Especial Esquadrão Suicida | Rick Flag #SuicideSquadWeek
Rick Flag foi criado por Robert Kanigher e Ross Andru e apareceu pela primeira vez em Brave and Bold #25 (1959), numa história chamada Suicide Squad onde o grupo aparece pela primeira vez. Rick Flag liderava a equipe de operações secretas do governo conhecida como Esquadrão Suicida (seu pai foi o líder de uma versão […]
Rick Flag foi criado por Robert Kanigher e Ross Andru e apareceu pela primeira vez em Brave and Bold #25 (1959), numa história chamada Suicide Squad onde o grupo aparece pela primeira vez.
Rick Flag liderava a equipe de operações secretas do governo conhecida como Esquadrão Suicida (seu pai foi o líder de uma versão anterior do Esquadrão durante a 2ª Guerra Mundial). Enquanto Amanda Waller era a encarregada da equipe, Flag servia como líder de campo e era a “cara” do grupo. Flag desprezava estar associado e ser comparado aos criminosos que constituíam a maior parte do grupo. Mercenários como o Pistoleiro, que não tinham qualquer respeito pela vida de ninguém, incluindo a própria, deixavam Flag maluco. Ele foi dado como morto durante uma missão, mas na verdade estava compreendendo tarefas secretas de natureza mais pessoal. Mais tarde, ele se reuniu a Waller na nova encarnação do Esquadrão, cujo principal objetivo era capturar todos os criminosos fantasiados. Embora o Pistoleiro trabalhasse para o Esquadrão nas missões, Flag traiu o mercenário e o fez ser banido para o Planeta dos Condenados.
Rick Flag Jr.
O jovem filho de Rick Flag Jr. por Karin Grace, que também compartilhou o seu nome foi introduzido no Esquadrão Suicida #50. O menino foi seqüestrado por Koschei o Imortal (Jess Bright) um membro da Jihad , mas foi resgatado por Nemesis do Suicide Squad: Raise the Flag, no qual Rick Jr e Bronze Tiger visitam seu lar adotivo, mas recusam-se a Rick de aproximar-se dele.
Depois de “Crise nas Infinitas Terras”, na saga “Lendas” (1986/87), surge a Força Tarefa X, que é o grupo com o conceito que conhecemos hoje, uma equipe de vilões fazendo missões suicidas para o governo sob a liderança de Rick Flag e ordens de Amanda Waller. O grupo contava com Tigre de Bronze, Capitão Bumerangue, Arrasa Quarteirão, Pistoleiro e Magia.
Flag começa a ficar mentalmente instável quando sua ex-namorada, Karen Grace, se torna médica da equipe e sua situação piora após uma missão com a Patrulha do Destino que terminou com muitas baixas. (1988).
Uma das histórias mais icônicas dessa época é quando Flag ameaça, e posteriormente decide, matar um senador que ameaça a posição da Waller. Começa uma caçada do Esquadrão para impedir que Flag mate Cray, culminando na famosa cena onde o Pistoleiro mata o senador para livrá-lo. O Pistoleiro é baleado pela polícia logo depois.
Em Suicide Squad #26 (1989) Flag decide acabar com o grupo terrorista chamado Jihad de uma vez por todas. Ele derrota todos os membros do grupo, incluindo seu líder Rustam, mas morre na explosão da arma nuclear roubada pelos terroristas.
Flag permanece morto até 2006. Em Checkmate #2, Amanda revela que encontrou Rick preso em uma prisão no Quraq. John Ostrander (o roteirista criador do Esquadrão) se manifesta publicamente contra a volta do personagem (que já havia aparecido no purgatório em “Dia de Julgamento”, no final dos anos 90). Posteriormente a DC volta atrás e esse Rick Flag, é na verdade um soldado chamado Anthony Miller, que sofreu lavagem cerebral para achar que era Rick Flag. No fim dessa controversa história, Miller decide usar o nome do Flag para continuar no Esquadrão, aumentando ainda mais a bagunça.
Por conta dessa controvérsia, Flag fica na geladeira sem participar muito das histórias do Esquadrão até 2011, onde ocorre o reboot (“Os Novos 52”) da DC. No pós-reboot o personagem ainda não foi explorado, sendo substituído, em essência, por Steve Trevor, como homem muito habilidoso de confiança da Amanda Waller.
Leitura essencial: Esquadrão Suicida (2007) e Planeta dos Condenados (2008).
Animações, séries e filmes
Rick Flag aparece no episódio de estréia d décima ultima temporada de Smallville, “Lázaro” interpretado por Ted Whittall. Ele captura e interroga Arqueiro Verde, bem como no dois da décima temporada, “Shield”, como o líder do Esquadrão Suicida , juntamente com Deadshot e Plastique. Ele mais uma vez aparece no episódio sete, “Ambush”, juntamente com Emil LaSalle onde ele mira em uma visita do General Sam Lane, que ameaça sua agenda de derrubar a Lei de Registro Vigilante. No episódio 12, “Colateral”, é revelado que a Flag foi chantageado para trabalhar para Chloe Sullivan, que também está tentando derrubar a Lei de Registro Vigilante.
Rick Flag foi mencionado em Arrow no episódio “Suicidal Tendencies”
O Sr. Rick Flag aparece em Justice League: The New Frontier dublado por Lex Lang .
Rick Flag Jr. aparece em Batman: Arkham Origins Blackgate, onde Adam Baldwin reprisa o papel. Ele e Amanda Waller monitora o trabalho de Batman em Blackgate Penitenciária. No pós-créditos, ele e Amanda Waller recrutam Deadshot e Bronze Tiger para se juntarem ao Esquadrão Suicida.
Rick Flag está definido para aparecer na adaptação live-action do Esquadrão Suicida, interpretado por Joel Kinnaman . Ele foi inicialmente escalado para ser interpretado por Tom Hardy , mas conflitos de agenda com The Revenant levou Hardy a desistir do papel.