REVIEW | AMAZON ECHO 4ª GERAÇÃO
Testamos a Echo de 4ª geração que trás um novo design totalmente remodelado oferecendo melhor distribuição e captação de áudio.
Alguns meses atrás tivemos a boa notícia de que a Amazon segue atualizando a sua linha de speakers inteligentes com Alexa integrada no Brasil, seguindo a tendência internacional graças ao ótimo desempenho e sucesso de vendas, dessa vez, chega ao Brasil a nova geração de Echo que trazem um novo design pensado de forma estratégica de distribuição de som e captação de áudio para comandos de voz diretamente para a assistente. Será que vale a pena investir na nova geração de dispositivos inteligentes da Amazon?
Primeiro de tudo, devemos falar de uma das principais vantagens desse novo modelo: A qualidade do som melhorou em relação às gerações anteriores, e a mudança de design é renovadora e muda muito, tanto na qualidade e distribuição do áudio 360 graus (que claramente é um dos motivos pela mudança de design) quanto na captação do microfone para comandos de voz para a assistente mais querida da atualidade.
O Amazon Echo original de 2014 foi um sucesso imediato, e a empresa tem acompanhado a linha Echo desde então. Seis anos depois, o Amazon Echo (4ª geração) muda radicalmente as coisas. O design cilíndrico de alto-falantes inteligentes de anos anteriores se foi. Em vez disso, o Amazon Echo de quarta geração apresenta um design esférico que pode acomodar sua mesa.
O Amazon Echo (4ª geração) deve ser o coração da sua casa inteligente, mas a funcionalidade do Alexa não mudou muito. Então, a mudança na aparência e na qualidade de som aprimorada é suficiente para fazer você fazer um upgrade? Talvez não, mas dito isso temos mais uma melhoria que a nova versão da Echo trouxe para o Brasil, é a compatibilidade com o Hub Zigbee que é o Hub responsável por comandos de voz de dispositivos que suportam ou que possuem somente esta tecnologia
Zigbee é um tipo de protocolo sem fio que cria uma rede de conexões. Ele trabalha em uma baixa frequência e faz o uso de um hub, que é o centro do sistema e que promove a conexão de vários equipamentos para a transferência de informação por meio dessa rede, este presente na Echo de 4ª geração.
O Design e as Funcionalidades
A Amazon levou anos para expandir e refinar sua linha de caixas acústicas inteligentes, e a quarta geração do Amazon Echo é o culminar de tudo que a empresa aprendeu sobre áudio. O design original do Echo era focado no design cilíndrico herdado pelos primeiros modelos da Alexa de anos anteriores e que não foram lançados oficialmente no Brasil, pela primeira vez, a Echo de hoje parece pertencer a uma nave espacial de Star Trek ou Star Wars e isso é um elogio dos melhores que eu posso fazer. Um anel de luz LED abrangente fica na base do alto-falante, informando sobre o status do microfone e do comando de voz, que refletido em sua mesa cria um efeito ainda mais legal – que provavelmente foi algo proposital – embora eu tenha gostado bastante do novo design vi muito comentários diferentes na internet, portanto é muito relativo a recepção do novo design.
Assim como com qualquer outro dispositivo habilitado para Amazon Alexa , você pode fazer tudo, desde controlar seus dispositivos domésticos inteligentes até fazer uma simples consulta sobre o tempo. Uma das minhas coisas favoritas sobre os alto-falantes inteligentes é a capacidade de fazer perguntas sobre receitas enquanto cozinha. Essa ação básica evita que eu constantemente enxágue as mãos na preparação do meio da refeição.
Mas claro que o que brilha mais em grande parte dos casos é ouvir música, podcasts, notícias e etc, e nisso a 4ª geração trás o maior diferencial para o público geral que é o áudio melhorado. A qualidade do som de sua nova Echo tem três drivers, dois tweeters e um único woofer, este que ajuda a reproduzir graves altos o suficiente para um alto-falante deste tamanho. A qualidade do som é agradável para a maioria dos ouvintes, mas não é muito recomendável para ser usada como home theater embora você pode conectar o alto-falante por Wi-Fi, Bluetooth 5.0 ou via porta aux de 3,5 mm o áudio para assistir um filme, por exemplo, deixará a desejar. Para esses casos, geralmente os especialistas indicam o Echo Studio, mas até o momento não tivemos oportunidade de testá-lo para poder dar essa opinião com propriedade, esperamos ter acesso a ele em breve.
Vale a pena?
O Amazon Echo (4ª geração) é um excelente alto-falante inteligente para quem busca um sim com bons graves e agudos, um volume muito satisfatório para ambientes médios e que não querem gastar muito. Se todos os seus dispositivos de casa inteligente forem compatíveis entre si, você será muito bem atendido com o ecossistema Alexa, no qual já falamos várias vezes aqui em Reviews passados. Definitivamente, vale a pena adquirir um Echo de 4ª geração, mas caso você já tenha o de 3ª em casa e esteja pensando em fazer um upgrade, eu aconselho a esperar uma boa promoção. Felizmente, a Amazon no Brasil vem fazendo bastante boas promoções para estes dispositivos, o que deixa claro que ela busca expandir o alcance de seus produtos, assim como democratizar o uso de dispositivos inteligentes nas casas de todo o País.