Magneto | Conheça o mestre do magnetismo #XMENWEEK
Nome verdadeiro: Max Eisenhart Ocupações: Líder revolucionário e conquistador, Ex-regente de Genosha Identidade: Conhecido publicamente pelo nome que adotou, Erik Magnus Lensherr Situação legal: Cidadania desconhecida, com ficha criminal nos Estados Unidos Local de nascimento: Alemanha Estado Civil: Viúvo Parentes conhecidos: Jakob (Pai – Falecido), Edie (Mãe – Falecida), Erich (Tio – Falecido), Ruth (irmã […]
Nome verdadeiro: Max Eisenhart
Ocupações: Líder revolucionário e conquistador, Ex-regente de Genosha
Identidade: Conhecido publicamente pelo nome que adotou, Erik Magnus Lensherr
Situação legal: Cidadania desconhecida, com ficha criminal nos Estados Unidos
Local de nascimento: Alemanha
Estado Civil: Viúvo
Parentes conhecidos: Jakob (Pai – Falecido), Edie (Mãe – Falecida), Erich (Tio – Falecido), Ruth (irmã – falecida), Magda (Esposa – Falecida), Anya (Filha – Falecida), Wanda Maximoff (Filha – Desaparecida), Pietro Maximoff (Filho), Lorna Dane (Filha), Luna (neta).
Filiação: Irmandade de mutantes, Novos Mutantes, X-men, Acólitos.
Base de operações: Ilha de Utopia (Anteriormente Genosha)
Primeira aparição: X-men #1
Altura: 1,87 m.
Peso: 86 kg.
Poderes/Habilidades: Pode modelar e manipular campos magnéticos naturais ou artificiais, o que lhe permite, entre outras coisas, voar. Também pode ter a capacidade de controlar outras formas de energia que fazem parte do espectro magnético.
O mestre do magnetismo
O mestre do magnetismo é o maior inimigo dos X-Men. Nos mais de quarenta anos desde sua origem, Magneto provou ser um dos vilões mais complexos da Marvel. Foi líder de grupos como a irmandade, os acólitos (por um curto período de tempo) até dos X-men! Considerado inúmeras vezes, já chegou a comandar uma nação! Por isso, prepare-se para conhecer ainda mais esse incrível vilão da Marvel.
Existe uma contradição inerente em Magneto. Eis um homem que se apresenta num uniforme vermelho errante, com uma capa roxa (um claro sinal de orgulho e do valor que ele acredita ter) e seu característico capacete em formato de balde.
Ele flutua pela superfície da terra, desafiando a gravidade ao repelir o campo magnético do planeta com suas habilidades mutantes. Além disso, tentou conquistar o mundo várias vezes e, quando não está preso, conta entre os criminosos mais procurados de que se tem notícia. Ainda assim, mantém a aura de mistério ao seu redor. Por exemplo, qual é seu verdadeiro nome?
Fator X
Seu antigo parceiro de discussões, o professor Charles Xavier, refere-se a seu ocasional aliado como “Magnus”, e embora ele responda por esse nome, também atende por Erik Lensherr, muito mais mundano ao se comparar com apelidos elaborados como “O Criador” e “O Peregrino Branco”. Apenas recentemente, no entanto, sua verdadeira origem foi revelada (ainda que seja desconhecida de todos que o cercam). Seu nome real é Max Eisenhardt, nascido na Alemanha no final da década de 1920.
O jovem Magneto é um sobrevivente do campo de concentração nazista onde sua família morreu durante a 2° Guerra Mundial. Apesar de sua idade avançada, ele não parece um velhote caquético. Muito pelo contrário, Magneto possui uma aparência invejável, tudo graças a um plano que deu errado. Usando engenharia genética, ele criou Alfa, o mutante supremo, que rapidamente evoluiu muito além de seu criado. Percebendo a moral contraditória de Magneto, Alfa o reverteu à infância a fim de lhe dar a oportunidade de crescer novamente, livre de eventos terríveis que deturparam sua personalidade. Mas infelizmente, duraram apenas alguns meses, pois Magneto foi restaurado à idade adulta por um alienígena que precisava de peões na luta contra os X-Men. Como um efeito colateral desse evento, Magneto foi restaurado ao ápice da sua forma física, e não à sua idade cronológica real.
Uma grande amizade
Depois da guerra, Magneto se casou, mas a tragédia o acompanhou novamente quando sua filha morreu e sua esposa, grávida de gêmeos, o abandonou (sim! Estamos falando de Pietro e Wanda). A essa altura, Magneto já possuía um grande domínio de seus poderes e foi para o recém-formado estado de Israel, na esperança de provar um pouco de normalidade (ou algo porto disso) entre outros sobreviventes do Holocausto. Foi lá que conheceu seu “grande” amigo mutante Charles Xavier, e os dois acabaram chegando a pontos de vista bem diferente sobre o futuro dos mutantes entre os humanos temerosos e hostis. Magneto acreditava que apenas o domínio da humanidade poderia garantir um ambiente seguro para os mutantes. Em termos de pensamento politico, essa visão seria parecida com as opiniões de outros dois infames déspotas, Lenin e Hitler. Magneto e Xavier juntaram forças para resgatar uma colega, mas ao descobrirem um esconderijo com ouro nazista, Magneto ficou com o metal para financiar suas futuras operações.
