GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025
18 de Janeiro de 2025
Tecnologia

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno voltam a ficar alinhados e visíveis a olho nu

Desde ontem (quarta-feira, 20), é possível ver a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados durante o pôr do sol pelas próximas semanas. No início deste ano – entre janeiro e fevereiro – também foi possível ver o alinhamento, mas apenas ao nascer do sol, pois os planetas estavam à nossa frente. Como passou-se seis meses […]

  • julho 21, 2016
  • 2 min read
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno voltam a ficar alinhados e visíveis a olho nu

Desde ontem (quarta-feira, 20), é possível ver a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados durante o pôr do sol pelas próximas semanas.

No início deste ano – entre janeiro e fevereiro – também foi possível ver o alinhamento, mas apenas ao nascer do sol, pois os planetas estavam à nossa frente. Como passou-se seis meses do advento e devido ao movimento de translação dos planetas, “agora, os vemos do nosso ‘espelho retrovisor'”, afirma David Dickinson do site Universe Today para a BBC.

No inverno o céu é mais limpo, então se você tiver a oportunidade de ir para lugares afastados da cidade grande e da poluição, poderá presenciar um espetáculo raro da natureza, pois a próxima vez que os cinco planetas ficarão alinhados e visíveis a olho nu será apenas em 8 de setembro de 2040!

Vênus e Júpiter durante o pôr do sol em julho de 2015 | Foto: Amanda Leardine - do celular
Vênus e Júpiter durante o pôr do sol em julho de 2015 | Foto: Amanda Leardine – do celular

Não será difícil localizá-los durante o pôr do sol, já que Júpiter e Vênus se destacam no céu mesmo quando o sol ainda está para se esconder, Marte é avermelhado e Saturno, amarelado, e ambos brilham com intensidade semelhantes. Mercúrio que será o grande desafio, já que o planeta é muito pequeno e o mais próximo do sol, ele vai embora rapidamente no horizonte. Na ordem, depois do sol você verá Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno.

Uma boa dica para diferenciar um planeta de uma estrela é fechar um olho e verificar se o astro cintila ou não. Planetas não cintilam, se isso acontecer, é porque é uma estrela. Um aplicativo bom de celular para localizar os astros no céu é o SkyView Free, que te ajuda a identificar constelações, estrelas, planetas e satélites e para o computador o Stellarium certamente não te deixará na mão.

About Author

Amanda Leardine

Sou estudante de jornalismo, tenho sede por conhecimento e pelo aprendizado. O estudo sobre ciências e cultura ocupam boa parte do meu tempo, acredito que entrar em contato com outras culturas é a melhor forma de conhecermos a nós mesmos, aproveito isso o máximo possível, principalmente por ter a sorte de ter nascido em um país tão diversificado como o Brasil. Sou apaixonada por ficção científica e estou sempre a procura de algo novo para conhecer.