Professor X | Conheça mais sobre o fundador e mentor dos X-Men #XMENWEEK
Nome verdadeiro: Charles Francis Xavier Outros nomes: Professor Xavier, Professor X Local de nascimento: New York City, New York (USA) Primeira aparição: X-Men #1 (1963) Ocupações: Ativista dos direitos mutantes, geneticista, professor, soldado. Afiliações: X-Men, Império Shiar, Excalibur Genoshano, Illuminati, Os Doze, Resistência Mutante, Corporação X. Parentes conhecidos: Brian Xavier (pai, falecido), Sharon Xavier […]
Nome verdadeiro: Charles Francis Xavier
Outros nomes: Professor Xavier, Professor X
Local de nascimento: New York City, New York (USA)
Primeira aparição: X-Men #1 (1963)
Ocupações: Ativista dos direitos mutantes, geneticista, professor, soldado.
Afiliações: X-Men, Império Shiar, Excalibur Genoshano, Illuminati, Os Doze, Resistência Mutante, Corporação X.
Parentes conhecidos: Brian Xavier (pai, falecido), Sharon Xavier (mãe, falecida), Cassandra Nova (irmã), Kurt Marko (padrasto, falecido), Cain Marko (Fanático, meio-irmão), Lilandra (ex-mulher), David Charles Haller (Legião, filho, falecido).
Altura: 1,82m
Peso: 86kg
Olhos: Azuis
Cabelo: Careca (loiro quando criança)
Criadores: Stan Lee, Jack Kirby
HISTÓRIA
Antes mesmo de nascer, quando ainda estava sendo gerado no útero de Sharon Xavier, Charles teve que enfrentar um Mummundrai – parasitas sem corpo que tentam consumir o feto – e Xavier instintivamente o detém psionicamente em seu primeiro ato consciente.
Seu pai, Brian Xavier, um renomado cientista e sua mãe pertenciam a uma família aristocrática tradicional. Ainda era uma criança quando seu milionário pai morre em circunstâncias suspeitas vítima de um acidente de trabalho em Alamogordo. A mãe, viúva, se casa com Kurt Marko, companheiro de trabalho do marido morto. Com essa união, Cain Marko (depois conhecido como Fanático) passa a ser seu irmão.
Xavier se torna amigo de Carter Ryking (Hazard), cujo pai também trabalhava em Alamogordo. As duas crianças foram submetidas a testes pelo Dr. Milbury, que nada mais era que o Sr. Sinistro que já sabiam que as duas crianças eram mutantes.
Começa a ter crises de dor de cabeça quando as manifestações de seu poder começam a aparecer, sentiu sua mente recebendo pensamentos de milhões de pessoas de todo o mundo simultaneamente. Isso era mais do que ele poderia suportar, e o jovem Xavier foi forçado a aprender a bloquear seus poderes mentais para não enlouquecer. Seu padrasto espancava sua mãe constantemente e, muitas vezes, fazia o mesmo com Cain e Charles. Anos depois sua mãe veio a falecer.
Com o passar dos anos e a evolução de seus dons mutantes, o jovem Charles passa a ter queda de seus cabelos como efeito colateral de seus poderes, descobriu que Kurt forjou o acidente que matou seu pai e que casou com sua mãe apenas pela fortuna. No momento da morte de Kurt Marko, o padrasto pede perdão a Charles. Cain redobra o ódio por Charles por culpá-lo pela morte do pai. Ainda bastante jovem Xavier já se encontrava totalmente calvo.
GUERRA DA CORÉIA
Conheceu Moira quando fazia seu mestrado. Viveram uma forte paixão durante anos e pretendiam-se casar, até que foi recrutado pro exército e participou da Guerra da Coréia.
Durante a guerra, Charles sofre ao captar tanta dor e desespero com sua telepatia, aprendendo assim a gerar fortes defesas mentais para bloquear os pensamentos a sua volta.
