21 de Novembro de 2024
Tecnologia

NASA enviará espaço-nave para Bennu, asteroide que pode atingir a Terra no século XXII

Em setembro de 2016, a NASA vai lançar a espaço-nave OSIRIS-REx para um asteroide próximo à Terra para recolher uma amostra pura do material da superfície dele e trazê-la de volta para a Terra para estudos. O alvo, chamado Bennu, é um asteroide primitivo que acredita-se conter moléculas que pode ter sido as precursoras para a […]

  • agosto 4, 2016
  • 2 min read
NASA enviará espaço-nave para Bennu, asteroide que pode atingir a Terra no século XXII

Em setembro de 2016, a NASA vai lançar a espaço-nave OSIRIS-REx para um asteroide próximo à Terra para recolher uma amostra pura do material da superfície dele e trazê-la de volta para a Terra para estudos. O alvo, chamado Bennu, é um asteroide primitivo que acredita-se conter moléculas que pode ter sido as precursoras para a vida no nosso planeta. Quando OSIRIS-REx chegar em Bennu em 2018, ele ficará lá por um ano pesquisando o asteroide com um conjunto de instrumentos científicos. Os dados que forem colhidos permitirão que cientistas criem mapas detalhados  que mostrem a abundância relativa de minerais e outros materiais ao longo da superfície de Bennu.

Assim que um local adequado para amostragem for identificado, a espaço-nave se aproximará lentamente do asteroide e usará um dispositivo ligado a um braço mecânico para extrair pelo menos de 2 onças (cerca de 56 gramas) a 4.4 libras (cerca de 2 quilos) de material da superfície. A amostra de Bennu será entregue à Terra em 2023.

Bennu causa polêmica devido as chances de ele atingir o planeta Terra no ano 2135 (a chance é de 1 em 2,5 mil), cientistas afirmam que o impacto pode acontecer, mas ele não destruirá o planeta.

Fonte: NASA’s Goddard Space Flight Center

About Author

Amanda Leardine

Sou estudante de jornalismo, tenho sede por conhecimento e pelo aprendizado. O estudo sobre ciências e cultura ocupam boa parte do meu tempo, acredito que entrar em contato com outras culturas é a melhor forma de conhecermos a nós mesmos, aproveito isso o máximo possível, principalmente por ter a sorte de ter nascido em um país tão diversificado como o Brasil. Sou apaixonada por ficção científica e estou sempre a procura de algo novo para conhecer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *