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REVIEW | BATTLEFIELD 2042

Jogamos o novo jogo da EA/DICE e contamos o que achamos da experiência no geral.

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Battlefield 2042 é o novo game da franquia Battlefield e ao contrário de seus antecessores não possui um modo campanha e é dedicado inteiramente ao multiplayer online. Battlefield 2042 é desenvolvido pela DICE, e é conhecido há muito tempo por suas campanhas single-player, sendo um concorrente direto de outra franquia de grande sucesso entre os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa; Call of Duty. Entretanto, o mais recente game dessa tão popular franquia da EA pretensiosamente abandona essa principal essência prometendo focar totalmente no online e assim podendo realizar grandes coisas para os seus jogadores.

Battlefield 2042, como o nome sugere, se passa 100 anos no futuro do jogo original – Battlefield 1942 – que fez da franquia um sucesso absoluto e é lembrado por muitos como um dos melhores jogos do gênero já criado. Mas baseando-se nessas mudanças repentinas, Battlefield encontrou uma nova essência ou está destinado somente a algumas horas do seu tempo?

Battlefield 2042 recebe três modos de jogo: All-Out Warfare, Hazard Zone e Portal. Os dois primeiros modos permitem que os jogadores se envolvam em uma zona de guerra em sete mapas espalhados por países.

All-Out Warfare é um caos total onde 128 jogadores são soltos em um mapa expansivo no Battlefield 2042. Os jogadores são mercenários sem país e lutam pelos dois lados da guerra. Os jogadores são divididos em duas equipes – Rússia e Estados Unidos – com o objetivo principal de capturar o mapa. ainda falandO modo All-Out Warfare no Battlefield 2042 tem ainda dois sub-modos: Conquest e Breakthrough. Em Conquest, os jogadores devem controlar vários objetivos divididos em setores. Ambas as equipes começam no final do mapa e, seguindo seu caminho, capturam todos os objetivos. Enquanto eu jogava Conquest, capturar os objetivos mais próximos de você é fácil no começo, mas com o caos que se segue com um lobby de 128 jogadores isso me custou um excessivo looping entre morre e renasce. Ganha a equipe que capturar todos os setores do mapa.

Já no submodo Breakthrough, as equipes são divididas em ataque e defesa. Este último tem a maioria dos setores enquanto o primeiro luta para abrir caminho e derrotar a defesa. Como o nome sugere, All-Out Warfare tem como principal proposta o fogo cruzado constante entre as equipes, com jogadores correndo capturando objetivos ou ressuscitando companheiros caídos. O modo em si é mais parecido com os battleroyales que estamos acostumados a jogar, mas claro que ainda assim possui uma proposta bem diferente e seria mais indicado aos veteranos do game onde esses estão mais familiarizados com a física e a jogabilidade da franquia.

Para os novos jogadores a falta de um modo de campanha não ajuda muito. Levando em consideração a minha rotina nos outros jogos da franquia onde eu ia primeiro no modo campanha para me familiarizar justamente com esses pontos citados para só depois disso mergulhar no multiplayer. Os jogadores que não estão prontos para entrar em uma guerra entre 128 jogadores reais tem a opção de usar o modo solo ou co-op onde dividem o campo de batalha com IAs mas ainda assim o caos existe e isso pode dificultar um pouco para você se acostumar com o game, mas ainda assim é bem mais fácil e mais indicado para player recém-chegados e que não tem muita experiencia com títulos passados.

Já o modo Hazard Zone tem um lobby de 24 jogadores com seis esquadrões de quatro players. O objetivo deste modo no Battlefield 2042 é coletar unidades de dados e seguir para o ponto de encontro para extração. Um esquadrão vence coletando essas unidades de dados e extraindo logo antes que a tempestade atinja o mapa e acabe com a área. Eu realmente não posso comentar sobre como o Hazard Zone foi para mim pois infelizmente consegui jogar somente uma partida após muitas tentativas. Tentei vários dias diferentes e o jogo simplesmente não conectou a ninguém no modo. Conversei com outros colegas que passaram pelo mesmo problema e que acho que possivelmente seja algo geral e provavelmente seja corrigido futuramente. Segurei alguns dias a mais a Review e recentemente, antes de soltá-la tentei novamente, e nada!