Seu meio-irmão Cain também tinha sido convocado. Cain foi atraído por uma caverna em Camboja pelo chamado do demônio Cyttorak, se afastando de sua tropa. Charles havia ido atrás, mas não conseguiu impedi-lo. O cristal transforma seu irmão em Fanático. Na verdade, o cristal queria atrair Charles Xavier e sua poderosa mente e não Cain. A caverna desmorona em Cain, Xavier não o resgata achando que estava morto.
Quando estava no hospital se recuperando de uns ferimentos de batalha, recebeu uma carta de Moira desmanchando o noivado pois tinha retornado a um antigo namorado, Joe Mactaggert. Moira alegou que precisava de alguém como ela. No fundo, Charles se questiona se ela não estava se referindo ao fato dele ser mutante.
VIAGEM PELO MEDITERRÂNEO
Abalado com o fim do namoro, viajou o mediterrâneo até chegar à ilha de Kirinos onde se recuperou da dor da perda.
Tempos depois continuou sua viagem solitária indo para o Cairo. Lá, Ororo Munroe, uma menina que futuramente seria conhecida como Tempestade, tentou roubar-lhe a carteira.
Ao usar seus poderes mentais na menina, foi interceptado mentalmente por Amahl Farouk (o Rei das Sombras), líder dos ladrões do Cairo, que o desafiou à um duelo mental. Xavier o derrota, prendendo sua mente no plano astral. Foi o primeiro vilão mutante que encontrou. A partir dali descobriu que o objetivo principal de sua vida era fazer com que humanos e mutantes convivessem pacificamente e proteger o mundo de pessoas como Farouk.
Em Israel, passa a trabalhar numa clínica psiquiátrica, foi apresentado pelo psiquiatra Dan Shomrom à Eric Magnus, o futuro Magneto, um voluntário na recuperação dos sobreviventes dos campos de concentração alemães. Logo se tornam grandes amigos, pois havia uma identificação grande entre eles e seus ideais mas, a vida sofrida de Eric faz com que ele ache impossível a coexistência pacifica entre humanos e mutantes, e nisso Charles discorda. Além de Magnus, Charles conhece Gabrielle Haller, uma menina em estado catatônico causado pelos traumas da guerra. Ele, ao usar secretamente seus poderes mentais, consegue livrar a garota da catatonia, a amizade com a garota com o tempo se torna um romance, romance esse manipulado mentalmente pelo ainda desolado Xavier. Gabrielle fica grávida sem Charles saber, e tem David Haller, futuramente conhecido como Legião.
PARALISIA
Depois, atravessou o Tibete, onde lutou em uma caverna com um alienígena chamado Lúcifer, que o deixou paralítico esmagando suas pernas com uma rocha. Xavier pediu ajuda mentalmente a uma jovem chamada Tessa (Futuramente conhecida como Sábia) e a guiou até as profundezas deste local, onde ela o encontrou e a ajudou.
Foi levado para um hospital na Índia onde passou a fazer fisioterapia para suas pernas. Se apaixonou pela enfermeira norte-americana Amelia Voght, também mutante e passaram a morar juntos.
Obcecado com a ideia de ajudar os mutantes, começou os primeiros projetos pra a criação do Cérebro, computador criado para ampliar a telepatia com intuito de detectar mutantes. Quando finalmente voltaram aos os Estados Unidos, defendeu sua tese, tornando-se doutor em genética avançada. Utilizou a mansão de seu padrasto para morar e formar uma escola para mutantes desenvolverem seus poderes. Porém, Amelia era contra a criação de um grupo mutante e, durante suas discussões, ela resolve terminar o namoro.
Desesperado, Charles tenta forçar telepaticamente que aceite seu ponto de vista, porém se conteve a tempo. Amélia, ao perceber o que Charles tentou fazer, parte indignada. A partir daí Xavier percebe a importância de não interferir nos pensamentos alheios. Passa a respeitar a privacidade e a liberdade de pensamento.
X-MEN
Xavier forma os X-Men com seus 5 primeiros jovens estudantes: O primeiro a ser convocado foi Scott Summers, o Ciclope; O mais novo era Bobby Drake, conhecido como Homem de Gelo; Warren Worthington, o Anjo, um jovem alado que já se aventurava como herói; o mais velho de todos, o já universitário Hank McCoy conhecido como Fera; e Jean Grey, uma jovem que, apesar de ter sido sua primeira estudante, foi a última a ser convocada como X-Men. Com o grupo formado sua primeira missão foi enfrentar o antigo aliado de Xavier, Magneto, que estava atacando o base americana de Cabo Cidadela.