Magneto chamou a atenção do mundo pela primeira vez e pouco antes dos X-men. E mesmo naquela ocasião, ele sabia como fazer uma entrada triunfal. Interferindo a distância no lançamento de vários foguetes do exército estadunidense, ele invadiu uma base militar de lançamento, todo paramentado em seu uniforme chamativo, e assumiu o controle de cada míssil do local. Se Xavier reconheceu o homem com o qual passou várias horas discutindo p futuro dos mutantes, não deu nenhuma indicação quando mandou os X-men para detê-lo.
O Resultado, como em muitas vezes, foi empate, como os X-men impedindo os planos de Magneto, mas com o vilão escapando sem ser capturado.
Massacre
Quando o professor Xavier apagou a mente de Magneto, achou que estava fazendo do mundo um lugar melhor. Mas quem teria imaginado que a parte mais maligna da mente de Magneto iria se implantar nas profundezas da mente de Xavier?
Na verdade ninguém, o que tornou o surgimento de Massacre – um ser maléfico que tinha muito mais que uma mera semelhança com o mestre do magnetismo – ainda mais surpreendente. Depois que ficar escondido na mente de Xavier por meses, alimentando-se de seus pensamentos mais sombrios. Massacre surgiu exibindo todos os poderes telepáticos de Xavier e, pra piorar, um controle total das forças magnéticas. Foi necessário o poder combinado dos X-men, do Quarteto Fantástico e dos vingadores para resgatar Franklin Richards da fortaleza de Massacre e destruir a ameaça psíquica. Muitos heróis morreram na batalha final, mas renasceram num universo alternativo e acabaram voltando ao seu próprio mundo. No entanto quanto menos se falar a respeito disso, melhor.
Momento Clássico
Em 1963, Stan Lee e Jack Kirby estavam na crista da onda. O Quarteto Fantástico era um tremendo sucesso e em seguida vieram Homem- Aranha, O Incrível Hulk e Os Vingadores. Quando Lee estava pensando numa boa equipe, queria fazer algo diferente. A ideia de heróis mutantes dominaria a Marvel um dia, mas naquela época era algo novo e original. A equipe de adolescentes desajustados atuando com seu mestre e mentor, o professor Xavier, combatendo um vilão totalmente inédito… Magneto.
Joseph
Houve também um clone de Magneto, chamado de Joseph, feito por Astra, que originalmente pretendia usá-lo para se vingar de Magneto. Esse clone apareceu sem memória na floresta amazônica no norte do Brasil e tinha uma moral menos maniqueísta que a do Magneto original. Mais tarde ele encontrou os X-Men que o enfrentaram, pensando que fosse Magneto. Durante um curto período ele atuou do lado da equipe mutante até que o verdadeiro Magneto retornou. Ele aproveitou a existência do clone que todos acreditavam ser ele para colocar em prática o seu plano de criar uma nação mutante na Terra no evento chamado Guerra Magnética. O seu clone ajudou a impedí-lo sacrificando a própria vida. Porém, mesmo assim a ONU se intimidou com as ameaças de Magneto e deu a ele soberania sobre a nação de Genosha.
Nos cinemas
Ian McKellen interpreta Magneto na trilogia de filmes dos X-Men. No primeiro filme, ele é o principal vilão, sequestrando Vampira para operar uma máquina que induz mutações (que transformaria os líderes da Terra em mutantes). Em X2, após se libertar da prisão, Magneto se une aos X-Men para combater o Coronel William Stryker – para em certo ponto tentar matar os humanos normais usando a cópia do Cérebro construída por Stryker. Em X-Men: The Last Stand, Magneto convoca um exército para atacar a ilha de Alcatraz, onde uma cura para mutações estava sendo criada. Durante a batalha de Alcatraz, Fera injeta a cura em Magneto, mas na cena final do filme mostra-se que ele aparentemente está recuperando os poderes.
Em 2011, foi lançado X-Men: First Class, uma prequela mostrando as origens dos X-Men. No filme, Erik Lensherr, interpretado por Michael Fassbender, começa a caçar oficiais nazistas que trabalharam no campo de concentração em que esteve preso, principalmente Sebastian Shaw, o assassino de sua mãe. Lensherr conhece Charles Xavier e usou seus poderes ao lado dos X-Men para deter Shaw, mas no final se desentende com o amigo e cria a Irmandade de Mutantes. No filme, é revelado que o capacete que bloqueia a telepatia de Xavier foi criado pelos soviéticos para Shaw, e que o nome Magneto foi cunhado por Mística.
No filme “Wolverine Imortal” (The Wolverine), ele aparece nas cenas finais com Charles Xavier dizendo algo sobre novas armas dos humanos para caçar mutantes, possivelmente o Esquadrão Sentinela.
Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Ian McKellen retorna ao seu papel de Magneto No Futuro, e Michael Fassbender interpretou Magneto No passado (Jovem).
Em X-Men: Apocalipse, Michael Fassbender voltará como Magneto na versão Jovem agora sendo um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse onde estão a Psylocke,Arcanjo,ele e a Tempestade que irão enfrentar os X-men.