REVIEW | HI FI RUSH
Essa é uma das melhores surpresas dos últimos meses!
Hi-Fi Rush é um jogo de ação e aventura lançado pela Tango Gameworks, estúdio fundado por Shinji Mikami, conhecido pela série Resident Evil. O jogo está disponível para PC, Xbox Series S|X, em versões básica e deluxe, além de estar incluído no Game Pass. O título foge completamente do que o estúdio havia feito anteriormente em outros jogos e apresenta gráficos cartunescos, comédia e muito ritmo em uma nova empreitada totalmente diferente de tudo que vimos até agora, que é o que torna HI FI Rush uma das melhores supresas dos últimos meses!
O enredo do jogo já é bem diferente e conta a história de Chai, um aspirante a rockstar que planejava ter um braço robótico da corporação Vanderlay, mas que acaba passando por um acidente durante o processo de troca e tem seu MP3 player fundido a seu corpo, fazendo com que o mundo ao seu redor entre nas batidas de sua playlist. Com isso, ele é considerado uma falha pela empresa e precisa ser eliminado. O jogador controla Chai enquanto ele tenta fugir dos robôs da Vanderlay e descobrir seus planos para controlar a sociedade. Apesar de não ser uma história tão profunda, a trama é envolvente e apresenta personagens carismáticos ao longo da jornada, como o próprio Chai e sua companheira 808, uma gatinha robótica que é, na verdade, a forma como a jovem misteriosa Pepermint usa para se comunicar com o protagonista. A forma como a história é contada é extremamente divertida, e o jogador é pouco a pouco imerso no mundo do jogo, onde é possível descobrir mais sobre a empresa e as pessoas que estão por trás dela.
Um dos aspectos mais marcantes de Hi-Fi Rush são os gráficos em estilo cell shading. O jogo é muito colorido e detalhado, com inúmeras construções e a cidade de fato funcionando ao fundo. Mesmo em espaços mais fechados, é possível ver detalhes que demonstram o carinho da equipe em fazer aquilo da forma mais perfeita possível. A Tango Gameworks usa e abusa dos recursos gráficos, ressaltando aspectos que quer que o jogador veja.
Além dos gráficos, o aspecto sonoro do jogo é primoroso. Como o tudo aqui tem foco no ritmo, a trilha sonora é essencial. As músicas se mesclam aos sons do ambiente, dos inimigos e do próprio jogador. A Tango Gameworks conseguiu fazer músicas excelentes e que melhoram ainda mais quando trabalham em ritmo com o cenário e o player. As músicas misturam rock com pop e outros estilos de uma forma que somente Hi-Fi Rush seria capaz de fazer. Mesmo a história e a jogabilidade possam parecer simples em comparação com outros títulos, Hi-Fi Rush é um jogo que certamente vai conquistar muitos fãs. É uma aventura musical e cativante que, mesmo não sendo perfeita, oferece uma experiência única e muito divertida.
Além da trilha sonora e dos gráficos, a jogabilidade de Hi Fi Rush também merece destaque. O jogo é divertido e viciante, com controles responsivos e fáceis de aprender. O jogo é baseado em ritmo e tudo o que acontece na tela segue a música, então é essencial que o jogador esteja em sincronia com as batidas da trilha sonora para ter sucesso. Nós testamos o jogo no PC mas confesso que não me adaptei muito à jogabilidade via teclado e mouse e me diverti muito mais quando usei um gamepad para melhorar ainda mais a fluidez e responsividade dos movimentos. Talvez esse jogo tenha sido pensado para este tipo de equipamento já que se trata primeiramente de um titulo de Xbox.
O jogo tem uma mecânica interessante de troca de armas e habilidades que podem ser usadas para enfrentar os inimigos. Cada arma e habilidade tem um ritmo diferente e, se o jogador for habilidoso o suficiente, pode criar combos incríveis e devastadores. A jogabilidade é bem balanceada, oferecendo desafio suficiente para jogadores experientes, mas ainda assim é acessível para jogadores casuais. Outro aspecto positivo de Hi Fi Rush é a sua longevidade. O jogo tem uma campanha principal de cerca de 8 a 10 horas, mas também conta com diversos desafios e side quests que podem aumentar a sua duração para muito mais tempo. Além disso, o jogo tem uma ótima replayability, pois há uma série de itens colecionáveis e segredos espalhados pelo mundo que podem ser descobertos em jogadas subsequentes.
Em termos de desempenho, Hi Fi Rush é um jogo extremamente bem otimizado, com gráficos bonitos e estáveis mesmo em configurações mais modestas. Mesmo adotando um estilo bem voltado para os desenhos animados os múltiplos elementos em tela deixa o jogo mais pesado, mesmo assim a otimização aqui foi excepcional e não nos fez enfrentar nenhum problema durante a gameplay. Vale lembrar que eu testei o jogo em 3 diferentes dispositivos; Meu PC pessoal que conta com um i5-9400f e GTX 1080, no meu PC da redação que conta com um i9-9900K e uma RTX 3090 e meu notebook que conta com um i7-12700k e RTX 3060. Ambas as configurações apresentou um desempenho espetacular.
Vale a pena?
Hi Fi Rush é um jogo divertido, viciante e com uma apresentação excepcional. A jogabilidade baseada em ritmo é única e envolvente, os gráficos são maravilhosos e a trilha sonora é excelente. Embora a falta de personalização do personagem e a história linear possam desapontar alguns jogadores, a longevidade e replayability do jogo compensam esses pontos fracos sem falar na inovação que o jogo entrega. Se você gosta de jogos de ação e aventura com uma abordagem única e divertida, Hi Fi Rush é definitivamente um jogo que vale muito a pena conferir.
NOTA 5/5
HI FI Rush já está disponível para PC e Xbox e também faz parte do catálogo do Xbox Game Pass. Agradecimento aos nossos amigos da Bethesda Softworks por fornecer uma cópia para Review no Pc.