21 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | LEGO STAR WARS: A SKYWALKER SAGA

Confira todas as nossas impressões sobre o novo game da TT Games.

  • abril 26, 2022
  • 5 min read
REVIEW | LEGO STAR WARS: A SKYWALKER SAGA

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker finalmente chegou após vários atrasos, esses que acabam se justificando pela grande ambição da Warner Games em unir duas grandes marcas em algo que mais parece ser uma festa feita especialmente para os fãs de Star Wars, com todo carinho e atenção que a saga merece.

Uma das coisas que mais me chamou atenção de cara, foi o visual do game, nenhum outro jogo LEGO se mostrou com gráficos tão bons anteriormente; atenção nos detalhes, brilhos e explosões para todos os lados, ambientes realmente dignos de Star Wars, naves bem construidas, elementos visuais impressionantes e personagens bem feitos são só algumas parte visuais que me chamaram atenção no jogo, poderia contar detalhe por detalhe aqui mas isso vou deixar para vocês fazerem quando tiverem oportunidade de jogá-lo.

Ainda falando sobre a parte visual, as ambientações nos levam para dentro de Star Wars de um jeito que nenhum outro jogo de LEGO Star Wars fez com tanta excelência. O mundo em si parece vivo em todo instante, personagens correndo de um lado para o outro biomas alienígenas também em toda parte, ambientes característicos nostálgicos presentes em cada pedaço do jogo, naves, montarias e veículos que você pode usar para encurtar o seu caminho até seus objetivos, são muitas as possibilidades que o jogo te dá e entregando tanta possibilidade assim, deixa mais que claro o quanto pode ser divertido passar horas e horas explorando os mapas, destruindo coisas e desvendando cada um dos puzzles que você certamente encontrará pelo caminho.

Lego Star Wars
Imagem (via TT Games)

Falando um pouco sobre a jogabilidade principal, ela vem com muitas mudanças bem-vindas em comparação a outros jogos da série. O novo sistema de combate e o estilo de câmera são ótimos, você tem diversas possibilidades diferentes de atacar os inimigos como usar “a força”, sabres de luz, blaster, as mãos, etc. Já o combate espacial e os veículos ocupam lugares muito interessantes durante a sua jornada, trazendo uma plataforma totalmente nova para a exploração e deixando tudo mais fácil e rápido durante este tempo. Ainda sobre a jogabilidade, uma das principais características dos jogos LEGO permanece: A troca de personagens. E aqui, ela funciona com o mesmo propósito que é quebrar um fluxo de jogo repetitivo ao mesmo tempo em que te oferece múltiplas possibilidades de progressões, sendo algumas delas obrigatórias o uso por ser uma habilidade única de personagem. Esse sistema também é muito útil para o modo competitivo, pois é uma ótima maneira de cada player sentir que tem a sua importância na progressão da história.

Pra mim o maior problema em relação a jogabilidade é o mesmo dos outros jogos LEGO, mesmo eles tendo se esforçado para mudar isso eu sinto que a repetição de ações, puzzles e movimentos em lutas contra chefes ainda são um problema e em LEGO Star Wars A Saga Skywalker isso fica claro mais uma vez, pois o game tem 9 partes totalmente diferentes mas com elementos de gameplay muito parecidos.

A história da Saga Skywalker é incrível, mas claro né? Foi feito totalmente baseada nos nove filmes de Star Wars e aqui você literalmente pode jogar a história dos filmes, dividido em 9 capítulos como nos filmes, o que pode ser ótimo para quem nunca assistiu mas se indentifica memso assim, ou para quem já assistiu e quer reviver cada pedaço da franquia. No game, você deve levar cerca de 2 a 2:30h em cada episódio, e levando em consideração que temos 9 episódios no total, você levará cerca de 20 horas para finalizar o jogo completamente. No nosso caso, levamos 24 horas e 30 minutos, pois eu queria explorar bem os mapas, participar de missões secundárias, etc. Juntamente com a aparência do jogo, as cutscenes e dublagem são realmente perfeitas! Embora eu tenha dito que o game esta recontando as histórias dos nove filmes de Star Wars, há muitas mudanças feitas para complementar o humor característico da série LEGO, que podem tornar até os momentos mais sombrios em momentos leves e divertidos.

Voltando ao tempo de jogo, precisamos deixar claro um outro porém; quando a história do game terminar, você terá apenas algo em torno de 25% dos itens colecionáveis do jogo, o que significa que você pode gastar facilmente mais umas 50 a 70 horas antes de finalmente adquirir tudo. Além disso, cada novo personagem que você desbloqueia adiciona um pouco mais de variedade, tornando o pós-jogo tão agradável quanto a história principal.

Outro ponto muito positivo são as centenas de personagens jogáveis da franquia, tirados de todos os cantos de Star Wars, incluindo até mesmo vilões sombrios, o que pode ser algo ótimo para os fãs montarem uma equipe com seus personagens favoritos.

Imagem (via TT Games)

VALE A PENA?

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, assim como outros jogos da série LEGO, não é para todos, mas certamente vai valer a pena cada centavo para aqueles que se encaixam em seu público alvo ou para os fanáticos por Star Wars, pois conta a história tão querida da saga ao mesmo tempo em que trás uma leveza muito interessante para essa franquia. Os ambientes, gráficos e cutscenes são incríveis e se combinam com a divertidíssima dublagem totalmente em português do Brasil.

O jogo já está disponível para PC (via Nuuvem/Steam), PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series e Nintendo Switch.

Agradecimento aos nossos parceiros da Nuuvem pela key disponibilizando a análise para PC.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.