REVIEW | HYPERX QUADCAST
O HyperX QuadCast é o microfone ideal para streamers que desejam um som de qualidade e um design incrivelmente bonito!
Os periféricos para jogos tiveram um aumento de popularidade incrivelmente destruidor após a era do streaming de games ganhar mais espaço. Sabemos que os gamers são um público extremamente exigente algumas marcas investem cada vez mais em qualidade e novas tecnologias. Uma das marcas que se destaca, é sem dúvidas a HyperX e o Quadcast é um dos maiores sucessos da marca com foco para streaming e produção de conteúdo. Mas, o Quadcast é realmente tudo isso que dizem? A gente te conta!
Como a maioria dos microfones condensadores USB , o HyperX Quadcast é muito fácil de configurar – e um pouco difícil de acertar exatamente. Com isso, eu quero dizer que: você não terá problemas na configuração, mas descobrirá que para ter exatidão naquilo que você espera do microfone, você terá que fazer testes e mais testes, assim como analisar o espaço no qual você está usando-o, entre outros fatores. O que, pelo menos para mim que gosto desse tipo de coisa, foi uma tarefa bem divertida até quando consegui ajustar da forma que eu esperava.
O design e primeiras configurações
O microfone se parece com uma escova de cabelo sem cerdas cyberpunk de ultima geração com leds vermelhos, mas ainda assim, é muito bonito visualmente e de cara mostra que é um produto premium, só pela sua construção. Uma das coisas mais legais desse microfone é que ele já vem com um chock mount e com um pop filter embutido (este que você não o verá pois ele se encontra no interior do microfone), ainda assim vejo alguns streamers usando um pop filter externo, fiz o teste com um que tenho aqui que usava em um outro microfone e, para falar a verdade, não vi muita diferença nem melhoria no audio.
Na parte inferior da do microfone há um scroll horizontal de ganho para aumentar ou diminuir a sensibilidade e na parte traseira um botão para trocar o padrão de captação. Se você não sabe o que fazer com isso, podemos ajudá-lo abaixo.
Quando você conecta o microfone pela primeira vez, a saída de som e a entrada do microfone serão padronizadas para Quadcast em seu computador. Isso ocorre porque há um conector de fone de ouvido de 3,5 mm na parte traseira da unidade, por onde você pode passar a saída do computador. Provavelmente, você desejará usar sua própria configuração, mas a opção existe, se desejar.
Nesse caso, essa configuração pode ser usada para quem busca um retorno de voz diretamente do microfone, o que é indispensável para alguns – tipo eu – mas a ideia de ligar um headphone diretamente no microfone e me impossibilitar de usar o MixAmp do Astro que uso para configurações básicas de som e chat, assim como equalizações personalizadas, pode não ser uma boa pra mim, daí me veio uma ideia, ligar um cabo P2 do microfone para a entrada auxiliar do MixAmp, sem que a saída de som seja habilitada para o “Speakers do Quadcast”, e de fato funcionou, mesmo que a saída em questão não esteja habilitada, ainda assim é possivel transmitir o audio de captação de microfone diretamente pela saída P2 do Quadcast, mas isso gerou um chiado um pouco chato, que me incomodou, mas relevante no meio dos tiros porrada e bombas de um jogo como Call of Duty ou Overwatch. Fiz também o teste plugando a saída de retorno do mic para a entrada de micrifone P2 onboard do PC, mas claro que tivemos um delay que impossibilita o uso, né? Usei o ASIO4All para tentar controlar esse delay mas não obtive sucesso. Então desisti.
Se você mora com a família ou colegas, um touchpad bem discreto dedicado na parte superior é uma mão na roda. Basta tocar para alternar a função mudo, é isso. Além disso, o microfone tem iluminação atrás da grade – então você nunca vai falar algo que não deve no microfone ligado sem receber um lembrete ultravisível de que você está ao vivo para o mundo. E essa é a hora que vem a minha única crítica do design, a iluminação que não pode ter a sua cor alterada nem brilho diminuido, mas ainda assim, é muito bonito de se ver, desde que vermelho esteja entre as suas cores favoritas haha. Felizmente isso está para mudar, pois a HyperX recentemente anunciou a versão HyperX Quadcast S que corrige esse ‘probleminha’ de cor.
Melhores configurações
Assim como qualquer produto, não existe um conjunto de configurações ideal, mas existem algumas práticas recomendadas que você deve seguir com qualquer microfone autônomo. Por exemplo, microfones condensadores não precisam de uma interface dedicada para funcionar. Eles são muito mais sensíveis ao som do que, digamos, microfones dinâmicos como o Shure SM58 – então, eles captam quase tudo ao seu redor.
Nesse caso, você vai querer diminuir o ganho o máximo que puder enquanto ainda estiver sendo ouvido. Você também vai querer trazer o microfone para mais perto de você e longe de qualquer coisa que possa refletir o som de volta para o microfone para evitar ecos.
Mas e o botão de padrão polar na parte traseira? Temos algumas dicas e indicações:
- Estéreo: capta o som através de três eixos diferentes, começando pela frente do microfone (onde fica a logo da fabricante) e suas laterais. A parte posterior não recebe áudio;
- Omnidirecional: o som é captado em todas as direções. Interessante para gravar reuniões com pessoas em torno de uma mesa, por exemplo;
- Cardioide: capta unicamente o som vindo da parte frontal do microfone. Este é o modo mais indicado para streamers, chats durante gameplays, videoconferências e quem grava podcast sozinho;
- Bidirecional: capta os áudios frontal e posterior do microfone. Modo interessante para conversar com uma segunda pessoa, colocando o QuadCast S entre os dois indivíduos.
Mesmo se você não estiver transmitindo, é natural querer um microfone melhor para jogar e se comunicar com os amigos, mas devo te dizer que ele superou muito as minhas expectativas. Ele tem vários modos de uso, entrega uma qualidade realmente incrível e te atende em diversas funções, desde a comunicação no seu game favorito, reunião de trabalho e gravação e transmissão de conteúdo em áudio e vídeo. O seu design é bonito e possui uma construção bonita e claramente premium, porém a falta de uma personalização da cor do led pode ser um problema para aqueles que montaram um setup com uma cor específica. O HyperX Quadcast é compatível com sistemas PS4, PC e Mac por meio do cabo USB.