Por que ‘De Volta para o Futuro 4’ nunca vai acontecer?
Entenda por que não teremos um quarto filme de ‘De Volta para o Futuro’

A série de filmes De Volta para o Futuro, criada por Robert Zemeckis e Bob Gale, se estabeleceu como uma das trilogias mais memoráveis do cinema. Ela relata as aventuras de Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox) e seu excêntrico amigo cientista, Doc Brown (Christopher Lloyd), que desenvolve um carro capaz de viajar no tempo. A combinação de humor e ação proporcionou ao público uma experiência cinematográfica inesquecível, com o DeLorean sendo um dos automóveis mais icônicos já apresentados no cinema.
Lançado em 1985, o primeiro filme da série foi um sucesso imediato de bilheteria, proporcionando espaço para mais dois filmes que chegaram em 1989 e 1990. Apesar de inúmeras solicitações dos fãs para uma continuação, os criadores já deixaram clara sua posição: a trilogia não será transformada em uma série com um quarto filme. A visão original para o longa nunca foi planejada para se tornar uma sequência, e Robert Zemeckis afirmou que “o carro voador no final era uma piada” e não uma pista para a continuação (como mencionado por Den of Geek).
“Nós nunca projetamos o primeiro De Volta para o Futuro para ter uma sequência,” declarou Zemeckis em uma entrevista de 2002 para o lançamento do DVD.
Apesar do sucesso e das pressões da Universal Pictures para criar novas sequências, foi somente a insistência do estúdio que fez Zemeckis e Gale retornarem para os filmes seguintes. Apesar de o conceito de uma trilogia não ter sido inicialmente planejado, qualquer ideia de um quarto filme vai contra a visão original.
Os membros do elenco e da equipe têm repetidamente desmentido rumores sobre um quarto filme. Michael J. Fox expressou que não vê necessidade de uma continuação, mencionando seu estado de saúde como uma das razões para não retornar ao papel (Variety). Gale comentou que um novo filme só poderia acontecer se o elenco original retornasse (via Collider), mas essa perspectiva parece improvável, já que tanto Gale quanto Zemeckis se recusam a participar.
Diante disso, trazer De Volta para o Futuro de volta poderia prejudicar a franquia, pois a equipe original acredita que a trilogia já contou uma história completa. Qualquer tentativa de renová-la exigiria novos elenco e equipe, colocando em risco a química e o humor icônicos que tornaram os filmes missionários.