Especial Esquadrão Suicida | Pistoleiro #SuicideSquadWeek
Floyd Lawton foi criado por Bob Kane, David Vern Reed e Lew Schwartz e apareceu pela primeira vez em Batman#59 (1950). O Pistoleiro é um assassino de sangue-frio que afirma que nunca erra o alvo. Mas este vilão também tem outro lado: ele tentou compensar seus crimes atuando como justiceiro solitário e ao lado do […]
Floyd Lawton foi criado por Bob Kane, David Vern Reed e Lew Schwartz e apareceu pela primeira vez em Batman#59 (1950).
O Pistoleiro é um assassino de sangue-frio que afirma que nunca erra o alvo. Mas este vilão também tem outro lado: ele tentou compensar seus crimes atuando como justiceiro solitário e ao lado do Esquadrão Suicida.
Floyd Lawton era filho caçula de um renomado homem de negócios, George Lawton, e sua esposa, Genevieve. Floyd tinha um irmão mais velho, Ed, que era tudo para o casal. Mas Genevieve odiava o marido, que era abusivo, e tentou convencer os dois filhos a matarem o pai. Ed acabou concordando, mas Floyd achou que era errado, então Ed o trancou para fora de casa afim de evitar que interferisse.
Mesmo jovem, Floyd já era um atirador nato. Apanhando sua espingarda, subiu numa arvore, decidido a deter o irmão com uma bala no braço antes que este cometesse o ato. Mas enquanto Floyd mirava, o galho onde estava apoiando quebrou e ele disparou no susto, acertando Ed na cabeça.
O pai também ficou paralitico por causa de um disparo quase fatal. Assolado pela culpa, Floyd passou a acreditar que apenas a morte seria capaz de aliviar sua dor.
Querendo manter limpo o nome da família, George e Genevieve usaram sua riqueza para garantir que a investigação policial não desse em nada. Os dois continuaram casados, embora Genevieve tenha optado por viver longe de George, quase como reclusa.
Floyd tentou seguir em frente, casou-se e teve um filho, Eddie, mas logo ficou entediado com a vida de milionário e, disposto a viver algumas aventuras, mudou-se para Gotham City. Adotando o nome de Pistoleiro e vestindo um uniforme que consistia de uma mascara, casaco e chapéu, afirmou ser um combatente do crime. Não demorou muito para entrar em conflito com Batman, que expôs como o criminoso que ele de fato era e o prendeu.
Após cumprir pena, Floyd ainda sentia-se consumido pela excitação de ser um aventureiro fantasiado – se bem que, desta vez, ninguém o confundiria com um herói. Ele tornou-se um matador de aluguel, adotando uma roupa mais tradicional, completada pela máscara que tinha uma mira no olho direito e armas adaptadas aos punhos.
No correr dos anos, o Pistoleiro teria diversos confrontos contra o Batman, mas, ainda que os dois parecessem equiparados, o mercenário nunca foi capaz de acabar com o Cavaleiro das Trevas.
Esquadrão Suicida
Buscando mais emoção, o Pistoleiro juntou-se ao Esquadrão Suicida, uma organização estabelecida pelo governo que utilizava criminosos para executar operações sigilosas em seu nome. Em troca de um ano servindo o Esquadrão, os membros da equipe recebiam anistia por seus crimes anteriores e tinham sua ficha criminal apagada. Para evitar que os vilões fugissem do Esquadrão ou não cumprissem suas missões, cada membro recebia um bracelete dotado de explosivos.
O esquadrão era administrado pela diretora Amanda Waller, embora Rick Flag atuasse como comandante de campo. O Pistoleiro logo criou a reputação no Esquadrão de alguém que dava conta de qualquer situação, independentemente do risco. Sua disposição de arriscar a vida sem medo ou hesitação despertou rumores de que ele aspirava à morte. Os rumores foram encorajados pelo fato que o Pistoleiro obtivera sua imunidade, mas optara por permanecer no Esquadrão.
