichas apostadas no sucesso no cinema, a DC optou por relançar (como parte de sua fase “DC Renascimento”, com os desenhos do pop-star Jim Lee) o Esquadrão Suicida com uma formação muito próxima à da telona. As prévias da primeira edição (que saem, sem coincidência nenhuma, na semana que vem), mostram o presidente dos EUA (com uma similaridade quase idêntica a Barack Obama) desbancando a Força Tarefa X, com ordens explícitas a Amanda Waller. Mas, como obediência nunca foi um dos traços dominantes dessa senhora… podemos esperar muitos desdobramentos nos próximos meses! A revisão dessa edição também fez parte do especial do AcessoGEEK para o lançamento do filme, então fiquem atentos!

suicida 5

About Author

Gustavo Lodix

Quadrinhos, séries e filmes são meu principal hobby e necessidade básica do dia-a-dia! Jogador velhaco de videogame, especialmente Nintendo (por mais que isso seja difícil às vezes!). Provavelmente o maior fã de Marvel que você conhece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *