REVIEW | CAPTAIN TSUBASA RISE OF NEW CHAMPIONS
A franquia Captain Tsubasa (ou Super Campeões) existe há anos, e em certo momento foi muito popular no Brasil como era de se esperar de um país que respira futebol em todos os momentos. Por mais que o anime tenha feito muito sucesso, os games voltados para a franquia talvez não tenha alcançado tanta gente […]
A franquia Captain Tsubasa (ou Super Campeões) existe há anos, e em certo momento foi muito popular no Brasil como era de se esperar de um país que respira futebol em todos os momentos. Por mais que o anime tenha feito muito sucesso, os games voltados para a franquia talvez não tenha alcançado tanta gente assim. Captain Tsubasa: Rise of New Champions é o primeiro título da franquia a ser lançado oficialmente com legendas e localização em Português (dublagem em japonês) e dessa vez, busca alcançar a popularidade que merece.
Captain Tsubasa: Rise of the New Champions segue um grupo de adolescentes japoneses que sonham em ser grandes no futebol, como seus ídolos. O titular Tsubasa é o personagem principal e é um craque. A história segue os altos e baixos de sua vida e sua carreira enquanto ele passa do figurão do ensino fundamental a um famoso jogador de futebol invencível. Ao longo do caminho, ele conhece um elenco selvagem de personagens, amigos e rivais, que tratam o futebol como se fosse a coisa mais importante do mundo.
Embora Captain Tsubasa seja um jogo de futebol, obviamente não é como FIFA ou PES. As mecânicas e quase todas as regras segue como as regras do futebol tradicional, mas seria mais fácil descrevê-lo como um RPG onde o sistema de batalha fosse um Mod de futebol. De cara é importante citarmos isso, pois se você não conhece a franquia e espera um jogo de futebol tradicional como os já citados anteriormente, provavelmente você não vai gostar de Rise of New Champions. E o que exatamente nós queremos dizer como ‘futebol não tradicional’? É simples; Estamos falando de personagens que dão cabeçadas insanas no ar e chutam uma bola com tanta força que ela pega fogo e especiais que são capazes de lançar a bola do meio do campo até o gol, destruindo qualquer bloqueio que há pela frente.
Em Rise of New Champions, você tenta marcar no gol de seu oponente, mas fora dos chutes de sorte, a única maneira confiável de fazer isso é desgastar o medidor de espírito do goleiro adversário com chutes repetidos. Você é quase forçado a confiar em chutes especiais, que causam mais danos ao medidor. Seu objetivo é levar a bola aos jogadores que têm chutes especiais – nem todo personagem tem um chute especial – para que eles possam “atacar” o goleiro inimigo até que um chute passe para dentro do gol adversário.
Controlar a bola é um pouco incomum. Cada personagem no campo tem um medidor de espírito que representa seu HP efetivo. Ele se regenera rapidamente, mas é necessário para evitar ataques, usar movimentos especiais e realizar dribles em alta velocidade. Quando você está driblando em alta velocidade, seu personagem evita a maioria dos ataques inimigos, mas será derrotado por um jogador defensivo que se lança contra eles. Por outro lado, você pode pressionar esquiva para contornar um inimigo, mas ao fazer isso, você se torna vulnerável a um ataque, que causa uma tonelada de dano ao medidor de espírito de cada personagem, então você deve evitar isso.
Isso se torna mais complexo pelo fato de que todos os personagens têm atributos únicos e movimentos especiais, que podem incluir bloqueios especiais, dribles e passes. Cada personagem também tem aumentos passivos que podem variar de ganhar estatísticas de bônus se eles estiverem perdidos a começar a primeira metade de uma partida com estatísticas reduzidas para ganhar estatísticas de bônus na segunda metade.
As equipes também têm acesso a V-Skills, que são usadas quando um medidor especial é preenchido. Quando ativadas, as habilidades dão impulsos poderosos à sua equipe. Eles são quase essenciais para derrubar as barras de espírito do inimigo em tempo útil, pois concedem aumentos suficientes para torná-las eficazes. No entanto, os inimigos também têm acesso a essas habilidades e você precisará se defender deles. Uma barra de espírito cheia também pode ser usada para bloquear automaticamente um gol do inimigo que, de outra forma, entraria, então fica uma questão de saber se vale a pena usá-la para o ataque se seu goleiro tiver espírito relativamente baixo. Essa é a parte estratégica e diferente de Rise of New Champions e é onde o jogo mais brilha.
Captain Tsubasa: Rise of New Champions apresenta uma “história original” onde você cria seu próprio personagem e outra que segue a história do anime. O anime pretende ser uma introdução à jogabilidade e à mecânica, e faz um trabalho admirável ao fornecer a você uma equipe com muitos jogadores conhecidos do anime, incluindo o absurdamente poderoso Tsubasa. O jogo se baseia no anime muito de perto, e isso significa que há uma tonelada de eventos que o jogo preparou para ter pra onde avançar. Mas há um ponto muito negativo ao meu ver, alguns gols, chutes ou eventos que a propósito eram para ser guiados por você, são pré-definidos para dar continuidade a história do jogo e isso pode ser frustrante em alguns momentos nos quais não importa o que você faz, você terá que perder aquele gol ou oportunidade de vitória, simplesmente para que o jogo siga o que estava pré-definido.
Essa ideia pode parecer legal, mas é muito frustrante. É meio chato perder um gol porque a história quis assim, não importa o que você fez. As cut scenes também são legais, mas algumas duram muito tempo e muitas não são ‘puláveis’. Isso não é tão ruim na primeira vez que você joga, mas se você perder uma partida, ficará preso nela e terá que rever em todos as vezes nas próximas tentativas.
Rise of New Champions não é necessariamente um jogo difícil, mas pode ser desgastante e exaustivo. As partidas são longas e você tem que estar com atenção no jogo durante todo o tempo porque a jogabilidade pode demonstrar que o jogo é fácil, mas tudo pode rapidamente inverter pelo simples fato de você se desconcentrar ou até mesmo escolher errado alguns movimentos.
Captain Tsubasa: RoNC é uma representação divertida da ação insana e exagerada de um anime esportivo, mas não é um jogo de futebol como quem curte jogos de futebol irá se divertir. Apesar de ter modos multijogador, é improvável que prenda sua atenção, a menos que você esteja profundamente empenhado em formar equipes perfeitas de talentosos jogadores. Ainda assim, os fãs do anime provavelmente irão gostar como eu gostei, e caso você não seja fã do anime, é uma ótima introdução para você passar a ser.