22 de Novembro de 2024
Biografias Comic Books e Literatura Destaques Séries

Luke Cage | Conheça mais sobre o novo herói sensação da NETFLIX

Você conhece o Herói de aluguel negro que é uma máquina do amor para todas as garotas? Saído diretamente do Harlem nos anos 70, Luke Cage era um novo tipo de herói. Diferente da maioria dos super-heróis da Marvel, Cage tem o pé no chão, trazendo justiça às perigosas ruas com seus punhos de aço. […]

  • setembro 30, 2016
  • 13 min read
Luke Cage | Conheça mais sobre o novo herói sensação da NETFLIX

Você conhece o Herói de aluguel negro que é uma máquina do amor para todas as garotas? Saído diretamente do Harlem nos anos 70, Luke Cage era um novo tipo de herói. Diferente da maioria dos super-heróis da Marvel, Cage tem o pé no chão, trazendo justiça às perigosas ruas com seus punhos de aço.

Ficha técnica:

luke-cage-hero-for-hire-1-3Nome: Luke Cage (legalmente mudado de Carl Lucas)

Ocupações: Super-herói, ex-herói de aluguel e dono de bar.

Identidade: Publica.

Situação Legal: Cidadão dos EUA com uma condenação revogada por tráfico de drogas.

Antigos codinomes: Poderoso, herói de aluguel e Mark Lucas.

Local de nascimento: Nova York.

Estado Civil: Casado.

Parentes Conhecidos: Esther Lucas (Mãe – Falecida), James Leonard Lucas (Pai – Falecido), James Lucas Jr. (Irmão – Ardência fria), Jéssica Jones (Esposa), Danielle (Filha).

Base de operações: Nova York.

Primeira aparição: Hero for Hire #1 (1972)

Poderes/Habilidades: Pele à prova de balas e resistente a pequenas explosões. Luke também possui força sobre-humana, sendo capaz de erguer um carro com e de trocar golpes com supertipos como o Coisa.

Quem é Luke Cage?

Vamos esclarecer uma coisinha: Luke Cage não só frequentou a escola dos cascas-grossas. Ele fez mestrado lá! Frank Plowright nos mostra como uma vida nas ruas difíceis do Harlem – e um experimento cientifico – criaram um novo herói.

Luke Cage é um homem diferente da maioria dos seus colegas super-heróis. Pra começo de conversa, ele não é rico nem um garoto de classe média que ganhou poderes por sorte. Cage enfrentou o caminho mais árduo. Na época, nem era Luke Cage, mas Carl Lucas, tentando sobreviver nas ruas do Harlem, Nova York, com seu bom amigo, Willis Stryker. Sim, ele era criminoso, mas, da forma como encarava a coisa, se alguns roubos eram necessários para sobreviver, então era o que ele faria. Lucas usava os punhos, Stryker uma faca, e a evolução deles de roubos inofensivos para grandes golpes chamou a atenção do crime organizado. Lucas teve um vislumbre do futuro e decidiu que mudaria de vida quando Stryker o incriminou por tráfico de drogas e ele acabou trancafiado na prisão Seagate.

luke-cage-classic-1280jpg-b6a0dd_51990_bbyu

Seagate era comandada por um diretor negligente e um capitão mau caráter que tinha uma equipe de guardas sádicos. Lucas era um homem orgulhoso que protestava sua inocência e não engolia sapo de ninguém. Períodos na solitária eram longos e frequentes, em geral precedidos de surras brutais. Quando a única saída parecia ser dentro de uma caixa de pinho lacrada, a salvação veio da improvável forma de um experimento criado para estimular a regeneração celular humana.

Uma chance de liberdade condicional também foi oferecida aos volutários, mas tudo foi por água abaixo graças à interferência de um velho inimigo entre os guardas. Em vez de participar da primeira de uma série de sessões controladas, Lucas recebeu uma dosagem bem mais alta do que a pretendida.