Passando para o modo final, e possivelmente um dos mais diferentes do Battlefield 2042 — Portal. Este modo permite que os jogadores façam o que quiserem. Os jogadores têm a capacidade de definir todas as regras ou jogar de acordo com as regras estabelecidas por outros jogadores. Portal também permite que os jogadores experimentem mapas de jogos passados como Battlefield 1942, Battlefield: Bad Company 2 e Battlefield 3 em gráficos e mecanismos modernos. Além disso, os jogadores também têm a oportunidade de usar o arsenal de 2042 em 1942 e vice-versa.

O jogo em si foi um misto de sentimentos para mim durante a minha experiência, alguns pontos positivos que preciso citar é a facilidade na locomoção e como isso pode ser divertido, por exemplo, os jogadores do Battlefield 2042 têm a opção de spawnar na base ou em um dos locais capturados, em um veículo ou através do local de spawn especial escondido por um companheiro de equipe. Outra das das coisas boas que o Battlefield 2042 recebe em sua gameplay é o sistema ‘Plus’ que permite aos jogadores modificar seu carregamento em tempo real. Com isso, agora é mais fácil do que nunca trocar miras, bocas, pentes e empunhaduras das armas primárias e secundárias durante uma batalha, facilitando a adaptação às mudanças de cenário e cenários da partida.

E um ponto extremamente positivo sobre o jogo são os gráficos, definitivamente essa engine Frostbite é uma das mais promissoras atualmente e tenho certeza que renderá ainda muitos bons frutos tanto aqui em Battlefield 2042 quanto em outros jogos. O design de áudio também é muito bom, os barulhos de tiros, de movimentação, os passos experimentados usando sistema de áudio 5 e 7.1 realmente entregam o que o jogo merece em relação à sua imersão, mas a falta de uma trilha sonora marcante pra mim é algo que pega e que poderia facilmente melhorar o clima do jogo.

Há outras coisas sobre Battlefield 2042 que também me incomoda. É a falta de identificação para amigos e inimigos. Muitas vezes, quando penso que estou mirando em um oponente, ele acaba sendo um companheiro de equipe e, quando consigo localizar um inimigo, estou de repente reaparecendo. Depois de um tempo, você pega o jeito de identificar o pequeno ponto vermelho acima do oponente, mas quando você o vê, já está morto por outra pessoa.

Vale a pena?

Ao dar um fim a um dos queridíssimos e consagrados modo campanha no Battlefield 2042, a EA Dice tornou o jogo um pouco mais confuso e difícil para novos jogadores que tentam entrar na franquia. Digo isso pela falta de prática em empunhar alguns dos equipamentos e até mesmo no restante da gameplay. No entanto, veteranos e amantes de Battlefield vão adorar pela maneira como ele se mantém fiel à jogabilidade dos títulos mais antigos. O caos do lobby de 128 pessoas pode ser algo incrível para se imaginar há algum tempo atrás, mas depois de experimentá-lo por algumas horas não é algo que eu anseio sempre que começo o jogo, pois é cansativo e caótico até demais, ao mesmo tempo que é realmente o mais próximo que chegaremos da simulação de uma guerra e o jogo realmente passa essa impressão em seu modo principal.

O modo Portal, por outro lado, é onde Battlefield 2042 realmente brilha mais na minha opinião. A incrível ferramenta de criação dá aos jogadores múltiplas possibilidades e mostra o verdadeiro poder do motor gráfico do novo jogo trazendo até mesmo mapas antigos totalmente remodelados para os gráficos atuais, o que para jogadores mais antigos (como eu) trás uma certa nostalgia. Alguns problemas sérios de queda e a impossibilidade de escolher outros servidores são um problema real, além disso, alguns detalhes como a forma em que os inimigos e aliados são identificados para você, pode ser outro ponto negativo, mas nenhum deles se compara ao modo Hazard Zone que simplesmente não consegui jogar por problemas de conectividade, algo realmente muito inacreditável à essa altura, né EA?

Definitivamente, me diverti durante a jogatina apesar de vários problemas técnicos citados e que facilmente podem ser corrigidos em breve com futuras atualizações, Battlefield 2042 nesse momento é um jogo que não indicaria como indiquei os jogos anteriores da franquia mas que ainda pode ser polido e facilmente se tornar um grande jogo logo depois dessa ‘segunda chance’.

Battlefield 2042 já está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X.

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.

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