Conecte Conosco

Game Reviews

REVIEW | F1 23

F1 23 da EA é uma experiência de corrida repleta de conteúdo que melhora seu antecessor de várias maneiras.

Publicado

em

O mundo da Fórmula 1 sempre esteve em alta, mas no momento parece estar ainda mais popular, alcançando níveis vistos somente na década de 90. Sua fama crescente é impulsionada graças a séries como “F1: Dirigindo para Viver” e filmes lançados nos últimos anos, como “Rush: No Limite da Emoção” e o recente “McLaren: O Homem por trás do Volante” essas obras que fizeram a Formula 1 voltar ao mainstream. Por esse motivo, não é surpresa que F1 23 seja um dos jogos mais aguardados pelos fãs do automobilismo neste ano.

Quando falo sobre os entusiastas do automobilismo, não há motivo para preocupação! F1 23 oferece algo para todos. Para aqueles que buscam uma experiência envolvente e linear, temos a campanha de história. Se você deseja montar sua própria equipe, o modo Carreira está de volta. E para uma experiência semelhante ao modo Ultimate Team do FIFA, temos o novo F1 World. Todos esses modos e recursos proporcionam uma experiência única para cada jogador, permitindo que os verdadeiros fãs se envolvam em todos eles.

Vamos começar com a campanha, que retorna após estar ausente no ano passado. Sob o título de ‘Ponto de Frenagem 2’, a história continua acompanhando a jornada de Aiden Jackson e introduz uma nova personagem promissora, Callie Mayer. Caso seja sua primeira experiência com F1, não se preocupe, pois haverá um resumo para colocá-lo no jogo. A trama abrange as temporadas de Fórmula 1 de 2022 e 2023, enquanto você compete e administra a nova equipe Konnorsports, que busca seu lugar entre os principais competidores do esporte.

Se você já jogou a versão anterior, não encontrará muitas novidades em Ponto de Frenagem 2. Você estará familiarizado com as corridas, as entrevistas nos circuitos e as cenas cinematográficas. Entre as corridas, ocasionalmente você terá que tomar decisões como diretor da equipe ou escolher entre diferentes caminhos. Essas escolhas geralmente envolvem desapontar um grupo de pessoas em favor de outro. As respostas nas entrevistas e outros momentos de escolha e consequência permitem observar as reações nas notícias e nas redes sociais em relação às ações, palavras e vitórias nas corridas. Isso traz uma camada adicional de realismo ao jogo e aumenta a imersão. Embora nem sempre as respostas correspondam exatamente às nossas vitórias, é satisfatório examinar as notícias, redes sociais e e-mails após cada corrida, descobrindo novos pontos de vista sobre a história.

A própria narrativa não difere muito da primeira parte de 2021, com conflitos de ego acontecendo dentro e fora das pistas, algo característico da Fórmula 1. No entanto, desta vez pode ser difícil se identificar com os personagens. Durante a maior parte das cerca de oito horas de Ponto de Frenagem 2, não é esperado que você se afeiçoe a Aiden ou outros personagens da trama. Quando isso acontece, já estamos cansados deles. A exceção é Callie Mayer, o novo personagem que combina simpatia e confiança na medida certa.

No final dos créditos, no entanto, pode ser um pouco decepcionante em termos de conclusão narrativa, pois muitos problemas parecem ser resolvidos de forma apressada, em vez de terem uma conclusão natural. Embora possamos imaginar complicações legais, seria interessante ver histórias futuras que introduzam outras equipes para fortalecer seu lugar no mundo da F1. Até o momento, Ponto de Frenagem parece ser bastante isolado, onde nomes como Verstappen e Hamilton são apenas etiquetas acima dos pilotos que ultrapassamos. No entanto, acredito que nos próximos anos essa história continuará e certamente incluirá ícones do mundo da F1.

Apesar das limitações narrativas, uma coisa que o jogo acerta logo de cara é a jogabilidade. Ao apresentar a Tecnologia de Pilotagem Precisa em F1 23, houve uma melhoria significativa em relação ao jogo anterior, proporcionando uma sensação mais autêntica ao dirigir, acelerar e frear. Cada curva e reta oferece a oportunidade de aprimorar suas habilidades, e com a inteligência artificial do jogo, as corridas se tornam emocionantes e cativantes a cada minuto. Ao contrário de outros jogos de corrida que se baseiam apenas em velocidade, F1 23 enfatiza o controle, e a experiência aprimorada de corrida torna a sensação de pilotar um verdadeiro prazer.