A máxima de Nietzsche de que “o que não nos mata nos fortalece” decerto se aplica a Lucas, que foi dotado de superforça, livrando-se do maquinário, ele demoliu as paredes da prisão e deu adeus a Seagate, não antes de sobreviver a uma saraivada de balas. Este era mais um bônus: balas doem, claro, mas não deixam contusões.

Nasce Luke Cage

Lucas voltou para Nova York e, ao chegar, impediu um roubo, defletindo tiros no processo. Parabenizado como herói, ele aceitou uma recompensa e seu caminho futuro estava traçado. Parando apenas para comprar uma dúzia de distintivas camisas amarelas numa loja de fantasias, ele se estabeleceu num escritório na Time Square em cima de um cinema, tornando-se herói de aluguel. Lucas adotou o nome de Luke Cage, que mantinha sua antiga identidade e, ao mesmo tempo, o lembrava do seu período preso.

cascavel-rwfSó que não foi assim tão fácil. Enquanto Luke esteve fora, Willis estivera ocupado: ignorou o assassinato da mulher que ele e Luke amavam, abraçou o crime organizado, constituiu seu território e adotou a identidade do vilão fantasiado Cascavel.

Sem saber quem Cascavel era, Luke criou sua reputação de herói de aluguel mirando os capangas dele. Quando o inevitável confronto ocorreu, Cascavel levou a pior, caindo sobre uma de suas próprias facas explosivas. Boa viagem, você pode pensar – mas, como o homem responsável por incriminar Luke, Cascavel aparentemente era o único que podia provar sua inocência. Luke Cage tinha uma boa reputação de herói agora, mas, se alguém cavasse seu passado, ele estaria encrencado.

3276199299_72ef6d115b_bO trabalho de herói de aluguel era razoavelmente bem-sucedido. Cage pegava casos de pessoas comuns que ficavam abaixo do radar dos outros super-heróis. Era um jeito de ganhar a vida, mas não fazia dele exatamente um membro da sociedade. Mesmo quando trabalhos que pagavam bem surgiram, eles envolviam coisas como voar até a Latvéria para cobrar dividas do Doutor Destino. Houve também um grande contrato quando o editor do Clarim Diário, J. Jonah Jemeson, queria que ele capturasse o Homem Aranha; isso sem contar o curto período em que ele substituiu o Coisa, no Quarteto Fantástico. Ajudar os Defensores foi um serviço não remunerado e um encontro com o Homem de Ferro fez Cage perceber que precisava de um empurrão na sua carreira, decidindo adotar a alcunha de Poderoso. Ele precisou lidar com o vilão fantasiado que usava esse nome anteriormente, mas foi só uma pequena questão de problemas de direitos autorais, resolvida com alguns socos.

Ao longo de todo o inicio da carreira de Luke, o medo de ser exposto como um fugitivo da prisão o atormentou em diversas ocasiões. Com todas as testemunhas da sua inocência mortas, tratava-se de um problema insolúvel. Mas para sorte de Cage, outro gangster chamado Cobra-Venenosa tinha filmado as drogas serem plantadas no seu antigo apartamento, o que limpou o seu nome. Enquanto recuperava essa prova, Luke aliou-se pela primeira vez ao artista marcial Punho de Ferro, alcunha dada por causa do seu punho energeticamente carregado que era “como algo feito de ferro”.

