30 de Outubro de 2024
Destaques Games

PlayStation 5 terá retrocompatibilidade, SSD e gráficos em 8K, confira todas as informações divulgadas até agora;

Ainda temos pouquíssimas informações sobre a próxima geração de consoles e isso inclui o PlayStation 5, mas o chefe de arquitetura e produtor do PlayStation 4 e do PS Vita, Mark Cerny, garante que as melhorias de performance do aparelho irão muito além da parte visual. Em entrevista ao Wired, compartilhada pelo perfil oficial de […]

  • abril 16, 2019
  • 3 min read
PlayStation 5 terá retrocompatibilidade, SSD e gráficos em 8K, confira todas as informações divulgadas até agora;

Ainda temos pouquíssimas informações sobre a próxima geração de consoles e isso inclui o PlayStation 5, mas o chefe de arquitetura e produtor do PlayStation 4 e do PS Vita, Mark Cerny, garante que as melhorias de performance do aparelho irão muito além da parte visual.

Em entrevista ao Wired, compartilhada pelo perfil oficial de PlayStation no Twitter, o chefe de arquitetura disse que o console terá retrocompatibilidade ao PlayStation 4 e terá suporte a SSD, além de gráficos em 8K.

Além disso, o console virá com um chip AMD para áudio 3D, que permitirá uma melhor experiência de até mesmo para usuários que não estiverem utilizando fones de ouvido, tecnologia de ray tracing, que reproduz efeitos de luz e sombra de forma mais fiel à realidade, e suporte ao PSVR.

A CPU (unidade central de processamento) do próximo PlayStation será baseada na terceira geração da linha Ryzen da AMD, enquanto a GPU (unidade de processamento gráfico) é uma versão modificada da linha Navi da Radeon.

“Se você deseja realizar testes para checar se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos são capazes de ouvir os passos dos jogadors, o ray tracing é util para isso”, disse Cerny ao Wired.

Na verdade, o áudio é uma das melhorias sobre a qual Cerny mais se empolga para comentar. O chip AMD permitirá áudio em 3D, e isso, de acordo com Cerny, é a chave para mergulhar os jogadores ainda mais fundo. Isso naturalmente levou à discussões sobre o PlayStation VR, e, ainda que não tenha havido a confirmação de um novo modelo, o atual funcionará no console da próxima geração.

Em relação à tecnologia de SSD, Cerny disse ao Wired que durante um teste de Spider-Man em developer kit, uma espécie de protótipo, do novo PlayStation, o tempo da tela de carregamento do jogo durante uma viagem rápida caiu de 15 segundos para 0,8 segundos.

Cerny explicou que as primeiras conversas sobre a inclusão do suporte a SSD no PlayStation da próxima geração começaram em 2015, quando a inclusão da funcionalidade em um console parecia “impossível”, segundo o próprio chefe de arquitetura do PS4.

Ainda na entrevista, Cerny reconheceu que o único avanço significativo do PlayStation 4 em relação ao PS3 foi em relação aos gráficos.

Apesar da série de novidades a respeito das especificações técnicas do próximo PlayStation, Cerny disse que o aparelho não chegará ao mercado em 2019.

About Author

Redação AcessoGEEK

Try not. Do, or do not. There is no try.