Em relação ao desempenho, o jogo roda a 60 quadros por segundo e apresenta um movimento visual impressionante. Embora não seja o jogo de corrida mais visualmente deslumbrante disponível, certas pistas poderiam ter uma paleta de cores mais vibrante. No entanto, é sempre impressionante passar por multidões de fãs a 320 km/h.

A experiência é ainda mais enriquecedora com a integração do controle DualSense no PS5, que proporciona uma sensação incrível. Cada curva, troca de marcha e saída de pista é sentida na palma das mãos, permitindo que você realmente sinta a velocidade desses carros por meio dos gatilhos adaptativos. PS: Sim, testamos o jogo no PlayStation 5.

Após concluir a campanha, muitos jogadores provavelmente se voltarão para o modo Carreira, que não sofreu muitas alterações em relação ao ano anterior. No entanto, o grande destaque é o F1 World, que oferece uma experiência mais completa para aqueles que procuram algo mais abrangente. Aqui, as corridas renderão pontos de experiência e componentes que podem ser usados para melhorar desde o desempenho do seu carro até os patrocínios que seu piloto obtém. Cada melhoria trará suas próprias vantagens na pista, permitindo que você crie uma construção mais rápida e poderosa para seu piloto e carro. Embora essa abordagem não seja inovadora, já que vimos algo semelhante em vários jogos, como Gran Turismo 7, por exemplo, é gratificante. Além disso, há a opção de corridas classificatórias com níveis mais altos, que se tornam cada vez mais imersivas e se assemelham mais à experiência real de corrida, com provas mais longas e intensas. Para aqueles que não desejam passar muito tempo em uma única corrida, há também a opção de corridas com uma distância de 35%. E para os verdadeiros fãs da Fórmula 1, estão prometidos uma série de desafios e eventos inspirados no calendário real da F1, garantindo que haja sempre um motivo para mergulhar no jogo.

Se você achar que as opções de personalização da equipe, carro e jogo em si não são suficientes, também é possível personalizar a aparência do seu piloto. Com várias opções de roupas e adesivos, além da capacidade de personalizar seu espaço pessoal, há muitas maneiras de tornar seu perfil único. A única desvantagem esperada dessas opções de personalização é que muitas delas estão vinculadas ao passe de batalha do jogo, chamado Podium Pass. Embora exista uma trilha gratuita, que pode oferecer vantagens dentro do jogo, para itens personalizáveis como capacetes e luvas, será necessário adquirir a edição VIP do passe. Compreendo que possa ser um ponto de discórdia, já que se trata de um jogo pago, como F1 23, e o uso de um passe “de batalha” pode parecer excessivo. No entanto, felizmente, os itens disponíveis para compra no passe são estritamente cosméticos.

Vale a pena?

F1 23 oferece uma experiência de corrida sólida e repleta de conteúdo, que supera seu antecessor em quase todos os aspectos. Embora os gráficos em si possam não ter sofrido grandes alterações em relação à versão anterior, acredito que só veremos mudanças significativas quando o jogo for lançado exclusivamente para consoles de última geração. No entanto, os gráficos atuais já são satisfatórios para mim. Com algo para todos os tipos de jogadores, além de uma experiência envolvente e impressionante no PS5, F1 23 é uma adição valiosa tanto para os entusiastas quanto para os jogadores casuais. Apreciamos como o jogo se adapta ao seu estilo, oferecendo desde uma experiência de corrida altamente assistida até uma imersão completa. Embora a campanha nem sempre seja o ponto alto, e o F1 World, por mais que seja amplo, não seja exatamente revolucionário, é bom ver que a Fórmula 1 está recebendo a atenção que merece e vai ser um jogo que vai te acompanhar diariamente ao longos dos próximos meses.

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.

a>

© 2024 | Acesso Geek - O seu site de notícias sobre Games, Tecnologia, Cinema, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais!