Jogamos a DEMO de Final Fantasy VII Remake – e ela é INCRÍVEL!
A versão final do game chega no dia 10 de Abril, inicialmente para PlayStation 4.
O primeiro dia da semana sempre é mais difícil de passar do que os outros, mas a Square Enix deu uma mãozinha para tornar esta segunda-feira (2) um tanto especial para nós.
De surpresa, uma demo do remake de Final Fantasy VII foi disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 e contém o primeiro capítulo do jogo que chega em abril.
Passei uma hora inteira jogando a demo, que começa com um ritmo frenético, conduzido principalmente pela trilha sonora reformulada e pela apresentação dos personagens — Cloud, Barret e companhia –, que aparecem apressados para entrar em uma usina elétrica.
A sensação de quem jogou o original de 1997 é de que tudo ali é familiar e, ao mesmo tempo, novo. O jogo está com uma roupagem moderna que se esforça em reinventar a fórmula da franquia de uma maneira não vista antes, especialmente no combate, que é, de longe, seu maior atrativo.
Deixando de lado as batalhas em turno, o combate é em tempo real, mas nada parecido com a jogabilidade um tanto truncada de Final Fantasy XV.
Aqui, os sistemas se baseiam em ataques normais e de defesa com a icônica espada de Cloud e as variações de golpes dependem da quantidade de BTA — a “mana” do jogo — acumulada pelo jogador para desferir magias e habilidades mais poderosas.
A jogabilidade se expande mais ainda quando outro personagem jogável é adicionado em sua party e é possível alternar entre os dois para realizar estratégias mais eficazes contra os inimigos.
Na demo, podemos apenas testar as habilidades de Cloud e Barret juntos, mas já é possível ver como o jogo te força a alternar entre eles e nunca ficar totalmente confortável controlando apenas um. Só de pensar em como esse sistema pode ficar com Tifa e Aerith ao lado do protagonista, é difícil de controlar a expectativa!
O clímax chega quando o jogador precisa enfrentar um chefão robótico, o Sentinela Escorpião, que coloca à prova as mecânicas de combate.
Não é simplesmente apertar desesperadamente os botões. É preciso identificar o pontos fracos do inimigo, entender como se defender e descobrir como atordoá-lo e atacá-lo de forma eficaz — ou você definitivamente verá uma tela de game over.
Os gráficos do jogo são impressionantes, mas não demonstram todo seu brilho na demo, que dura quase uma hora. Isso porque o capítulo se passa apenas em uma usina, o que limita muito a variedade de cenários, restando apenas os personagens para quebrar o padrão visual um tanto monótono.
Ao contrário da maioria dos jogadores, Final Fantasy VII Remake não está na minha lista de prioridades de 2020, mas o jogo impressiona por sua ambição e escopo.
No entanto, a demo me deu a sensação de que, quando as coisas engrenaram na história e finalmente mostraria um cenário que não se resume a peças destruídas e caixas pegando fogo, a experiência foi interrompida.
Por conta da estrutura episódica do remake, não consigo afastar o pensamento de que o primeiro episódio complete terá essa mesma sensação — principalmente por se resumir apenas em Midgar. Mas, sinceramente, espero estar errada!
Final Fantasy VII Remake tem o lançamento marcado para 10 de abril de 2020, no PlayStation 4. O jogo será lançado posteriormente para outras plataformas.