Luke Cage & Punho de Ferro

Esse encontro tirou Luke da condição de pobreza para uma vida de relativo conforto e segurança. Sob a bandana amarela com fenda nos olhos, o Punho de Ferro era Danny Rand, proprietário de uma empresa que lhe fornecia recursos quase ilimitados. Havia novos e espaçosos escritórios para os espaçosos escritórios agora para os Heróis de aluguel, um conjunto de trajes reservas e a chance de aceitar missões mais ambiciosas. O homem que raramente saíra de Nova York teve a chance de visitar o Oriente Médio e até cidades místicas de outras dimensões.

iron_fist_and_luke_cage_01

A parceria funcionou bem e só foi desfeita quando o Punho de Ferro foi aparentemente assassinado – por Luke Cage. Na verdade, um sósia do Punho de Ferro tinha sido assassinado por uma metamorfo alienígena disfarçado de Luke. Ele sabia que havia sido incriminado de novo, mas não fazia ideia do autor nem do motivo. Na verdade, tratava-se de uma tramoia do inimigo do Punho de Ferro, Mestre Khan, mas as acusações fora retiradas quando o verdadeiro Punho de Ferro apareceu vivo e saudável.

Renascimento de um herói

Ele envolveu-se numa trama organizada por Nick Fury, o diretor da SHIELD, para evitar que o estado do leste europeu da Latvéria financiasse supervilões. As memórias de todos os heróis participantes foram apagadas, então Luke foi pego completamente de surpresa pela retaliação. Ele podia sobreviver a maioria das armas convencionais, mas embora uma enorme explosão tenha deixado intacta sua pele dura como aço, seus órgãos internos sofreram enorme dano. A pegadinha é que a pela havia salvado sua vida, mas também impedia que ele fosse tratado com cirurgias convencionais. Luke entrou em coma, mas recuperou-se numa clínica secreta para super-heróis feridos.

Cage e Jessica Jones protegeram o advogado cego Matt Murdock quando foi revelado publicamente que este era o super-herói Demolidor. Negando as acusações, ele não podia utilizar suas habilidades em publico e, como seu guarda-costas, Luke acompanhou Murdock até a prisão conhecida como balsas, mas a visita deles aconteceu bem quando diversos outros heróis estavam presentes – e os internos tentaram uma fuga audaciosa! Isso deu a Luke a oportunidade da sua vida: entre os prisioneiros estava Killgrave, que abusara da sua companheira, drogado e incapaz de usar seus poderes de controle mental. Luke deu ao nefasto cidadão a sova que ele tanto merecia.

https://www.youtube.com/watch?v=T96vjUlr06Q

Vingador de aluguel

A fuga também pôs Luke em contato com o Capitão América e o Homem de Ferro, que queriam reformar os Vingadores após trágicos eventos que os separaram. Luke, que há muito deixara de se referir a só próprio como Poderoso, concordou em se juntar a eles – sob certas condições. Uma era que os Vingadores também agissem ajudando pessoas comuns a enfrentarem criminosos de rua. Assim, a sucateada área de Detroit chamada Highland Park recebeu uma visita da equipe. A ideia era debater a escória e chamar a atenção das autoridades para problemas até agora ignorados.

Guerra Civil

1266754-newavengers1Luke acomodou-se com facilidade à vida em equipe e aproveitava a companhia dos colegas Vingadores. Todos estavam presentes no seu casamento  com Jessica. Mas logo a equipe sofreu uma cisão por causa da Guerra Civil. Apesar de não usar mais sua alcunha de super-herói há muito tempo, Luke ficou do lado dos rebeldes do Capitão América por uma questão de princípios. Recusando-se a se registrar junto ao governo, Luke garantiu a segurança de Jessica e da sua filha e aguardou.

Caçado, agiu na clandestinidade, liderando uma equipe renegada de Vingadores até ser anistiado depois da queda de Norman Osborn. Autorizado pelo Capitão América a manter sua própria equipe de Vingadores, optou por deixar a vida heroica para criar a filha ao lado da mulher.

Vida Amorosa

revaconnors-smiling-photographReva Connors: Dizem que não existe amor como o primeiro, mas quando seu primeiro amor também é amado pelo seu melhor amigo, vai haver encrenca. No começo, Reva arrastava um bonde para Willis Stryker, que sabia faze-la se divertir, mas, em seu coração, Reva sabia que ele era uma semente podre.

