REVIEW ─ Attack on Titan 2
Grandes paredes tremem; cidadães do outro lado dessa tal parede estão sabendo que eles deveriam estar correndo, mas o medo de se mover os consomem. Pedra e poeira desabam e um buraco aparece. O muro foi rompido e o perigo está a entrar na cidade. Os cidadãos foram abalados pelo choque e estão correndo, mas muitos deles não […]
Grandes paredes tremem; cidadães do outro lado dessa tal parede estão sabendo que eles deveriam estar correndo, mas o medo de se mover os consomem. Pedra e poeira desabam e um buraco aparece. O muro foi rompido e o perigo está a entrar na cidade. Os cidadãos foram abalados pelo choque e estão correndo, mas muitos deles não escapam. Eles acabarão sendo jantados, engolidos inteiros ou brutalmente mordidos ao meio pelos titans terrivelmente malformados, nus e sorridentes – bestas maciças que parecem existir apenas para aterrorizar e devorar a humanidade. Com um olhar diretamente para a câmera, há uma onda de pesadelos que apenas os titãs misteriosos podem oferecer.
Attack on Titan 2 não é exatamente o novo jogo que você pode pensar que é. Em vez de começar onde as coisas pararam no final do primeiro jogo (que cobre a primeira temporada do anime), Attack on Titan 2 começa tudo de novo no começo.
A maior parte do Attack on Titan 2 recria o mesmo caminho do primeiro jogo, com apenas os dois últimos capítulos quebrando a segunda temporada do anime e, finalmente, indo além de onde o primeiro jogo parou. Em vez de assumir o papel de Eren Jaeger e outros membros do 104º Cadet Corps, Attack on Titan 2 coloca você como um herói personalizado que treinou e criou os personagens que crescemos para amar e perder ao longo da série. Você começa a ver a história se desenrolar a partir de uma perspectiva totalmente diferente, mesmo que o caminho do personagem personalizado na vida espelhe basicamente o de Eren (menos a coisa toda de “morder a mão e virar um titã”).
O Mesmo, mas diferente (?)
Só porque Attack on Titan 2 recria algum dos caminhos da história do primeiro jogo não significa que não seja um jogo totalmente diferente. Assumir os titãs é um esforço muito mais difícil de dominar. Os titãs são muito mais agressivos do que os primeiros, e uma variedade maior de tipos titânicos significa diferentes desafios para se lidar. Alguns correm rapidamente ao longo de quatro, enquanto os musculares recebem inúmeros golpes para remover membros ou matar. Os titãs também têm um medidor de foco e, assim que perceberem, todas as apostas serão canceladas. A tela fica preta e branca e tem como alvo os padrões de bloqueio para aquele titã que pretende agarrar você e morder sua cabeça. Esses momentos podem criar uma mudança de foco bizarra. Um titã irritado e focado é uma boa maneira de destruir rapidamente o seu esforço no jogo.
Onde o primeiro jogo focou quase inteiramente em zipar em torno de ambientes e matar titãs, Attack on Titan 2 oferece muito mais para fazer. Fora do campo de batalha, há todo um segmento “Daily Life“, onde você pode conversar com outros personagens e aumentar suas posições de amizade. À medida que a amizade aumenta, várias habilidades serão desbloqueadas para que você possa se equipar, desde os simples modificadores “+3 Força” até as habilidades de utilidade que lhe permitem fazer coisas como trocar lâminas no ar. Quando a dificuldade do titã aumenta significativamente entre o começo e o fim do jogo, é necessário ajustar suas habilidades para fazer a transição para encontros mais difíceis. Esses elementos RPG dão um novo ar ao game, e muito bem vindo na minha opinião.
Outra opinião muito pessoal minha é que a linguagem falada em japonês durante o jogo também criou algumas barreiras de comunicação. Foi um problema que o primeiro jogo teve, quando os objetivos adicionais da missão durante o combate foram comunicados através de legendas em japonês e inglês no meio de uma batalha focada e muito disputada. Eu sei que Attack on Titan ainda não recebeu uma dublagem em inglês (o que é surpreendente para mim para uma série que é tão popular no Ocidente), mas a localização é um sucesso quando jogadores que não falam japonês são forçados a perder o diálogo ou pare de combater para ler as legendas. Por falar em legendas, legendas em Português do Brasil, nem pensar! Vamos rever isso ai, né Koei Tecmo?
Tal como acontece com o primeiro título, há uma riqueza de replayability uma vez que a campanha está completa, e enfrentar o troféu Platinum vai testar os jogadores, bem como exigir um compromisso de tempo significativo. Missões extras de reconhecimento podem ser feitas em solo ou com amigos, e um novo modo competitivo coloca equipes de lutadores uma contra a outra para ver quem pode derrubar mais titãs. Desbloqueado apenas uma vez que a história tenha sido completada, o Inferno Mode simplesmente parece ser uma espécie de New Game + com uma dificuldade maior. Eu não tenho certeza do que seria o bom de passar por este modo, no entanto. Presumivelmente, há materiais para armas de nível superior que você só pode entrar no Modo Inferno, mas nunca é comunicado o que é realmente o Inferno Mode.
Attack on Titan 2 é uma melhoria no primeiro jogo em todos os sentidos, mas fazer uma espécie de “remaster” do antigo torna difícil justificar o “2” do título. Mas, sim, é uma ótima oportunidade para quem perdeu o primeiro jogo ter uma experiência de Attack on Titan muito mais abrangente, e definitivamente há mais conteúdo e melhorias. Ele cobre completamente a linha narrativa desde o início de uma perspectiva ligeiramente diferente, e é claro que a equipe de desenvolvimento levou muito a sério o feedback do primeiro jogo. Se você amou o primeiro jogo e quis mais do que isso, ou está apenas ficando curioso sobre a série, Attack on Titan 2 é digno de sua atenção. Eu só espero que não tenhamos que passar por toda a história novamente no terceiro título da franquia.