Falcão | Conheça Sam Wilson #CIVILWARWEEK
Nome: Samuel Thomas Wilson Ocupação: Aventureiro, assistente social, urbanista Identidade: Publicamente Conhecida Situação Legal: Cidadão estadunidense sem ficha criminal Local de nascimento: Nova York Estado Civil: Solteiro Parentes Conhecidos: Paul (Pai – Falecido), Darlene (Mae – Falecida), Sarah Wilson Casper (Irmã), Jody Casper (Sobrinha), Jim Wilson (Sobrinho – Falecido) Afiliação: Vingadores, membro dos Defensores por […]
Nome: Samuel Thomas Wilson
Ocupação: Aventureiro, assistente social, urbanista
Identidade: Publicamente Conhecida
Situação Legal: Cidadão estadunidense sem ficha criminal
Local de nascimento: Nova York
Estado Civil: Solteiro
Parentes Conhecidos: Paul (Pai – Falecido), Darlene (Mae – Falecida), Sarah Wilson Casper (Irmã), Jody Casper (Sobrinha), Jim Wilson (Sobrinho – Falecido)
Afiliação: Vingadores, membro dos Defensores por um dia, ex-Povo da noite e Vingança da Rainha
Primeira aparição: Captain America #117
Altura: 1,88 m.
Peso: 108 kg.
Poderes / Habilidades: Originalmente, o Falcão possuía a habilidade de se comunicar com seu falcão de estimação, Asa Vermelha, usando telepática; agora ele pode se comunicar telepaticamente com qualquer ave num raio desconhecido. Sam usa um par de asas que lhe permitem voar a velocidades que superam 400 km/h.
Sobre o personagem
Saindo direto do Harlem, o herói alado Falcão foi um dos primeiros personagens negros da Marvel, tendo construído sua reputação como parceiro do Capitão América. Mas, na sua longa e controversa carreira, Sam Wilson herói de méritos próprios, sem temer confrontar preconceito racial e demonstrando orgulho das suas origens enquanto abraçava a unidade. Ele pode ter nascido dos conflitos dos anos 60, mas evoluiu para se tornar um herói moderno.
A Origem
Imagine a cena: a América em chama. Uma guerra impopular. Uma administração corrupta. Inquietação civil. Você estaria perdoado se achasse que esta é a América da Marvel de hoje, um país dividido pela lei de registro de super-humanos, um país em guerra consigo mesmo. Mas estes foram os Estados Unidos dos anos 60, local do nascimento do maior super-herói negro e um campo onde o homem que se chamaria Falcão teria de se por à prova.
Então, quem é o Falcão? Parceiro do Capitão América? Ativista? Assistente social? Vilão? O verdadeiro Sam Wilson se levantaria para lutar? Como um ativista negro dos direitos civis pode ser parceiro da personificação viva do establishment – o próprio Capitão América? Bem vindo ao controverso mundo do Falcão.
O seu passado te condena
Nascido no Harlem, filho de pais religiosos, Sam teve uma criação adequada. Mas quando seu pai foi morto tentando separar uma briga de rua, e a mão baleada e morta a um quarteirão de casa, Sam deu as costas às suas raízes religiosas, levando consigo só uma frase no coração. “Olho por olho” tornou-se um mantra para Sam (ou “Snap” como gostava de ser chamado) e, enraivecido, ele ganhou as ruas, ventilando sua fúria em roubos, assaltos e pequenos crimes.
No entanto, tudo isso mudou quando uma missão de rotina para a máfia o levou a sofrer um acidente de avião cheio de dinheiro ilícito numa ilha deserta. Junto do seu falcão de estimação, Asa Vermelha, Sam sobreviveu, mas chamou a atenção de um dos maiores vilões do mundo, o Caveira Vermelha, Com seu cubo cósmico, o Caveira tornou Snap uma bomba relógio, criando um elo psíquico entre Sam e seu pássaro e estabelecendo a personalidade boazinha de Sam Wilson para ser o parceiro ideal do Capitão América – um agente adormecido que poderia ser despertado em algum momento do futuro. Assim, seguindo o plano do Caveira, Sam e o Capitão (que estava aprisionado no corpo do Caveira Vermelha na ocasião) se aliaram contra a maligna gangue do Eixo, os Exilados, que vinha tornando a vida dos nativos da ilha desastrosa. O Capitão deu algumas lições de combate a Sam e o ajudou a criar o uniforme espalhafatoso do Falcão. A seguir a dupla encarou os Exilados, motivando os nativos a baterem de frente com os vilões da Segunda Guerra. Num embate final com o Caveira Vermelha, os heróis derrotaram o nazista, com alguma ajuda do Asa Vermelha e do vilão MODOC, que estava nos bastidores puxando as cordinhas.
Homem-Formiga
O Falcão é o elo que uni Scott Lang ao universo dos Vingadores, além de enfrentar o Formiga em sua tentativa de “pegar emprestado” uma tecnologia Stark para combater o vilão, Jaqueta Amarela. Sam Wilson aparece no final conversando com o amigo do Scott e na cena pós-créditos, quando menciona que conhece um cara, para ajudar Steve e Bucky.