30 de Outubro de 2024
Tecnologia

Intel acaba de anunciar o lançamento da solução de gráficos Intel Iris Xe MAX

A Intel acaba de lançar a solução de gráficos Intel Iris Xe MAX, desenvolvida para laptops finos e leves e já disponível para parceiros. A solução de gráficos Intel Iris Xe MAX tem como base a mesma microarquitetura Xe-LP usada em recursos gráficos Intel Iris Xe pelos processadores móveis Intel Core de 11ª Geração. Trata-se da primeira Unidade […]

  • novembro 9, 2020
  • 4 min read
Intel acaba de anunciar o lançamento da solução de gráficos Intel Iris Xe MAX

A Intel acaba de lançar a solução de gráficos Intel Iris Xe MAX, desenvolvida para laptops finos e leves e já disponível para parceiros. A solução de gráficos Intel Iris Xe MAX tem como base a mesma microarquitetura Xe-LP usada em recursos gráficos Intel Iris Xe pelos processadores móveis Intel Core de 11ª Geração. Trata-se da primeira Unidade de Processamento Gráfico (GPU) baseada na plataforma Xe da Intel, peça fundamental na estratégia da empresa para entrar no mercado de gráficos discretos. As plataformas Intel Iris Xe MAX contam com tecnologia Intel® Deep Link embutida no Intel Adaptix™, suporte PCIe de 4ª Geração e atendem a uma busca crescente por desempenho na criação de conteúdo em laptops finos e leves.

Decidimos redefinir o papel dos gráficos discretos em laptops finos e leves e atender a um segmento crescente de criadores em busca de portabilidade. Os gráficos Intel Iris Xe MAX e a tecnologia Intel Deep Link são exemplos do tipo de inovação de nível de plataforma que a Intel planeja lançar no futuro e que faz parte do nosso planejamento de tecnologia escalável Xe “, afirma Roger Chandler, vice-presidente de diretor geral para Client XPU Product and Solutions no Intel Architecture, Graphics and Software Group.

Intel Iris Xe MAX graphics, built on Intel’s 10nm SuperFin process, introduces Intel Deep Link technology, which unlocks creativity in thin-and-light laptops by aggregating multiple processing engines and a common software framework and graphics driver. It was introduced Oct. 31, 2020. (Credit: Intel Corporation)

Porque é importante: Em agosto passado, durante o Intel Architecture Day, a empresa afirmou que a microarquitetura Xe-LP irá proporcionar desempenho avançado para plataformas móveis. A solução de gráficos Intel Iris Xe foi um divisor de águas na experiência visual em PCs móveis e, combinada aos processadores móveis Intel Core de 11ª geração, oferece gráficos incríveis com baixo consumo energético além de mídia, display e IA de ponta. A combinação dos processadores Intel Core de 11ª Geração aos gráficos Intel Iris Xe e Intel Iris Xe MAX reforçam a jornada da Intel rumo à inovação e liderança do setor, possibilitando novas experiências, acesso dos desenvolvedores a um ambiente de software mais aberto e comum, além de simplificar a distribuição e validação de drivers para os clientes.

Como o Deep Link funciona: O Deep Link agrega diversos mecanismos de processamento em uma estrutura de software comum, levando novas capacidades e desempenho superior aos PCs. A estrutura favorece a criatividade do usuário de laptops finos e leves por meio da maximização do desempenho da CPU, aumentando o desempenho de criação de inteligência artificial (IA) e levando a codificação líder da indústria ainda mais longe.

Como o Deep Link funciona: A tecnologia Deep Link reúne mecanismos de processamento em uma estrutura de software comum, permitindo que os desenvolvedores de software aumentem significativamente o desempenho da carga de trabalho para a criação de seus conteúdos. As aplicações são capazes de escalonar certas cargas de trabalho em gráficos integrados e discretos. Exemplos inclusos:

·         Recurso adicional de IA que permite inferir e renderizar em ambas as GPUs para acelerar as cargas de trabalho de criação de conteúdo.

·         Combinação de mecanismos de codificação de ponta em cada GPU por meio de hipercodificação, permitindo a renderização de vídeos para revisão ou compartilhamento.

Os primeiros aplicativos habilitados para Deep Link usam o Intel Media SDK, o conjunto de ferramentas de distribuição OpenVINO da Intel e Intel VTune Profiler para quem deseja acessar todo o poder da plataforma.  Os desenvolvedores também poderão usar a tecnologia Deep Link por meio dos poderosos conjuntos de ferramentas de arquitetura cruzada oneAPI da Intel.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.