Luke Cage – Onde Começar a Ler!
Essa sexta-feira, para os fãs da Marvel de plantão, teremos um grande lançamento na Netflix: a novíssima primeira temporada de “Luke Cage”! Após o sucesso das duas primeiras temporadas de “Demolidor” e da temporada inaugural de “Jessica Jones” (que também apresentou Luke Cage ao mundo televiso), a Netflix segue com sua linha de sérias da Marvel, […]
Essa sexta-feira, para os fãs da Marvel de plantão, teremos um grande lançamento na Netflix: a novíssima primeira temporada de “Luke Cage”! Após o sucesso das duas primeiras temporadas de “Demolidor” e da temporada inaugural de “Jessica Jones” (que também apresentou Luke Cage ao mundo televiso), a Netflix segue com sua linha de sérias da Marvel, focadas em personagens urbanos e tramas um tanto mais adultas do que seu universo cinematográfico.
Luke Cage, porém, diferentemente de Demolidor, não é um personagem tão conhecido do amplo público. Mesmo nos quadrinhos, seu nível de popularidade oscilou bastante ao longo das décadas, tendo um pico ao longo dos anos 70, ficando muito menos relevante ao longo dos anos 80 e 90, e voltando ao destaque nos 15 primeiros anos do novo milênio.
Por conta disso tudo, nós aqui do AcessoGEEK decidimos facilitar a vida de nossos leitores, indicando boas coletâneas e tramas para se acostumar mais com esse grande personagem. Conforme formos falando desses trabalhos, também iremos explicar um tanto sobre a carreira de Luke Cage, seu valores, amigos, parceiros e amores. Notem: algumas dessas coletâneas são difíceis de achar no Brasil mas, dado sua relevância, achamos melhor listá-las mesmo assim.
Luke Cage: Hero for Hire (Herói de Aluguel) vol.1: Esse tomo gigante coleciona as primeiras 27 edições da série de Luke Cage, as primeiras 16 baixo o nome de ‘Herói de Aluguel’ para, a partir da edição 17, ser chamada de “Power Man” (não, não me perguntem sobre a tradução para o português). Escrita primariamente por Roy Thomas, esse volume tem seus altos e baixos, com edições muito boas, apresentando o personagem, sua origem carcerária misturada com experimento científico que deu errado e seu desejo de defender seu bairro do Harlem em NY. Nota-se aqui o claro desejo da Marvel de entrar no trem do “blaxploitation” dos anos 70, com descrições que hoje podem parecer inadequadas, ou até mesmo racistas. Seguramente um volume que é “fruto de seu tempo”.
Se você gostou desse…: Vale a pena checar os volumes posteriores também, especialmente a partir do número 50, quando a revista passou a se chamar Power Man e Punho de Ferro. Conforme a Marvel viu o interesse na revista declinar, tiveram a idéia de juntar com outra revista de “exploitation” (essa, do universo de kung-fu). O que era uma tacada comercial, acabou reforçando uma das maiores amizades dos quadrinhos, aquela entre Luke Cage e Danny Rand, que seguramente terá seu reflexo na futura série da Netflix
Cage MAX: Escrita por Brian Azarello e desenhada por Richard Corben, essa série do selo Marvel MAX pode ser facilmente descartada por não contar na cronologia oficial… mas isso seria um erro. Aproveitando da liberdade que o selo adulto da Marvel oferecia, Brian Azarello explora os limites do que uma aventura madura de Luke Cage pode ser. Na trama, Cage percebe que seu bairro está ameaçado por uma guerra entre 3 gangues rivais. A sacada dele? Oferecer seu serviço para acabar com as demais para o maior pagador! Óbvio que funciona melhor no papel e o caos – mesmo, a violência transborda – segue.
Se você gostou desse….: Vale a pena checar os volumes iniciais de “Alias”, a série de Brian Bendis que introduziu Jessica Jones aos quadrinhos. Não pela trama, mas sim pela temática adulta e pelos vínculos bastante… “fortes”… que logo na primeira edição revela junto a Cage.
Novos Vingadores (vol.1): Indo dos cantos obscuros de Marvel MAX para o puro mainstream dos Vingadores, Luke Cage mostra sua versatilidade. Logo após os eventos catastróficos causados pela Feiticeira Escarlate ao grupo tradicional dos Vingadores, o grupo disbanda. Mas quando o perigo renasce com uma fuga em massa do presídio conhecido como “A Balsa”, um novo grupo de Vingadores responde o chamado da justiça. Luke Cage está dentre eles e, dado o carinho ao personagem por Brian Bendis (sim, ele de novo), Cage ganha um grande destaque.
Se você gostou desse…: Vale a pena continuar lendo os volumes depois desse inicial, especialmente aqueles dedicados para ‘Invasão Secreta’. Cage vai ganhando cada vez mais destaque, tanto em seu papel dentro do grupo (chegando a liderar o pelotão anti-registro após a morte do Capitão América depois de Guerra Civil 1), como também em sua vida pessoal, com o casamento com Jessica Jones e o nascimento da filha dos dois, Danielle Cage.