Mística | Conheça mais sobre a mutante metamorfa #XMENWEEK
Nome verdadeiro: Não revelado Alter ego: Raven Darkhölme Local de nascimento: Não revelado. Nacionalidade: Estados Unidos (segundo o registro criminal) Primeiras aparições: (como Raven) Ms Marvel #16 (1978); (como Mística) Ms. Marvel #18 (1978). Afiliações: X-Men; Irmandade de Mutantes; Força Federal; X-Factor; Corporação X; Instituto Xavier Para Jovens Superdotados; DARPA; Clarim Diário. Parentes conhecidos: Christian […]
Nome verdadeiro: Não revelado
Alter ego: Raven Darkhölme
Local de nascimento: Não revelado.
Nacionalidade: Estados Unidos (segundo o registro criminal)
Primeiras aparições: (como Raven) Ms Marvel #16 (1978); (como Mística) Ms. Marvel #18 (1978).
Afiliações: X-Men; Irmandade de Mutantes; Força Federal; X-Factor; Corporação X; Instituto Xavier Para Jovens Superdotados; DARPA; Clarim Diário.
Parentes conhecidos: Christian Wagner (ex-marido, falecido), Kurt Wagner (Noturno, filho), Graydon Creed (filho, falecido), Anne Marie (Vampira, filha adotiva), Miles Ralph Brickman (marido), Gloria Brickman (filha adotiva), Talia Wagner (Nocturna, neta em realidade alternativa).
Altura: 1,52m
Peso: 54kg
Olhos: Amarelos
Cabelo: Vermelho
Criadores: Chris Claremont, Dave Cockrum
HISTÓRIA
Desde muito nova, Raven Darkholme aprendeu a ter controle sobre seu dom mutante de transmutação, podendo manter sempre falsa aparência alienigica. De acordo com um retcon escrito pelo roteirista Chuck Austen, ela teve um relacionamento, na Alemanha, com o mutante Azazel (enquanto era casada com o Barão Christian Wagner) até o dia em que ela deu à luz Kurt Wagner, um mutante dotado de pele azul e aparência demoníaca (parecido com Azazel), que mais tarde se tornaria o Noturno, integrante dos X-Men.
O barão começa a suspeitar de sua mulher, e ela o mata. Seu filho ao nascer se assemelhava a um demônio azul. A população assustada tenta linchar a mãe e a criança, Raven foge e joga seu filho no rio.
Incapaz de mostrar seu verdadeiro rosto, com medo de discriminação, Mística se tornou mestre em criar novas identidades e mentir para garantir sua sobrevivência com os humanos. Mas usar seus poderes em prol da humanidade mostrou-se cada vez mais difícil e a cada insucesso ela ficava mais frustrada e raivosa. Em razão disso, passou a acreditar que a humanidade era sua ferrenha inimiga.
Com a identidade Leni Zauber, teve um caso com Dentes de Sabre que resultou em um filho humano, Graydon Creed, que tempos depois o abandonou em um colégio interno, visto que ela nunca aceitou sua condição de humano.
Mística veio a atuar como mercenária, trabalhando para a H.I.D.R.A. Teve um longo caso com Irene Adler, a mutante Sina – uma mutante cega com o dom de ver o futuro – as duas adotaram uma jovem que mais tarde seria conhecida como Vampira.
IRMANDADE DE MUTANTES
Infiltrada no pentágono, foi responsável pela segunda formação da Irmandade de Mutantes, que ganhou notoriedade ao tentar assassinar o senador Robert Kelly, um ativista anti-mutante que queria se candidatar a presidência.
Eles foram impedidos nessa e em muitas outras ocasiões pelos X-Men. Mas na primeira batalha contra a equipe, Kurt se impressiona com a semelhança que ele tem com Mística. Sina e posteriormente sua filha adotiva Vampira integravam essa irmandade.
Quando Wolverine, Tempestade e Carol Danvers invadiram o Pentágono para apagar os dados sobre os X-Men, Vampira os intercepta mas é derrotada por Tempestade que com seus poderes jogou Vampira para longe do Pentágono. Mística então tenta deter Danvers de apagar as informações mas é detida por ela e foi presa, porém fugiu horas depois e seu disfarce quase no FBI quase foi comprometido.
O fanatismo de Mística e a sua incapacidade de ajudar no controle dos poderes de Vampira, fez com que essa pedisse ajuda a Charles Xavier e passasse então a integrar os X-Men, partindo o coração de sua “mãe”. Vampira era o terceiro filho que ela perdia.
FORÇA FEDERAL E A MORTE DE SINA
Com o sentimento anti-mutante crescendo cada vez mais na população, o governo americano lançou o Projeto Despertar. Ainda infiltrada no pentágono e com contato direto com Val. Cooper, ela conseguiu indulto pelos crimes cometidos por sua equipe ao conseguir vincular a Irmandade ao governo americano com o nome de Força Federal. Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo governo.
Em uma das missões, Mística recebe ordens de Val Cooper para, junto com Forge, defender a Ilha Muir de um ataque dos Carniceiros. Mística inicialmente se recusa por acreditar que Forge era responsável pela morte de Vampira mas ela não teve escolha e teve que ir com o homem que tanto odiava mesmo assim. Sina prevê sua própria morte e um futuro relacionamento entre Mistica e Forge. Sina aceita o seu destino e deixa ser morta por Legião, fazendo Mística ficar mentalmente instável.
Devido à uma desastrosa missão que resultou na baixa de muitos membros, a Força Federal acabou.
Mística foi amparada por Forge, que tinha terminado seu relacionamento com Tempestade recentemente. Eles iniciaram um romance, sendo que Mística aproveitou esse tempo para investigar os experimentos de Forge.
