EsportesSantos x São Paulo: Onde Assistir ao Clássico SanSão – Neymar vai jogar?CinemaConheça a história real por trás do filme Os Dois Hemisférios de Lucca – Novo sucesso da NetflixRealitiesBBB 25: Quem ganhou a prova do anjo? (01/02)CinemaURGENTE! Lançamento de filme do Superman está em risco por causa de um processo judicialSériesTerceira temporada de Ginny e Georgia da Netflix ganha data de lançamento e novas imagensCinemaFim do universo do Homem-Aranha da Sony: Produtora cancela filme sinaliza o fim da franquiaSériesDeath of the Lightning: Nova série da Netflix baseada em uma história real ganha imagens e janela de lançamentoSériesStranger Things: Criadores admitem que o plano de lançamento da 5ª Temporada ainda não está finalizadoCinemaNOSTALGIA: Matthew Lillard voltará como Stu Macher em Pânico 7!SériesAs melhores séries novas para maratonar em fevereiro de 2025 e onde assistirEsportesSantos x São Paulo: Onde Assistir ao Clássico SanSão – Neymar vai jogar?CinemaConheça a história real por trás do filme Os Dois Hemisférios de Lucca – Novo sucesso da NetflixRealitiesBBB 25: Quem ganhou a prova do anjo? (01/02)CinemaURGENTE! Lançamento de filme do Superman está em risco por causa de um processo judicialSériesTerceira temporada de Ginny e Georgia da Netflix ganha data de lançamento e novas imagensCinemaFim do universo do Homem-Aranha da Sony: Produtora cancela filme sinaliza o fim da franquiaSériesDeath of the Lightning: Nova série da Netflix baseada em uma história real ganha imagens e janela de lançamentoSériesStranger Things: Criadores admitem que o plano de lançamento da 5ª Temporada ainda não está finalizadoCinemaNOSTALGIA: Matthew Lillard voltará como Stu Macher em Pânico 7!SériesAs melhores séries novas para maratonar em fevereiro de 2025 e onde assistir
1 de Fevereiro de 2025
Cinema

Fim do universo do Homem-Aranha da Sony: Produtora cancela filme sinaliza o fim da franquia

Confira todos os detalhes e o que isso significa para o futuro dos filmes da Sony.

  • fevereiro 1, 2025
  • 4 min read
Fim do universo do Homem-Aranha da Sony: Produtora cancela filme sinaliza o fim da franquia

Sony Pictures oficialmente removeu seu último projeto Marvel, sugerindo que o Universo do Homem-Aranha da Sony chegou ao fim. O universo começou em 2018 com Venom e continuou com mais cinco filmes: Venom: Let There Be CarnageMorbiusMadame WebVenom: The Last Dance e Kraven the Hunter. A Sony planejava expandir a franquia com pelo menos dois outros projetos: El Muerto estrelado por Bad Bunny e Hypno Hustler estrelado por Donald Glover. No entanto, esses dois filmes parecem ter sido cancelados.

Atualização do Calendário de Lançamentos da Sony

A Sony atualizou oficialmente seu calendário de lançamentos domésticos:

  • Caught Stealing, de Darren Aronofsky, foi movido para 29 de agosto de 2025.
  • O projeto sem título de Insidious da Sony e Blumhouse foi adiado por um ano inteiro, para 21 de agosto de 2026.
  • O filme Marvel sem título da Sony, originalmente programado para 27 de junho de 2025, foi removido do calendário do estúdio.

Implicações do Cancelamento do Filme Marvel da Sony

O filme Marvel sem título da Sony estava originalmente programado para ser lançado em 27 de junho de 2025, apenas seis meses após a confirmação de seu cancelamento. O cancelamento deste projeto era iminente, mesmo antes do fraco desempenho de Kraven the Hunter nas bilheterias, que destacou os resultados insatisfatórios da franquia. O projeto cancelado não tinha elenco, diretor ou roteiristas oficialmente anexados, o que significa que, se tivesse continuado seu desenvolvimento, teria que ser adiado por pelo menos um ano. Este filme provavelmente não era El Muerto ou Hypno Hustler, já que ambos os projetos foram colocados em pausa indefinida há mais de um ano.

Outros projetos da Sony em vários estágios de desenvolvimento inicial incluíam um filme de Silver Sable e um filme de Jackpot, bem como um programa de TV Silk: Spider Society em colaboração com a Amazon Studios. É seguro dizer que todos esses projetos parecem ter sido cancelados. No entanto, a Sony ainda está trabalhando em pelo menos três projetos Marvel, embora nenhum deles esteja conectado ao Universo do Homem-Aranha da Sony: Spider-Man: Beyond the Spider-Verse, o programa autônomo Spider-Noir estrelado por Nicolas Cage, e o Homem-Aranha 4 do MCU. A Sony também continuará a colaborar com a Marvel Studios nas aparições do Homem-Aranha no MCU.

Por Que Faz Sentido Remover o Filme do Homem-Aranha Sem Título do Calendário da Sony

Embora Venom: The Last Dance tenha recebido uma recepção mais positiva, a série de filmes de Venom tem sido essencialmente os únicos filmes que tiveram um relativo sucesso crítico e de bilheteria para o Universo do Homem-Aranha da Sony. Morbius e Madame Web ganharam reputações um tanto infames em seus lançamentos em 2022 e 2024, respectivamente, e as discussões sobre Kraven the Hunter antes mesmo de seu lançamento sugeriam uma falta de crença nos lançamentos da franquia entre o público em geral – algo que não foi ajudado pelo atraso considerável de Kraven.

Dado que os filmes do Universo do Homem-Aranha da Sony que não fazem parte da série Venom tiveram um resultado de bilheteria mundial de $162 milhões ou menos, não parece haver muito incentivo para tentar essa empreitada desafiadora, especialmente quando um novo começo poderia ser mais promissor. Agora que a trilogia de Venom terminou e os outros episódios da série mostraram-se um tanto problemáticos em termos de viabilidade para continuar a franquia, faz sentido remover um projeto aparentemente tão cedo em seu desenvolvimento que um nome nem sequer foi anunciado oficialmente pode ser uma decisão prática. Mesmo que a Sony pretenda fazer novos episódios no futuro, deixar um intervalo entre o Universo do Homem-Aranha da Sony e novos esforços parece uma decisão potencialmente frutífera, especialmente porque isso permitiria que Spider-Man: Beyond The Spider-Verse reconquistasse a confiança do público.

Palavras-chave: Sony, Universo do Homem-Aranha, Marvel, Venom, Morbius, Madame Web, Kraven the Hunter, cancelamento, bilheteria.

About Author

Rodrigo Medina