Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno voltam a ficar alinhados e visíveis a olho nu
Desde ontem (quarta-feira, 20), é possível ver a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados durante o pôr do sol pelas próximas semanas. No início deste ano – entre janeiro e fevereiro – também foi possível ver o alinhamento, mas apenas ao nascer do sol, pois os planetas estavam à nossa frente. Como passou-se seis meses […]
Desde ontem (quarta-feira, 20), é possível ver a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados durante o pôr do sol pelas próximas semanas.
No início deste ano – entre janeiro e fevereiro – também foi possível ver o alinhamento, mas apenas ao nascer do sol, pois os planetas estavam à nossa frente. Como passou-se seis meses do advento e devido ao movimento de translação dos planetas, “agora, os vemos do nosso ‘espelho retrovisor'”, afirma David Dickinson do site Universe Today para a BBC.
No inverno o céu é mais limpo, então se você tiver a oportunidade de ir para lugares afastados da cidade grande e da poluição, poderá presenciar um espetáculo raro da natureza, pois a próxima vez que os cinco planetas ficarão alinhados e visíveis a olho nu será apenas em 8 de setembro de 2040!
Não será difícil localizá-los durante o pôr do sol, já que Júpiter e Vênus se destacam no céu mesmo quando o sol ainda está para se esconder, Marte é avermelhado e Saturno, amarelado, e ambos brilham com intensidade semelhantes. Mercúrio que será o grande desafio, já que o planeta é muito pequeno e o mais próximo do sol, ele vai embora rapidamente no horizonte. Na ordem, depois do sol você verá Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno.
Uma boa dica para diferenciar um planeta de uma estrela é fechar um olho e verificar se o astro cintila ou não. Planetas não cintilam, se isso acontecer, é porque é uma estrela. Um aplicativo bom de celular para localizar os astros no céu é o SkyView Free, que te ajuda a identificar constelações, estrelas, planetas e satélites e para o computador o Stellarium certamente não te deixará na mão.