23 de Novembro de 2024
Tech Reviews Tecnologia

REVIEW | Intel i9-9900K

O Intel Core i9-9900K é o CPU mais poderoso da 9ª geração até o momento – embora os processadores de 10ª geração já tenham sido anunciado, ainda não estão disponíveis no mercado – e devemos ressaltar que se trata de um processador voltado para um público mais exigente gamer e que deseja um alto desempenho […]

  • fevereiro 21, 2020
  • 9 min read
REVIEW | Intel i9-9900K

O Intel Core i9-9900K é o CPU mais poderoso da 9ª geração até o momento – embora os processadores de 10ª geração já tenham sido anunciado, ainda não estão disponíveis no mercado – e devemos ressaltar que se trata de um processador voltado para um público mais exigente gamer e que deseja um alto desempenho nos jogos, e com a chegada da nova geração dos games essa CPU é mais do que necessária para te dar um conforto durante essa ‘nova fase’. Já para usuários normais, navegadores de web, Youtube, Facebook e usuários casuais, talvez esse processador seja um exagero.

Gostaria de deixar claro que este não é um Review muito técnico e é mais voltado ao usuário comum que busca uma opinião baseado no uso que provavelmente será o seu uso.

Afinal, o que é o i9-9900K e o que ele tem de tão interessante?

De fato, vimos muitos técnicos e até a própria Intel rotular esse processador como  ‘o melhor processador de desktop para jogos do mundo’. Uma afirmação ousada, com certeza – mas com uma velocidade de clock de 5GHz e a capacidade de fazer overclock, essa sugestão não parece tão distante. Além disso, existem oito núcleos e 16 threads impressionantes, dando ao Intel i9 de 9ª Geração um aumento considerável no desempenho em comparação aos modelos do ano passado e aos modelos atuais da sua concorrente.

O seu preço pode ser um problema para algumas pessoas, mas convenhamos que quem está nesse mundo de hardware gamer não se importa muito em pagar um pouco mais por algo de qualidade e que irá ‘segurar’ o desempenho por anos, na minha opinião um investimento assim é de suma importância para evitar uma rotatividade grande de hardwares no seu pc. Um problema que encontramos é sobre a arquitetura, mas isso acontece por conta do modelo e arquitetura serem algo recente enem todas as Motherboards possuem uma atualização que suporte essa nova arquitetura, então vale destacar que você precisa ficar atento se sua MB atual possui suporte para essa CPU ou até mesmo comprar uma placa mãe já atualizada para a 9ª geração será um adianto na sua vida.

Ao mesmo tempo em que estamos com o i9-9900K em mãos, também estão sendo lançados como parte dos processadores Intel de 9ª geração os modelos i7-9700K e i5-9600K. Como sempre acontece, não há muita diferença entre as três CPUs além de mudanças no poder de desempenho. Mas não vamos nos aprofundar muito em comparações, até porque não utilizamos os i5 e o i7 até o momento. 

Uma rápida análise de desempenho e ínicio dos testes

Os processadores Intel de 9ª geração não apresentam grandes alterações na arquitetura desde seus antecessores, mas obviamente o desempenho é de alto impacto para quem busca uma boa performance, isso se deve principalmente ao aumento de núcleos e threads.

O i9-9900K possui oito núcleos, o que representa uma melhoria de 33% desde a geração anterior. 

Com uma velocidade de clock aumentada de 5GHz, o i9-9900K possui as melhores velocidades de clock de todas as CPUs Intel Core, além de aumentar sua liderança sobre o Ryzen 7 2700X por uma margem considerável. Mesmo o novo AMD Ryzen 9 3900X não consegue com as velocidades de clock do i9-9900K. Por isso citei anteriormente o considerável aumento de desempenho comparado a geração passada da própria Intel e até mesmo a atual de sua concorrente. Definitivamente são incomparáveis.

As CPUs Intel Core de 9ª geração também veem o retorno de materiais de interface térmica de solda (STIM). Isso significa que a Intel está abandonando a pasta térmica em favor do metal soldado em seu processo de fabricação. Os STIMs oferecem dissipação de calor aprimorada, ajudando a evitar paradas devido a temperaturas elevadas. Mas, vou adiantar que isso não é o suficiente pois mesmo usando a tecnologia, essa CPU consegue ser a mais esquentadinha das que já testamos, o i9-9900K é tão poderoso que nem o STIM conseguiu impedir o superaquecimento e tivemos que testar seu desempenho máximo em OC junto de um upgrade de Watercooler, no caso, optamos por um DeepCool Castle 360EX que conseguiu manter a temperatura em uma média aceitável com oscilações a depender do jogo em uso.

A nova onda de chips Intel também apresenta alguns recursos mais sutis, mas muito bem-vindos. Por exemplo, há suporte à memória Intel Optane, além de velocidades Gigabit Wi-Fi.

Configuração de Teste e jogos testados

Todos sabemos que hoje em dia mais do que nunca todos os compontentes de hardware de um pc devem estar em harmonia para que você consiga tirar o máximo proveito de todos eles, mesmo que você não faça Overclocking, é importante estar alinhado.