X-FACTOR
Uma nova formação do X-Factor assumiu o lugar da Força Federal como conexão do governo, mediada por Charles Xavier e Valerie Cooper.
Reapareceu um tempo depois tentando matar Legião, o assassino de Sina. Mística foi então capturada pelo X-Factor e obrigada, por meio da implantação de um inibidor neural que a impedia de usar livremente seu poder, a trabalhar com a equipe como pena de seus atos.
Mesmo sendo mantida em constante vigilância pelos demais membros da equipe, com o tempo ela conseguiu desativar o inibidor, mas permaneceu no grupo por razões próprias, até que um menino mutante que ela protegia, Trevor Chase, foi agredido por militantes dos Amigos da Humanidade. Como vingança, ela planejou com sucesso a morte do líder da entidade: seu próprio filho Graydon Creed. Ela, em seguida, abandonou o X-Factor, quando descobriu que o governo havia implantado Dentes de Sabre para matar o grupo.
Posteriormente atuou como operativa secreta do Professor Xavier, em missões arriscadas e secretas, em troca de proteção contra os inúmeros inimigos que adquiriu e ameaçavam sua vida. Porém, quando tentou trair o Professor, foi dispensada.
X-MEN
Mística se infiltra na mansão X se fazendo passar por uma aluna mutante chamada Rapoza, tentando acabar com o já desgastado relacionamento de Vampira e Gambit o qual não considera à altura de “sua filha”. Mística tenta seduzir Gambit de várias formas, inclusive se transformando na Vampira, dizendo que dessa forma não seria traição. Onyxx, um integrante de seu esquadrão, se apaixona por Rapoza e não aceita bem a rejeição.
A identidade de Mística é revelada e ela demonstra o interesse de ser uma X-Men. Mesmo com tanta desconfiança que todos têm por tudo que fez e com a desaprovação de Vampira, resolvem fazer uma votação e ela continua na Mansão. Mística tenta aproximar Vampira do mutante Pulse sem muito sucesso.
Vampira se torna líder de uma das formações de X-Men e passa a mostrar um lado decidido e frio. Criou a mais contraditória equipe de X-Men, entre suas polêmicas decisões, uma das mais ousadas foi colocar Mística na equipe para poder estar sempre de olho e cada passo dela. Na equipe, Mística enfrentou os Filhos da Câmara, os gêmeos Estrela Polar e Aurora, os Acólitos, Pandêmico e Hecatombe. Além disso, Mística seduz Homem de Gelo.
PROCURA-SE MÍSTICA
A mando de Ciclope, Wolverine é enviado para um definitivo acerto de contas com Mística. A alegação foi a recente traição aos X-Men, a equipe mutante desconhece a verdadeira razão da traição. Wolverine consegue rastreá-la e solta toda sua fúria contra sua antiga parceira mas Mística escapa de todas as formas, mostrando muita malícia e improvisação.
Na fronteira do Iraque com a Síria, Mística se faz passar por prostituta onde mata um senador e passa sê-lo, tendo agora escolta militar. Wolverine se infiltra ao QG militar de Bagdá após se passar por homem bomba, onde ele encontra Mistica se passando pelo senador, que novamente foge da batalha. Indignada por ter sido chamada de covarde, ela para a fuga e o enfrenta numa acirrada disputa que acaba em duplo nocaute, Wolverine se recupera e deixa Mística a mercê no deserto e gravemente a ferida.
DESTINO MANIFESTO
Mas Mística não morreria assim tão facil, após escapar misteriosamente do deserto, sua atenção foi para o Homem de Gelo, com quem estava aficionada desde sua participação nos X-Men. Ela se disfarça na Opal Tanaka, ex namorada de Bob e voltam a namorar. Até que Bob descobre que Opal era, na verdade, Mística, que atira com sua arma no confuso Homem de Gelo e o joga para fora do avião.
Depois disso, Mística começa a perseguir Bob. Disfarçada de médico, policial montado, etc Mística estava obcecada por Bob e, se não podia tê-lo, o mataria. Bob conta que sabe o que Wolverine fez com ela, que ela deve ter uns 100 anos e nunca se aproximou de ninguém, que nem sempre as pessoas que amamos também nos amam. Mas Mística se atira de uma ponte. Os X-Men fazem uma busca pelo rio mas não a encontram.
PODERES E HABILIDADES
Mística pode fazer com que os átomos do seu corpo dupliquem qualquer humanóide de qualquer sexo, usando qualquer tipo de roupa. Ela pode duplicar precisamente padrões de retinas, dedos, pele e cordas vocais. Pode aumentar seu volume, mas não a sua massa. O poder de Mística lhe concede um retardo no envelhecimento, cura rápida e imunidade a drogas e venenos.
Além disso, é uma combatente altamente qualificada, atriz, atiradora e estrategista em operações terroristas e de comando.
CINEMA
Na trilogia original, Mística foi interpretada pela atriz e ex-modelo norte-americana Rebecca Romijn. A personagem sofreu alterações em sua aparência na sua adaptação dos quadrinhos para o filme.
Em 2011, no filme X-Men: Primeira Classe, quem assumiu o papel, interpretando uma versão jovem, foi a atriz Jennifer Lawrence. Neste mesmo filme, Romijn ainda faz uma aparição não-creditada no filme, quando Raven se transforma em uma versão adulta reagindo a Magneto dizendo que “talvez em alguns anos” aceitaria dormir com ela. Morgan Lily interpretou a mutante na versão infantil.
Jennifer Lawrence reprisou o papel em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e irá reprisar em X-Men: Apocalipse.