A falta de préstimo que o Pistoleiro tinha pela própria vida ficou ainda mais clara quando ele derrubou um avião cheio de traficantes enquanto ainda estava a bordo. Preso dentro da aeronave que mergulhava por causa dos disparos, ele não parecia preocupado em cair rumo a morte certa. Quando foi resgatado em pleno ar por outro integrante do Esquadrão que era o seu apoio na missão, o Pistoleiro pareceu mais ambivalente do que qualquer outra coisa.
Justiça
Durante uma folga do Esquadrão, Floyd descobriu que seu filho havia sido raptado por pessoas que trabalhavam para a sua mãe, Genevieve Lawton. Em troca da segurança de Eddie, Genevieve queria que Floyd desse cabo do pai, conforme lhe pedira anos atrás. Os sequestradores incluíam um homem chamado Wes, que era um notório pedófilo. Até os outros sequestradores sabiam que seria perigoso deixar um homem como Wes próximo de Eddie e tentaram manter ambos separados. Depois que o Pistoleiro colocou a cidade abaixo em busca do filho raptado, descobriu o local do Cativeiro.
Os sequestradores tinham contratado um atirador chamado Petha para ser sua garantia. Se algo desse errado e o Pistoleiro não cumprisse a vontade de Genevieve, Petha meteria uma bala nele. O Pistoleiro evitou a armadilha com facilidade e matou Petha, mas algo deu terrivelmente errado durante a tentativa de resgate. Embora a maioria dos sequestradores tenha sido impiedosamente mortos, Wes conseguiu fugir e levou o pequeno Eddie consigo.
Quando o Pistoleiro encontrou Wes, já era tarde demais. Eddie foi morto. Floyd vingou-se lentamente de Wes; atirando de forma metódica e errando órgãos vitais, de modo que o pedófilo ficasse vivo tempo o bastante para sentir o sofrimento que impusera a Eddie.
Enfim, Lawton assassinou Wes e voltou à atenção para a própria mãe, que orquestrara a coisa toda. Em vez de mata-la, Floyd vingou-se deixando-a paralítica. Ele mirou com cuidado na espinha dela e disparou. A intenção era de que sua mãe vivesse com a mesma deficiência do marido.
Família
Alguns anos depois, quando soube que seus pais estavam mortos, Floyd voltou para casa para lidar com o espólio. Examinando a papelada da mãe, descobriu que tinha uma filha, Zoe, cuja existência fora mantida em segredo dele por anos. Floyd acabou encontrando a mãe da garota numa área barra-pesada de Star City conhecida como Triângulo. Ele pretendia dar para a mãe e sua filha dinheiro o suficiente para que se acertassem e seguissem em frente com a vida, mas, no final, decidiu mudar-se para o Triângulo. Ele retomou o relacionamento com a mçae de Zoe e iniciou um com a filha que nunca soube existir.
Mas logo ficou claro para Floyd que ele não estava numa profissão em que poderia dar ao luxo de se acomodar. Para a segurança da filha, decidiu ir embora de Star City para que ela estivesse longe e segura do tipo de gente que gostaria de ver o Pistoleiro morto. Antes de partir, Lawton fez um acordo com o Arqueiro Verde para que o herói ficasse de olho no Triângulo e garantisse que sua esposa e filha estivessem a salvo.
Sexteto Secreto
Quando Lex Luthor reuniu mais de 200 supervilões num grupo conhecido como Sociedade Secreta dos supervilões com a intenção de acabar com todos os heróis do mundo, o misterioso Harpia juntou uma equipe de seis vilões chamado Sexteto Secreto para se opor a ele. Os dois grupos lutaram em várias ocasiões, o que culminou na Sociedade atacando o Sexteto na sua base. Traído por uma dos seus (a artista marcial Lince), o sexteto foi apanhado desprevenido e derrotado. Os membros sobreviventes da equipe fugiram feridos. Depois, o Pistoleiro foi capturado e levado a uma das prisões mais hostis da Coreia do Norte. Ele fora contratado para se infiltrar no campo político e matar o diretor da prisão. O resto do Sexteto partiu em auxilio do Pistoleiro, completando a missão e libertando prisioneiros políticos. A equipe foi muito bem paga pelo trabalho e ansiava tarefas tão lucrativas.
