REVIEW – AMAZON FIRE STICK
Que a Amazon é uma das maiores empresas de vendas do mundo todos sabemos, mas de uns anos pra cá eles vem investindo cada vez mais no ramo do entretenimento; Kindle, Amazon Prime Vídeo e outros serviços e produtos que não me deixam mentir estão à todo vapor com um alto investimento de produção para […]
Que a Amazon é uma das maiores empresas de vendas do mundo todos sabemos, mas de uns anos pra cá eles vem investindo cada vez mais no ramo do entretenimento; Kindle, Amazon Prime Vídeo e outros serviços e produtos que não me deixam mentir estão à todo vapor com um alto investimento de produção para concorrer com diversas outras empresas do ramo. Um desses produtos é o Amazon Fire Stick, um dispositivo que transforma a sua TV normal em uma Smart TV, ou seja, concorrente direto do Google Chromecast. O dispositivo, no entanto tem suas vantagens e nessa análise vamos destacar suas principais vantagens e desvantagens comparado ao seu rival.
Como dito, o dispositivo nada mais é do que um incremento à sua TV, ele te dá a possibilidade de instalar diversos aplicativos que nos permitirão desfrutar de serviços bem presentes no nosso dia-a-dia como a Netflix, Prime Video, etc. E por falar em aplicativos, essa é a principal vantagem do Fire Stick; ele possui o seu próprio sistema interno que te possibilita a instalação dessas aplicações, ao contrario de seu principal concorrente. Ponto positivo para o Fire Stick. O principal problema desse sistema interno é a escassez de aplicativos pois não é baseado no android, portanto, há uma limitação absurda no catálogo da loja para os brasileiro. Aplicativos como HBO Go, Telecine Play, Globoplay e até mesmo o YouTube, não estão disponíveis, o que provavelmente deve mudar como tempo. Outro problema que devemos destacar é que ao acessar o MiraCast para transmitir conteúdos do seu celular para a TV, há um delay na transmissão, o que incomoda um pouco aos usuários mais exigentes, mas é algo bem relevante para o público em geral.
Ainda falando um pouco sobre o catálogo, há alguns jogos disponíveis na loja, mas por se tratar de um hardware bem básico nem achamos interessante testarmos, levando em consideração que o dispositivo é claramente voltado ao Streaming.
O Gadget, por mais que seja simples cumpre o que promete, a transmissão de aplicativos como Netflix, Plex e Amazon Prime Video são extremamente satisfatórios e durante o nosso tempo de uso não apresentou travamentos ou quedas durante transmissões, só entre troca de um app para outro. Por que isso acontece? Para não sobrecarregar o sistema, quando você sai de determinado app, ele automaticamente fecha para abrir o seguinte. Nada fica em segundo plano como acontece no Android, isso claramente ajuda no desempenho de aplicativos já citados.
O design do produto é muito bonito e a partir daí temos que ressaltar um outro ponto muito positivo em comparação ao seu concorrente;; embora você possa usar o seu celular para controlar o Fire Stick, ele conta com um pequeno controle remoto bem simples, mas extremamente útil que não depende de infravermelho para ser reconhecido, o seu pareamento é via bluetooth o que possibilita um maior conforto durante a navegação.
Não podemos falar a mesma coisa do design dos menus, além de serem muito simples ele ainda conta com propagandas incrivelmente exageradas do Prime Vídeo algo que pode incomodar muito aos não assinantes.
Vale a Pena?
Definitivamente, sim! Mas dependerá muito das suas necessidades, pois o maior problema é a limitação dos aplicativos disponíveis. O sistema e o controle remoto são os pontos mais fortes do dispositivo que te livra da amarra de outro dispositivo voltado a transmitir para o Fire Stick como acontece com o Chromecast.