NVIDIA lança novas placas RTX 3050 para notebooks gamer
A Nvidia anunciou as novas placas de vídeo RTX 3050 e RTX 3050 Ti para notebooks. A chegada das GPUs garante tecnologias como aceleração de Ray Tracing por hardware e suporte a DLSS 2.0 em modelos gamer intermediários. Segundo a fabricante, modelos equipados com os componentes são capazes de entregar gameplay em Full HD a 60 fps de forma estável em […]
A Nvidia anunciou as novas placas de vídeo RTX 3050 e RTX 3050 Ti para notebooks. A chegada das GPUs garante tecnologias como aceleração de Ray Tracing por hardware e suporte a DLSS 2.0 em modelos gamer intermediários. Segundo a fabricante, modelos equipados com os componentes são capazes de entregar gameplay em Full HD a 60 fps de forma estável em games como Call of Duty: Cold War e Minecraft RTX, além de performance mais expressiva em games competitivos. Embora já estejam disponíveis para as marcas de notebooks, ainda não há informações sobre laptops previstos para chegar ao mercado nacional equipado com as novas GPUs.
Em termos de games, o maior enfoque das placas é a cena de esports. A Nvidia afirma que notebooks com a RTX 3050 Ti poderão rodar games como Overwatch, Rainbow Six Siege (R6) e Valorant a 144 fps com latência abaixo de 25 ms em virtude da tecnologia Reflex. Quanto menor esse número, maior a vantagem em games competitivos.
Outro recurso comum às duas novas GeForce – bem como às demais RTX 30 – é a oferta do Nvidia Broadcast com suporte a Inteligência Artificial. O app se destina a quem pretende usar o notebook para fazer streaming de partidas e oferece uma série de recursos para otimizar a transmissão, como remover fundos, ruídos indesejados e ecos via IA.
Segundo a Nvidia, as novas placas tornarão o acesso a Ray Tracing e DLSS 2.0 mais barato. Enquanto a primeira tecnologia engloba uma série de técnicas que visam simular o comportamento real da luz, o DLSS 2.0 usa Inteligência Artificial para aumentar a resolução final de jogos, possibilitando rodar games a resoluções nativas mais baixas, mas com qualidade de imagem superior.
Em termos de especificações técnicas, a RTX 3050 é a mais simples das duas. A placa tem 2.048 núcleos CUDA, 16 núcleos RT para Ray Tracing e 64 núcleos Tensor, usados em processamento de IA. A placa tem ainda 4 GB de RAM GDDR6. Por fim, as velocidades da RTX 3050 ficam em 1.500 MHz com turbo acionado.
A RTX 3050 Ti tem um processador gráfico formado por mais núcleos: são 2.560 CUDA, 20 RT e 80 Tensors. Com o turbo, a placa acelera a 1.485 MHz e, assim como a RTX 3050, oferece 4 GB de GDDR6 dedicados conectados por 128 bits à GPU.