Pai da bossa nova, João Gilberto comemora seus 85 anos nesta sexta-feira
É impossível pensar em bossa nova ou na música brasileira em geral e não citar João Gilberto. O cantor tem ficado permanentemente em sua casa no Rio de Janeiro nos últimos anos, nunca sai de lá, só se for por algo muito necessário, e de acordo com sua fiilha, Bebel Gilberto, é assim que será […]
É impossível pensar em bossa nova ou na música brasileira em geral e não citar João Gilberto. O cantor tem ficado permanentemente em sua casa no Rio de Janeiro nos últimos anos, nunca sai de lá, só se for por algo muito necessário, e de acordo com sua fiilha, Bebel Gilberto, é assim que será o seu aniversário também neste ano, sem grandes comemorações.
Não há novidades no mundo da música envolvendo o pai da bossa nova, mas em 2013, o banco Opportunity pagou por volta de R$ 10 milhões ao músico para remasterizar e relançar quatro de seus primeiros discos, entre eles o “Chega de Saudade” (1959), um clássico da música brasileira. Este álbum está em quarto lugar na lista feita pela revista Rolling Stone dos 100 maiores discos da música brasileira, o compositor ainda emplacou mais outros 3 nesta lista. Mas não, meus amigos, estes álbuns ainda não estão disponíveis nas lojas para comprarmos pois apesar de estarem prontos desde 2014, ainda há em curso uma disputa judicial sobre os direitos autorais com a gravadora EMI, além de Gilberto não ter se dado por contente com a qualidade e se recusa a liberá-los. Pois é, ainda tem muito chão pela frente…
Muitos podem dizer que João é rabugento, mas o jornalista e produtor musical Nelson Motta o defende: “João Gilberto é a mais serena e a mais carinhosa das criaturas. Sua sensibilidade é tão grande que ele fica irritado quando o som não está perfeito. Tudo por puro amor a música”.
É aí que entramos no debate de quantidade x qualidade. Não cabe a nós decidirmos, mas se João preza pela qualidade que seu ouvido absoluto ainda não reconheceu, é assim que será até segunda ordem.
Segue abaixo as 10 músicas mais tocadas de João Gilberto, segundo a Ecad:
Fontes: Folha de S. Paulo e EBC