Por que Star Wars é um sucesso?
Star Wars é talvez a franquia mais bem sucedida de todos os tempos, tendo conquistado inúmeros fãs de diferentes gerações, mas…por quê? A trilogia original narra a história do icônico trio: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, que unem forças e lutam para que a Aliança Rebelde vença o Império Galático e, simultaneamente a […]
Star Wars é talvez a franquia mais bem sucedida de todos os tempos, tendo conquistado inúmeros fãs de diferentes gerações, mas…por quê?
A trilogia original narra a história do icônico trio: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, que unem forças e lutam para que a Aliança Rebelde vença o Império Galático e, simultaneamente a trajetória de Luke até se tornar um jedi e sua íntima relação com seu êmulo, Darth Vader.
Star Wars foi, inesperadamente recebido como um fenômeno mundial e deu origem à era dos Blockbusters. A ópera espacial foi criada pelo cineasta George Lucas que, após o enorme sucesso com a trilogia original, recebeu, em 1999 sua ‘pré-trilogia’, que não agradou tanto aos fãs e aos críticos quanto a primeira, mas que também se tornou um ícone da cultura pop.
A saga possui 7 filmes e um spin-off e lança ao final deste ano o seu oitavo filme, além de possuir outro spin-off em produção e talvez ainda outro em planejamento.
Lucas já afirmou ter ‘O Senhor dos Anéis’ como inspiração para a saga intergalática.
Sendo assim, Star Wars é um ícone, um marco, pois deu início à uma nova fase, a ‘era pop’. Produzindo mochilas, brinquedos, livros, jogos e diversos produtos, Star Wars se tornou uma marca, algo de importância para os fãs, que se tornaram mais estudiosos da saga, passando a desenvolver aspectos como as línguas alienígenas faladas nos longas, a luta de sabres de luz, conhecendo cada pequeno detalhe do Blockbuster e especulando informações que não foram esclarecidas, ou seja, esta saga é uma das grandes responsáveis pelo surgimento dos universos Geek e nerd.