O grupo era mantido de forma sigilosa, ou seja, a humanidade não tinha conhecimento da raça mutante e, Xavier, apesar de respeitar a mente alheia, muitas vezes apagava a memória relativa ao conhecimento do grupo quando alguém que representasse perigo descobria. Aos poucos Charles abandona essa tática pois além de não ser ética era cada vez mais inevitável que chegasse aos conhecimentos da humanidade.
Após a Guerra Kree-Skrull, fundou com Homem de Ferro, Doutor Estranho, Sr. Fantástico, Namor, Raio Negro e Pantera Negra uma organização secreta chamada Illuminatis, desde então mantém reuniões para definir assuntos pertinentes do universo.
O perigoso mutante canadense Wolverine foi contratado para matar Xavier, que manipulou sua já castigada memória e seus impulsos mais violentos e convocou o baixinho canadense para os seus X-Men, pois ele precisava de seu mutante assassino pra quando fosse necessário. Xavier então convoca uma nova equipe de mutantes que ele acompanhava, composta de mutantes de várias partes do mundo. Esta equipe que, entre outros, continha Wolverine, Colossus, Tempestade e Noturno consegue derrotar Krakoa e resgatar os X-Men originais.
VOLTANDO A ANDAR
Foi infectado pela Ninhada, e para impedir que ele fosse permanentemente dominado pela raça alienígena, foi enviado para a galáxia Shiar. A imperatriz Lilandra Neramani ordenou que Sikorsky e a Dra. Moira MacTaggert realizassem todos os esforços para salvar a mente de Xavier que ainda vivia num corpo da Ninhada. Assim, foi criado um clone mais novo, e sua mente foi transferida para o novo corpo. Dessa forma o mentor dos X-Men e Novos Mutantes foi salvo, e seu novo corpo guardava uma surpresa: ele podia andar. A partir de então, passou a ser mais atuante na equipe, participando das missões em campo.
Charles descobre que tem um filho com Gabrielle Haller, porém não teve muita facilidade de trata-lo como tal. David Charles Haller, ou Legião, sofria de múltiplas personalidades. O jovem entra no difícil processo de re-integração de sua personalidade e de cura de todos seus transtornos psicológicos. Professor promete nunca mais abandoná-lo, pórem não cumpre a promessa.
DE VOLTA À CADEIRA DE RODAS
Os X-Men revelaram ao Professor que a Terra estava sendo dominada pelo Rei das Sombras, que havia se apossado do corpo de Legião. Assim, Charles retornou ao planeta com os X-Men e com a ajuda do X-Factor enfrentaram todos a terrível ameaça. Em um dramático combate no plano astral, a coluna do professor foi fraturada pelo Rei das Sombras e ele voltou a ficar paralítico, mas o sacrifício salvou a todos da ameaça.
Com o retorno de Charles Xavier na liderança, os X-Men se fortaleceram novamente com uma grande reformulação. Com o retorno dos integrantes originais ao grupo, foi dividido em duas equipes: A equipe azul e a dourada.
MASSACRE
Vários confrontos com Magneto se seguiram, até que em uma missão espacial (onde Charles usou uma roupa que lhe permitia caminhar) resolveu dar um fim definitivo ao ciclo e atacou a mente de Magneto eliminando sua consciência. Esse ato teve sérias conseqüências na mente de Xavier: Causou o surgimento de um lado negro do professor. Essa personalidade maligna se entitulou Massacre e causou muita destruição, só sendo detido com a separação física de Xavier e o sacrifício dos Vingadores, Quarteto Fantástico e outros heróis.
