TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | Dead or Alive 6

Definitivamente voltamos a era dos games de luta que fizeram grande sucesso no final dos anos 80 e começo dos anos 90 nos Arcades espalhados por todo o mundo, mas o que acontece é que essa época atual trata-se de uma época experimental onde os jogos de luta estão tomando ou um caminho mais cinematográfico […]

  • julho 10, 2019
  • 4 min read
REVIEW | Dead or Alive 6

Definitivamente voltamos a era dos games de luta que fizeram grande sucesso no final dos anos 80 e começo dos anos 90 nos Arcades espalhados por todo o mundo, mas o que acontece é que essa época atual trata-se de uma época experimental onde os jogos de luta estão tomando ou um caminho mais cinematográfico – como é o caso de Mortal Kombat X/11 e Injustice 1 e 2 – estão chamando atenção por sua grande presença nos eSports – Street Fighter V – ou até mesmo estão trazendo os animes para a porradaria em um formato mais “cartunesco” – como vimos em Dragon Ball FighterZ, King of Fighters, etc.

Talvez, notando essa grande mudança no cenário dos jogos de luta, a Team Ninja anunciou no ano passado que estaria adotando um novo rumo com a sua própria franquia. É hora de Dead or Alive ser levado à sério, assim como seus “concorrentes”. E o que essa mudança quer dizer? Segundo a desenvolvedora, chegou a hora de abandonar o grande apelo sexual que os jogos da franquia trouxe até o 5. Até porque hoje os valores não são mais os de 5 anos atrás e uma mudança quanto a essa sexualização das mulheres no jogo deve se adaptar ao cenário mundial atual, afinal, Dead or Alive não é uma franquia conhecida somente no oriente. Mas, infelizmente (ou felizmente, para outros) essa hipersexualização continua.

Para aqueles que pegaram o trem andando, Dead or Alive é um jogo de luta 3D que enfatiza a velocidade tendo golpes com uma velocidade acima do comum visto em alguns outros games do gênero, mas como citado anteriormente, o ‘diferencial’ do jogo sempre foi a presença extremamente enfatizada da sexualidade das personagens femininas, o que por um lado rendeu um público de maioria masculino. O sistema de parry pedra papel ou tesoura “Triangle” continua. Holds, que envolvem prever os ataques inimigos e acertar um dos quatro counters no momento certo, torna a sua variedade de combate importante, já que a força o oponente a continuar pensando. As novas mecânicas de fuga são as mais importantes das mudanças que o gameplay proporciona em DoA 6 e que gira em torno de uma barra especial dos lutadores, que agora é chamada “Break Gauge”. O medidor de duas fases (como o nome diz) regula um conjunto de ataques que podem armar uma investida ou interromper golpes inimigos, independente do que eles fazem com o seu personagem.

O novo motor gráfico por sua vez, aumenta as texturas de cores de pele, cabelo e detalhes faciais, bem como efeitos de suor, poeira e sujeira, o que pode ser um motivo de orgulho para a Team Ninja, pois realmente houve uma melhoria comparado ao jogo anterior da franquia. Embora seja justo comparar o visual de Doa 6 com o 5, isso também deve ser feito com o desempenho, testamos o game no PlayStation 4 mas nem sempre esse desempenho foi liso, como é pra ser. Em alguns momentos onde haviam mudanças repentina de câmera em alguns estágios, é bem perceptível a queda de fps, o que causa um rápido desconforto momentâneo mas que em momento algum seja o suficiente para abalar com o gameplay.

Embora o game tenha prometido mudanças, muitas delas não são o suficiente para dizer que Dead or Alive 6 seja um jogo totalmente novo. Alguns dos combos e movimentos são repetitivos e são claremante retrabalhos de seus games passados. Claro, como alguns personagens são clássicos talvez isso seja uma forma de justificar esse ‘reaproveitamento’ mas muita coisa no game soa como reaproveitado e essa é um questão a si pensar em um possível DoA 7 para uma próxima geração. Talvez essa renovação da franquia que a Team Ninja tenha citado não tenha sido o suficiente, mas definitivamente o jogo é salvo por seus outros modos de jogo, Arcade, Time Attack, Survival e Training, e dois novos modos; o Combo Trial que permite uma maior familiarização com cada um dos personagens e o DoA Quest, que oferece uma série de quase 100 lutas com múltiplos objetivos. 

No final, Dead or Alive 6 não é muito do que eu esperava e está claramente muito abaixo de outros games do gênero que estão sendo lançados no final desta geração, mas mesmo assim ainda é um jogo bom para se jogar na casualidade, sem muito investimento de tempo, mas não podemos falar o mesmo do dinheiro que você tem que investir para tê-lo o que definitivamente é o maior ponto fraco do game.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.