Morre Cacá Diegues aos 84 anos – Saiba quem foi talentoso cineasta brasileiro
Cineasta Cacá Diegues foi responsável por grandes obras do cinema nacional.

O renomado cineasta Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira (14) aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele deixa sua esposa, a produtora Renata Magalhães, e dois filhos.
Legado no Cinema Novo
Um dos principais nomes do Cinema Novo, Diegues dirigiu clássicos do cinema nacional como Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Deus é Brasileiro (2003). Nascido em Maceió, em 1940, Carlos Diegues se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde se envolveu com o movimento estudantil e cultural nos anos 1960. Seu primeiro longa-metragem solo, Ganga Zumba (1963), é considerado o primeiro filme brasileiro com protagonistas negros.
Filmografia e Contribuições
Com uma filmografia marcada por um forte viés político e social, Cacá Diegues refletiu as transformações do Brasil, abordando temas como a escravidão, a ditadura militar e a identidade nacional. Seu filme Bye Bye Brasil é um marco na cinematografia nacional, retratando as mudanças no país através da trajetória de artistas itinerantes.
Reestruturação do Cinema Nacional
Nos anos 1990, Diegues foi um dos responsáveis pela reestruturação do cinema nacional, atuando na criação da retomada do setor após o desmonte promovido pelo governo Collor. Em 2018, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o também cineasta Nelson Pereira dos Santos.
Últimos Trabalhos
Seu último filme lançado foi O Grande Circo Místico (2018), e ele havia filmado a continuação de Deus é Brasileiro, ainda inédita.
Cacá Diegues deixa um legado inestimável para o cinema brasileiro e uma obra que continuará a ser estudada e admirada por gerações. Sua contribuição para a cultura e o cinema do Brasil é imensurável, e ele será sempre lembrado como um dos grandes mestres da sétima arte.
Palavras-chave: Cacá Diegues, Cinema Novo, Cineasta, Bye Bye Brasil, Xica da Silva, Deus é Brasileiro, Academia Brasileira de Letras, Cinema Brasileiro.