Quando Willis exagerou na dose, Reva correu para Luke – ou Carl Lucas, como se chamava então – mas voltou para Willis quando Luke foi preso por tráfico de drogas. Mandou mal, Reva. Assassinos cobriram o carro de Willis (e ela) de balas.

csexcjwvuaiwxtqDra. Claire Temple: A doutora Claire era sócia numa clínica do Harlem dedicada a ajudar viciados a ficarem limpos. Outrora casada com o cientista Bill Foster, ela se aproximou de Luke Cage por um período e provou que era uma pessoa independente e resiliente. Sobreviveu ao rapto por gangsteres, a numerosos ataques de bandidos que queriam fechar a clinica e a um período em cana após uma prisão ilegal por assassinar um jornalista desonesto. Enfrentou tipos como o Cobra Venenosa e p Circo do Crime, mas, posteriormente, decidiu que não queria ser um alvo pelo resto da vida e deixou Cage.

Harmony Young: Harmony não era lá a moça mais esperta do mundo, mas compensava isso com uma qualidade aparentemente inerente a supermodelos: ser um baita mulherão! Talvez cansado das mulheres fortes e independentes com quem namorava, Luke descobriu a magia pura e simples da Harmony e até a ajudou a superar o seu complexo de Naomi Campbell (ela realmente era egoísta e mimada). Isso ficou claro logo no primeiro encontro: quando Luke a resgatou de um assassino, ela reclamou que tinha quebrado as unhas! Ainda assim, isso não significa que ela merecia ser seduzida por Drácula e depois morta por um demônio milenar, especialista em possuir as pessoas e matar seus parceiros. Sério, ninguém merece isso.

jessica_jones_by_mike_mayhewJessica Jones: A adolescente Jessica Jones obteve superpoderes quando o carro de sua família bateu num caminhão que transportava substancias radioativas. O preço da força, invulnerabilidade parcial e poder de voo limitado foram ficar meses em coma – e a morte de sua família. Não obtendo muito sucesso como Safira ou Cavaleira, ela julgou que suas habilidades seriam mais bem empregadas como investigadora particular, aproveitando os contatos que já tinha com os Super-Heróis. Luke foi vital para restaurar a confiança da moça, uma mulher emocionalmente frágil, e a dupla aproximou-se sem nunca formalizar sai relação. Porém quando Jessica engravidou, eles se casaram e o casal tem agora um bebê, Danielle.

Momentos Clássicos

Hero for hire 1 é uma história de origem de super-herói singular, em parte porque não é realmente uma história de super-herói! Carl Lucas (que depois viraria Luke Cage) só adquire seus poderes nas ultimas paginas. Até esta altura, a narrativa trata da dura sobrevivência nas perigosas ruas de Nova York, da descoberta do amor e de sua trágica perda – seguindo da traição e de uma pena cumprida numa prisão controlada por guardas sádicos. Mas mesmo antes de obter seus poderes, Lucas prova ter força interior de um herói. Fiel a seus princípios, ele se recusa a trabalhar para um governador corrupto, mesmo que isso lhe valha surras e um período na solitária.

Quando nosso herói ganha seus poderes – cortesia de um banho de alta pressão em produtos químicos cáusticos – ele já ganhou nosso respeito. A força de sua pele dura como aço é uma manifestação da firme determinação de sua alma. Esta edição traz realismo saibroso ao universo Marvel e, apesar do seu estilo blaxploitation dos anos 70, mantém apelo até hoje.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Herói? Saiba por onde começar a ler. AQUI!

Leia a nossa critica sobre o primeiro episódio da série Netflix. AQUI!

 

About Author

Carlos Rabello

Apaixonado por filmes, séries, Marvel e DC. Gavião Arqueiro, Capitão Frio e Demolidor nas horas vagas. Já ganhei um beijo da Jessica Jones (Krysten Ritter) e da Vespa (Evangeline Lilly). Também fui manipulado pelo Kilgrave (David Tennant). Um dia serei o maior mestre Pokemon Go do mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *