Filme desaparecido de Georges Méliès é encontrado na República Tcheca
Na última terça-feira, 11, pesquisadores anunciaram que um filme perdido, dirigido pelo consagrado diretor francês Georges Méliès (1861-1958), foi encontrado no Arquivo Nacional de Cinema de Praga (NFA), na República Tcheca. A obra de nome “Match de Prestidigitation” foi rodada em 1904 e depois desapareceu. O jornal britânico “The Guardian” afirmou que o motivo pelo qual o curta-metragem […]
Na última terça-feira, 11, pesquisadores anunciaram que um filme perdido, dirigido pelo consagrado diretor francês Georges Méliès (1861-1958), foi encontrado no Arquivo Nacional de Cinema de Praga (NFA), na República Tcheca. A obra de nome “Match de Prestidigitation” foi rodada em 1904 e depois desapareceu.
O jornal britânico “The Guardian” afirmou que o motivo pelo qual o curta-metragem (de dois minutos de duração) permaneceu escondido por tanto tempo foi o fato de não estar devidamente identificado. A película estava em uma lata identificada de forma errada, como sendo outra obra. Um doador anônimo cedeu a lata ao instituto.
De acordo com Jana Ulipova, porta-voz do NFA, a lata estava intitulada como “Les Transmutations Imperceptibles”, título de outro trabalho de Méliès, mas os especialistas da NFA, perceberam, com base em análises e em pesquisas na Biblioteca Nacional da França, que se tratava do filme, até então considerado perdido, “Match Prestidigitation”.
“Match de Prestidigitation” é um curta mudo que mostra um mágico que se divide em duas partes e narra uma séria de acontecimentos para conseguir se unir novamente. Ulipova afirmou que a intenção é de adicionar o filme ao arquivo de obras de Méliès na instituição, que conta, atualmente, com 22 filmes do cineasta.