Histórias Clássicas
Batman: Legends Of The Dark Knight #214 (Março 2007): O que acontece quando um destemido mercenário encara um herói que usa o medo como principal arma? O escritor Christos Cage e o artista Phil Winslade dão a resposta definitiva para tal pergunta nesta edição. O Pistoleiro é contratado para matar Leland Lidsay, um membro de baixo escalão da máfia cujo testemunho em um caso para derrubar o chefão Morel. O Pistoleiro está livre para caçar Lindsay, uma vez que sua ficha criminosa foi limpa pelos seus serviços no Esquadrão Suicida. As táticas convencionais de Batman mostram-se inúteis contra ele, o que obriga o Cavaleiro das Trevas a usar toda sua astúcia para encontrar uma maneira de evitar o Pistoleiro cumpra seu contrato. O matador compara a luta de ambos a uma jogo; Batman afirma que, se for esse o caso, então o Pistoleiro está apenas concluindo o horrível jogo de manipulações e crueldades que seus pais começaram anos atrás.
Pistoleiro 1-4 (Novembro de 1988/Fevereiro de 1989): O Pistoleiro apareceu pela primeira em Detective Comics 59 (julho de 1950) e fez várias outras participações como convidado durante os 30 anos seguinte, mas foi apenas quando o escritor Luke Donnell e Karl Kesel o inseriram no Esquadrão Suicida que os fãs realmente se conectaram ao personagem. O Pistoleiro tornou-se um dos personagens mais populares e enigmáticos do Universo DC. Então, Ostrander e McDonnell se juntaram numa minissérie que explorou o homem que havia por trás da máscara. A série examina a vida de Lawton por meio de terapia com Marnie Herrs, que investigou seu passado, e por meio da missão de Floyd para salvar o próprio filho raptado.
Enquanto Herrs tem esperança de poder curar a depressão e as tendências suicidas de Floyd, ele responde que certas coisas só podem ser sanadas com uma bala no meio dos olhos. Esta minissérie definiu o personagem Pistoleiro e seu lugar no Universo DC.
Animações, Séries e Filmes
Pistoleiro fez participações nos dois desenhos estrelados pela Liga da Justiça: Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. Em Liga da Justiça, Floyd é contatado por Orm Marius para matar Aquaman, para que Orm se torne o novo soberano de Atlântida. Ele é detido pela Liga e é forçado a contar todo o plano de Orm. Em Liga da Justiça Sem Limites, Floyd é membro do Esquadrão Suicida, que, no desenho, é formado por ele, Capitão Bumerangue, Plastique e Rei Relógio. Eles fazem parte do Projeto Cadmus. Uma nova versão surge em Batman: O Cavaleiro de Gotham, filme de animação de 2008 que faz a ponte entre Batman Begins e Batman: The Dark Knight. O vilão é contratado por um membro da Máfia para assassinar o Homem-Morcego. Também aparece no episódio “Shield” (segundo da última temporada) de “Smallville”, junto ao Esquadrão Suicida na caça aos integrantes da Liga da Justiça.Ele também faz uma breve aparição em Batman: Arkham City,como “Character Bio” e em umas das Side Mission” ,na qual um detento político pede ajuda através de um rádio, Batman localiza a frequência e resolve ajudar, ao chegar no lugar,o detento explica que Pistoleiro está atrás dele por que estava fazendo uma matéria sobre Hugo Strange,no decorrer da explicação,o detento é atingido por um tiro na cabeça(disparado por Pistoleiro, que foi contratado por Strange para matar o detento político) Ele aparece na continuação dessa série, em Batman: Arkham Origins como um dos oito assassinos contratados pelo Máscara Negra. O Pistoleiro fazuma aparição no seriado de Arrow (série de televisão americana de drama e fantasia baseada na série de quadrinhos do Arqueiro Verde), onde ele mata o irmão de John Diggle, amigo de Oliver Queen (Stephen Amell) e também surpreende o Arqueiro atirando em um dos seus alvos. Porém, o Arqueiro descobre que o atirador é o Pistoleiro, e monta um plano para pegá-lo, mas seu plano tem consequências terríveis. Em Batman: Assault on Arkham, filme de animação, ele é um dos personagens principais e no filme Esquadrão Suicida com estréia prevista para 04 de Agosto de 2016, o personagem será interpretado por Will Smith.