22 de Novembro de 2024
Destaques Games Tecnologia

Google anuncia o STADIA plataforma de games que promete revolucionar o mundo dos jogos virtuais!

A Google acabou de anunciar a Stadia, sua própria e aguardada plataforma de games. Trata-se de um serviço de streaming que promete levar jogos de ponta, que exigem hardware avançado para rodar, para basicamente qualquer dispositivo em qualquer parte do mundo e de forma instantânea, com os games iniciando em apenas cinco segundos direto do navegador ou […]

  • março 19, 2019
  • 4 min read
Google anuncia o STADIA plataforma de games que promete revolucionar o mundo dos jogos virtuais!

A Google acabou de anunciar a Stadia, sua própria e aguardada plataforma de games. Trata-se de um serviço de streaming que promete levar jogos de ponta, que exigem hardware avançado para rodar, para basicamente qualquer dispositivo em qualquer parte do mundo e de forma instantânea, com os games iniciando em apenas cinco segundos direto do navegador ou aplicativo próprio (Stadia).

“Descobrimos que podemos levar qualquer jogo grande para qualquer dispositivo por meio do Google Chrome”, afirmou o presidente da Google Sundar Pichai no palco da GDC 2019 em San Francisco, Estados Unidos.

O grande trunfo da gigante da tecnologia é dispensar o uso de algum console e usar data centers para realizar transmissões simultâneas para qualquer dispositivo. Inicialmente, o Stadia funciona a partir de desktops, laptops, televisores inteligentes, smartphones e tablets e deve abrir inúmeras possibilidades para jogatina remota, permitindo que a diversão comece em um dispositivo e continue em outro exatamente do ponto em que você parou.

Confira o vídeo de introdução do Stadia:

https://www.youtube.com/watch?v=AffodEEF4ho

A Google parece querer levar a situação a outro nível ao permitir que você inicie um jogo no notebook, passe para a TV da sala e, depois, prossiga no seu smartphone — e tudo sem precisar instalar nada, dependendo apenas da conexão com a internet.

Stadia Controller anunciado

A Google anunciou também o Stadia Controller. O equipamento lembra um pouco os botões estilo Xbox, dois analógicos ordenados como os controles do PlayStation e botões de acesso rápido ao compartilhamento de tela e à Google Assistente ─ essa que também terá um papel muito importante na plataforma.

Stadia Controller não terá uso obrigatório mas trará algumas facilidades de acesso como o botão do Google Assistente (Fonte: Google/Reprodução)

A nova plataforma permitirá aos gamers jogarem títulos de ponta em diversos aparelhos distintos conectados à internet sem a necessidade de um bom hardware como placas de vídeo, processadores, etc. Tudo isso porque o jogo será processado dentro do servidor da Google e transmitido simultaneamente para o seu dispositivo.

“Um lugar para todas as maneiras de jogar”, declarou Phil Harrison, um dos vice-presidentes da Google que já foi executivo tanto do PlayStation quanto do Xbox.

“O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos”, declarou Harrison, “sem a necessidade de downloads ou instalação.” Isso significa que bastará uma conexão à internet para jogar no dispositivo de sua preferência.

State Share e Google Assistente

Um dos destaques do Stadia é a possibilidade de oferecer a jogatina multiplataforma para os seus jogadores, ampliando as possibilidades dos desafios multiplayer. Sobre o “multiplayer” o Stadia tem outras características interessantes neste sentido. Quem está jogando pode selecionar um ponto exato da jogatina para compartilhar com outras pessoas — o State Share —, facilitando que espectadores se juntem aos jogos de streamers e youtubers e também a boa e velha rodada entre amigos.

Já a Google Assistente terá um papel também muito importante dentro dos jogos, ela te ajudará a concluir algumas missões em que geralmente você buscaria a solução no YouTube (como no caso da solução de puzzles, por exemplo).

Sim a plataforma terá jogos exclusivos!

A Google também anunciou hoje a formação da Stadia Games and Entertainment, uma divisão própria para o desenvolvimento de jogos exclusivos para a nova plataforma. O grupo será comandando por Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft que foi recentemente confirmada como uma das novas vice-presidentes da companhia, e é possível que ela seja responsável pelo desenvolvimento de games exclusivos para o serviço de jogos da Gigante da Web.

Enquanto os exclusivos não chegam, um dos primeiros games a oferecer suporte para o Stadia será Doom Eternal, título da id Software que rodará a 4K e 60 fps para os usuários do novo serviço de jogos da Google.

E o Brasil?

No palco da GDC 2019, a Google confirmou que o Stadia chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá — infelizmente o Brasil, ficou de fora do lançamento oficial para este ano e não há uma previsão de quando a plataforma de streaming de games da Google chegará e se chegará.

Foram prometidas novas informações sobre a plataforma no meio do ano acreditamos que seja a entrada da Google na E3.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.