Para que você saiba exatamente quais componentes eu estava usando, aqui vai o nosso setup de teste para este processador:

  • Placa-mãe: Placa-Mãe Asus Prime Z390-P
  • GPU: Nvidia GeForce RTX 2080 Ti
  • Memória RAM: Corsair Vengeance 2666MHz , 16GB DDR4
  • Watercooler: DeepCool Castle 360EX
  • Fonte de alimentação: Viper 600W
  • SSD: Samsung 850 EVO
  • SO: Windows 10 Pro de 64 bits

Algumas notas que devemos citar: Tinhamos um Watercooler de 180mm porém tivemos que fazer um upgrade especialmente para este teste pois esse WC simplesmente não era poderoso o suficiente para lidar com o calor produzido pela i9-9900K. Então tenha em mente que você terá que usar um Refrigerador tão poderoso quanto a CPU da Intel para evitar superaquecimento e futuras dores de cabeça.

Shadow of the Tomb Raider

Para começar os testes em games (que era o nosso propósito) testamos o Shadow of the Tomb Raider que é um dos games mais exigentes atualmente. Testamos o jogo em 3 resolução diferentes e nas três conseguimos um bom desempenho, sem travas e gargalos;

Resolução 3840 x 2160 a taxa de quadros ficou entre 51 e 55fps.
Resolução 2560 x 1440 ficamos entre 85 e 89fps.
Resolução 1920 x 1080 passeamos por incríveis 99 e 104fps.

Ghost Recon Breakpoint

Outro jogo que possui um mundo aberto de grande tamanho e que consequentemente pede um bom hardware para apresentar um bom desempenho é o Ghost Recon Wildlands, também o testamos em três resoluções:

Resolução 3840 x 2160 a taxa de quadros ficou entre 47 e 49fps.
Resolução 2560 x 1440 ficamos entre 64 e 68fps.
Resolução 1920 x 1080 passeamos por incríveis 74 e 79fps.

The Crew 2

Como os dois jogos anteriores são extremamente intensos e exageradamente grandes e exigentes, pensei que seria sensato usar um game um pouco mais antigo e mais tolerante para tentar dar ao i9-9900K alguma liberdade extra para mostrar seu potencial. Por esse motivo, decidi usar o The Crew 2 para fazer comparações.

Resolução 3840 x 2160 a taxa de quadros ficou entre 125 e 129fps.
Resolução 2560 x 1440 ficamos entre 153 e 161fps.
Resolução 1920 x 1080 passeamos por incríveis 160 e 172fps.

Overclock?

A Intel orgulhosamente ostenta o fato de que especialistas em overclocking foram capazes de fazer o overclock do Intel Core i9-9900K para impressionantes 7.6 GHz, então você rapidemente supõe que este processador é extremamente overclock, e sim, ele pode ser!

No entanto, considerando os problemas de aquecimento que experimentei nos testes iniciais (que fez necessário a troca do nosso Watercooler para um TRÊS VEZES mais poderoso) eu não estava me sentindo confiante com o potencial de overclock do i9-9900K e resolvi não ir muito além dos 5.0 Ghz.

Assim que eu tentei estimular o i9-9900K além dos 5GHz, ele começou a ficar instável. Aumentar para 5.2GHz trouxe a famosa e temida tela azul da morte. Ao aumentar a tensão até 1.4VI, consegui fazer com que a CPU funcionasse em 5,2GHz, mas tornou-se muito instável para eu continuar tranquilamente, sendo assim eu preferi não força-lo muito no momento.

Ai você me pergunta, como os overclockers profissionais foram capazes de levar o i9-9900K tão longe atingindo os incríveis 7.6 GHz? Pesquisando a fundo, vimos que eles estavam usando um refrigerador de hélio líquido, o que não é exatamente uma opção prática para os consumidores em geral.

Então fica o aviso; você pode conseguir os 5.0 GHz ‘tranquilamente’ tomando os cuidados necessários e acho que isso é o suficiente para você extrair um desempenho mais do que ideal para os seus games e trabalhos do dia-a-dia.

Vale a pena?

Definitivamente, estamos apaixonados por essa máquina! O Intel Core i9-9900K atualmente é, sem dúvidas, o melhor processador absoluto para jogos, além de oferecer um sólido desempenho para tarefas criativas. Porém, deve-se ressaltar que ele é um CPU voltado para os GAMES e pode não ser o melhor processador do consumidor para estas tarefas criativas, renderização, etc, mas ainda é uma das melhores opções atualmente disponíveis especialmente quando combinadas com os melhores jogos da categoria desempenho. Se você tem uma grana para investir no melhor processador da geração, lembre-se que ao mesmo tempo você terá que investir em uma boa refrigeração, mas feito isso, tenha certeza que você terá em mãos o melhor equipamento atual e poderá ficar tranquilo com a chegada da nova geração de games e se manter assim por alguns anos.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.