Querendo se redimir, Xavier se entregou à Val. Cooper pesquisar sobre o Massacre, mas sua custódia foi transferida à Bastion e sua Operação Tolerancia Zero (OTZ) fazendo-o ter um tratamento bem diferente do que imaginou. Enquanto estava encarcerado, os bancos de dados dos X-men foram roubados pela OTZ. Xavier foi resgatado pelos X-Men e para espanto de todos, revela em rede nacional, que é um mutante e que a Escola Xavier é dedicada a treinar mutantes. O que ninguém sabia era que estava possuído pela sua mummundrai que enfrentou ainda no útero, que se auto-denomina Cassandra Nova.
De posse da mente mais poderosa do planeta, Cassandra parte para o espaço com o plano de dominar o império Shiar e retornar com o Guarda Imperial para destruir todos os mutantes da Terra. Enquanto isso, a mente de Xavier estava presa no corpo de Cassandra, que ela mesmo gerou uma coleção de doenças degenerativas para matá-lo em questão de dias. Antes que o corpo morresse, Jean distribuiu a mente de Charles em todos os mutantes da Terra com a ajuda de Cérebra. Cassandra, ao usar a Cérebra para matar os mutantes, tem a surpresa: é bombardeada com a mente de Xavier que toma seu corpo de volta e agora podendo andar pois o recém alistado Xorn “cura” Xavier. Quando Xorn revela ser Magneto que se passava por Xorn se passando por Magneto, ele desativa os nano-robôs e Charles mais uma vez está incapacitado de andar; “Xorneto” assassina Jean Grey e em seguida é decapitado por Wolverine.
GENOSHA
Charles Xavier abandonou sua escola e deixou Ciclope como diretor. Passou a morar na nação mutante Genosha ao lado de aliados com objetivo de reerguer a nação. Até que Feiticeira Escarlate enlouqueceu e enfrentou todos os Vingadores acabando com a equipe e matando alguns dos integrantes. Seu pai, Magneto, ao descobrir o que estava acontecendo a resgata e leva para Genosha para ser tratada por Charles Xavier. Porém Wanda faz Xavier desaparecer.
Xavier só retorna quando descobre que seus alunos estavam em grande risco ao enfrentar Perigo, a sala de perigo que se rebelou. Os X-Men descobrem que Xavier sempre soube que a sala era uma entidade viva, mas que ignorou e a explorou com seu objetivo de treinar seus alunos mutantes. Essa exploração a um ser vivo não foi bem vista pelos alunos. Onde muitos se decepcionaram com ele, principalmente Scott Summers.
MORTE
No último capitulo da mega saga Vingadores vs X-men, o Professor Xavier, foi assassinado por Ciclope, que havia ganho os poderes da Fênix, na qual, o corrompeu tornando-o a Fênix Negra.
PODERES E HABILIDADES
Telepatia, rajada psiônica, rastreamento, manipulação da memória, controle mental, projeção astral, ilusão telepática, paralisia mental, anulação de habilidades, ventriloquismo, memória eidética, camuflagem psíquica, manto telepático, intuitivo multilíngue, camuflagem psíquica, indução de dores mentais, roubo de informação, transferência de mente, curar traumas, ligação mental, alteração mental e possessão.
CURIOSIDADES
- No mesmo mês e ano que apareceu a revista dos X-Men (setembro de 1963), foi lançado o filme X: The Man with the X-Ray Eyes no qual o personagem principal também se chamava “Professor Xavier”.
- É um dos telepatas mais fortes do mundo (ou do universo Marvel) junto com Jean Grey, Emma Frost, Sr. Sinistro, Sereia (Chery), Exodus.
- O personagem foi inspirado em Martin Luther King, Jr.
CINEMA
Na trilogia original dos X-men no cinema, composta por composta por X-Men: O Filme, X-Men 2 e X-Men 3: O Confronto Final, Xavier foi representado pelo ator Patrick Stewart, além de uma participação especial na cena pós-crédito de Wolverine: Imortal e no fim de X-Men Origens: Wolverine.
Em X-Men: Primeira Classe, James McAvoy assume o papel de Professor Xavier. Entretanto, no filme X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, que uni a trilogia original com Primeira Classe, Charles Xavier foi interpretado tanto por McAvoy quanto por Stewart.
Em X-Men: Apocalipse, o último filme da nova trologia, James McAvoy reprisa o papel.