GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025
18 de Janeiro de 2025
Tech Reviews

REVIEW | Deco M3 da TP-Link

Hoje em dia ter um bom sinal de wi-fi em casa é indispensável pela maioria das pessoas, principalmente para aqueles que dependem de um dispositivo móvel para trabalho, ou até mesmo para a galera dos games, seja ele mobile ou por console. O que acontece é que nem sempre os roteadores que são fornecidos pelas […]

  • novembro 19, 2020
  • 7 min read

Hoje em dia ter um bom sinal de wi-fi em casa é indispensável pela maioria das pessoas, principalmente para aqueles que dependem de um dispositivo móvel para trabalho, ou até mesmo para a galera dos games, seja ele mobile ou por console. O que acontece é que nem sempre os roteadores que são fornecidos pelas operadoras possuem um bom alcance e a maioria deles são considerados aparelhos ‘de entrada’ pelo simples fato de eles atenderem a necessidades básicas e te propocionar uma cobertura que na maioria das vezes não entregarão o sinal de wi-fi em toda a sua casa. Pensando nisso, a tecnologia Mesh foi criada e ela é uma das principais soluções para esse problema. A tecnologia funciona de forma simples e intuitiva; ela cria uma rede com mais de um dispositivo de saída que amplificam a cobertura. 

No Review de hoje testaremos o Deco M3 da Tp-Link, um kit com dois equipamentos que promete amplificar o alcance da sua internet de forma incrível e com suporte a até 100 dispositivos simultâneos.

O Deco M3 é composto com um kit com dois dispositivos que funcionam em conjunto; o Deco M4R (este sendo a base da conexão) e o Deco M3W que mais parece como um daqueles repetidores de sinal, mas que obviamente é bem mais do que isso. 
Antecipando um problema que encontrei no Deco M3W, é a ausência de uma porta ethernet na qual poderiamos conectar um dispositivo diretamente por essa saída e assim usarmos um desktop, notebook, TV ou console ‘cabeado’, mas infelizmente não temos essa opção aqui. O design do dispositivo também é simples, você o conecta na tomada (bivolt) e ele terá apenas quatro luzes indicativas (imagem) e um botão de reset na lateral, este que necessita de algum objeto pontiagudo para acessá-lo.

M4R para referências de tamanho.

Já o Design do M4 é bem simples e foge bastante dos designs de roteadores convencionais. É uma espécie de torrezinha branca com detalhes em preto em seu topo, este que forma uma semi-espiral e dentro dessa espiral se encontra a logo da TP-Link em um led multi-color que indica o status da conexão mesh. Já na parte traseira do aparelho temos duas portas ethernet, o botão de reset e o conector da fonte de alimentação bivolt.

Os recursos que mais nos chamaram atenção

No Deco M3, obviamente temos como configurar dois tipos de rede, a 2.5g e a 5g, além disso também podemos criar uma rede para visitas o que pode melhorar a questão da segurança, assim como você pode ter um maior controle sobre tráfego e disponibilidade da própria rede. 

Um recurso importante é o QoS, que permite eleger a prioridade dos dispositivos assegurando que dispositivos convidados não roubem toda a banda de internet enquanto você precisa, por exemplo, trabalhar. Além disso, o Controle dos Pais pode restringir o acesso a sites, estabelecer limite de tempo e desligar a internet em determinados horários, o que pode ser uma mão na roda para uma casa com família grande e com várias crianças. Provavelmente, essas crianças não gostarão muito de não ter o controle do horário de disponibilidade da rede, né? rs

Outra função que é uma ‘mão na roda’ é o status de novo dispositivo conectado, onde imediatamente após a conexão de um novo dispositivo, você receberá uma notificação em seu smartphone para verificar qual é este dispositivo e definir se você deseja bloquear o acesso do mesmo ou mantê-lo com esse acesso à rede.

O Deco M3W tem um design simples e discreto.

Sobre a configuração 

Testar dispositivos recém lançados da TP-Link nos fez perceber o quanto a marca vem investindo em uma configuração limpa, simples e que atenda a todos os perfis de público. O que acontece é que assim como a configuração da Tapo C100 e da C200 que inclusive fizemos review há alguns dias, a configuração do Deco M3 também é de uma facilidade inigualável. Toda a configuração do aparelho é feito através do aplicativo TP-Link Deco que você pode encontrar na Play Store e App Store. Testamos as duas versões do aplicativo, para os dois sistemas e eles funcionam de forma completa e com configurações que são ativadas com rapidez.

A configuração começa com o M4 (a base), o dispositivo deve ser ligado diretamente no modem de sua operadora. O Deco tentará identificar qual o tipo da sua conexão – se for por DHCP, como na maioria dos casos, tudo será feito automaticamente. Caso seja necessário autenticar por PPPoE, é possível incluir o usuário e senha. Também dá para configurar VLANs, o que pode ser útil caso você tenha algum serviço de TV por assinatura IPTV que exija esse tipo de ajuste.

Após essa configuração inicial, o aplicativo te perguntará se há mais alguma unidade Deco para adicionar na rede, após isso, basta ligar o M3W na tomada, aguardar o reconhecimento e pronto! Em poucos instantes a configuração será feita automaticamente.

LED indicador de Status.

O que notamos quanto ao desempenho e sinal

Começando pelos recursos já citados; todos eles funcionam de maneira majestosa e é incrível como todas as configurações se adequaram perfeitamente ao nosso modem aqui da redação com um simples ‘espetar de ethernet’. Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que é possível criar um ponto de acesso que te permitirá unificar o Deco a uma rede já existente. Esse tipo de configuração já requer um pouco mais de experiência, mas nada tão avançado. Essa função é muito útil para quem possui outro roteador controlando a internet ou mesmo para aqueles que não conseguem colocar o modem principal no modo bridge.

Vale a pena?

Aqui, na nossa redação temos dois andares sendo o primeiro andar, o maior. Colocamos o dispositivo principal no fundo da redação, já o M3W logo na entrada. De fato, conseguimos extender a nossa rede em todos os ambientes e isso foi incrível, pois na entrada possuimos um sinal fraco e instável somente com o modem normal e com essa rede isso foi completamente resolvido. No andar de cima também conseguimos um desempenho inacreditável comparado a um modem normal. Embora a velocidade não alcance os 100% em todas as posições e distâncias recomendadas, a oscilação é tão pequena que raramente vai ser notada sem que haja um teste de conexão ou algum gerenciador de download dedicado.

A configuração é simples e pode atender qualquer pessoa, do leigo ao avançado. Porém, achamos um problema e não conseguimos integrá-lo a Alexa. Na embalagem mostra que o produto é compatível mas tentamos bastante e simplesmente não conseguimos. Talvez a função ainda não esteja disponível no Brasil, mas nesse caso, eu aconselharia a marca deveria deixar isso visível na caixa, algum tipo de aviso como “verificar disponibilidade em seu país” ou algo do tipo. 
Verificamos também a disponibilidade de unidades do M3W vendidas separadamente, para quem sabe, conseguirmos expandir ainda mais o alcance da rede sem ter que investir em outro kit, mas vimos que no Brasil isso também ainda não está disponível, o que é uma pena pois seria uma mão na roda para quem busca um alcance ainda maior.


Apesar dos ‘problemas’ citados, o Deco M3 continua sendo incrível e atendeu a todas as nossas necessidades por aqui. Não só por sua fácil configuração, mas porque ele cumpre quase tudo o que promete de forma excepcional e vai agradar do mais casual ao exigente. Depois que você experimenta é realmente difícil se acostumar ficar sem. Definitivamente, eu recomendo o dispositivo.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.