REVIEW | AMAZON ECHO SHOW 8
A Echo Show 8 finalmente chegou mas o que é isso, afinal? Echo Show é uma caixa de som inteligente da Amazon com tela que traz Alexa integrada. O produto possui a qualidade já conhecida dos produtos oficiais da Amazon e pode ser ser encontrado a partir de R$ 629 no mercado brasileiro. Contando com display de 8 polegadas, o dispositivo […]
A Echo Show 8 finalmente chegou mas o que é isso, afinal? Echo Show é uma caixa de som inteligente da Amazon com tela que traz Alexa integrada. O produto possui a qualidade já conhecida dos produtos oficiais da Amazon e pode ser ser encontrado a partir de R$ 629 no mercado brasileiro. Contando com display de 8 polegadas, o dispositivo tem como principal destaque a versatilidade, permitindo, além de ouvir músicas e controlar dispositivos de casa conectada, assistir a filmes e séries via Amazon Prime Video (Atualização 16.12.2020: Agora você também terá suporte à Netflix nos seus dispositivos Echo Show).
Há alguns meses atrás, nós fizemos a Review da Echo Show 5 que você pode conferir aqui, mas o que as duas tem de diferença? Teoricamente só o tamanho, e obviamente, a qualidade de áudio que na Echo Show 8 se mostra superior, tanto pelo espaço quanto pela adição de um sistema de som mais potente. Segundo a Amazon, a Echo Show 8 vem com dois alto-falantes de 2 polegadas (na comparação, a Echo Show 5 tem um único de 1,7”), capazes de atingir uma potência de 10 Watts RMS cada (20 Watts no total). Ou seja, a nova assistente virtual da Amazon se torna agora um produto mais indicado para quem deseja uma caixinha com Alexa e som mais premium.
A Echo Show 8 segue com o seu controle de privacidade físico que bloqueia manualmente o acesso da assistente a sua câmera, algo ideal para quem tem um pouco de receio sobre privacidade, mas vale destacar que a Amazon já se posicionou sobre isso informando que nenhuma imagem pessoal é captado e armazenado pela empresa e o seu sistema é seguro em relação a invasão.
Embora a gente tenha dito que a única coisa que mudava entre a Echo Show 5 e 8 é o tamanho e qualidade de som, isso é uma diferença muito grande, pois a tela tendo um tamanho maior te traz novas possibilidades na usabilidade e no conforto de assistir um vídeo, por exemplo. Assistir um série na Amazon Prime Video, Netflix, ou até mesmo assistir TV Ao Vivo em um tela maior faz muito mais sentido, certo?
Outro fator que pode ajudar quem está indeciso é considerar que a tela maior torna a Echo Show 8 mais confortável para interação e controle de dispositivos IoT em casas conectadas. Afinal, o maior espaço facilita a visualização de informações e a interação do usuário com regulagens e configurações.
Visto tudo isso, você deve estar se perguntando; tá, mas e os pontos negativos? Alguns deles seguem os mesmos da sua versão anterior de 5 polegadas, como a ausência de alguns apps específicos que fazem muita falta no nosso dia a dia como Youtube, Globoplay, etc. Felizmente isso pode ser contornado com o uso direto pelo navegador (Firefox ou Silk) mas alguns outros serviços não funcionam de jeito nenhum por meio do navegador como o Now (antigo Net Now), Sky Play, HBO Go, Directv GO, entre outros. Fica a dica para a Amazon, uma maior oferta de app (ou skills) assim como integração do display com algo parecido com o Air Play ou Chormecast seria algo espetacular e que definitivamente tornaria o uso de uma Echo Show indispensável em ambientes como escritório, ou cozinha, onde geralmente não temos uma TV disponível. Levando em consideração que no momento em que escrevemos essa análise (em maio) não havia ainda o App da Netflix disponível e hoje (Dezembro) a Amazon fez essa feliz adição, isso é animador para o futuro. Quem sabe todos esses apps citados não sejam incluidos em breve, né? 🙂
Outro problema que considerei sério durante os nosso testes e que continua desde sua versão anterior, foi na captação dos comandos “Alexa”, principalmente em ambientes mais abertos (testamos em dois ambientes diferentes, um mais amplo e um mais fechado) onde nossos comandos não foram atendidos de forma imediata em algumas das vezes. Talvez (e muito provavelmente) esse problema venha pelo microfone ser direcionado para cima e não para frente, o que pode causar obviamente um mal direcionamento do som em relação a captação. Não é algo que a torne inutilizável, na verdade, na maioria das vezes ela escuta sim os comandos tranquilamente, mas é algo que eu espero que a Amazon melhore em versões posteriores da assistente, incluindo, quem sabe mais microfones nas partes laterais e frontal.
Definitivamente, a Echo Show 8 amplia não só o tamanho da sua querida assistiente mas amplia também a usabilidade da mesma, não em relação ao sistema mas em relação ao melhor manuseio dos comandos por toque e conforto no uso. Quem tem uma Echo Show 5 assim como nós e faz uso dela todos os dias, PRECISA desse upgrade pois o tamanho da tela e o som em relação a sua versão anterior fazem muita difereça entre os dois modelos.