REVIEW | LEXAR BLAZE
Recebemos o Lexar Blaze e após alguns dias de testes ficamos realmente apaixonados pelo dispositivo. Não só por cumprir o que promete, mas por ser um dispositivo que supriu as nossas expectativas, seja de desempenho e até mesmo visuais. O driver externo foi projetado para jogadores e usuários de dispositivos de desempenho elevado que querem […]
Recebemos o Lexar Blaze e após alguns dias de testes ficamos realmente apaixonados pelo dispositivo. Não só por cumprir o que promete, mas por ser um dispositivo que supriu as nossas expectativas, seja de desempenho e até mesmo visuais. O driver externo foi projetado para jogadores e usuários de dispositivos de desempenho elevado que querem aumentar a capacidade de armazenamento em seus consoles ou plataformas de jogos de alta qualidade, ao mesmo tempo que permite uma total portabilidade como por exemplo transportar jogos rapidamente entre um desktop para um notebook e vice versa.
Um dos pontos que deixa claro de cara que ele é um dispositivo voltado para os gamers é o seu design, ele conta com um anel de luz na lateral em RGB que à propósito é muito bonito. Ele usa uma conexão USB 3.2 Gen 2×2 e tecnologia NVMe para oferecer velocidade de leitura de até 2.000 MB/s e velocidade de gravação de até 1.900 MB/s que de fato entregam velocidades extremamente próximas às prometidas pela fabricante.
Falando um pouco mais sobre a marca, a Lexar é uma empresa que atua há 25 anos no ramo de soluções de memória. Recentemente sua presença no Brasil foi ampliada oficialmente e trouxe uma grande variedade de produtos, incluindo módulos de memória DDR4 e DDR5 e acessórios para cartões de memória. Produtos para gamers ganharam um bom destaque no ano passado e parece ser um novo foco da marca.
O Blaze é uma dessas últimas adições da sua linha de SSDs portáteis de desempenho elevado voltado para os gamers.
Foram realizados os nossos testes padrão de velocidade usando o CrystalDiskMark e o Blackmagic Design para avaliar o desempenho do Lexar Blaze. Durante o benchmark Blackmagic Design, foi observado 1.627 MB/s de velocidade de gravação e 1.778 MB/s de velocidade de leitura, o que é considerado muito rápido para um drive de jogos e bem próximo das velocidades de 2.000/1.900 MB/s mencionadas pela Lexar. Principalmente levando em consideração que trata-se de um drive externo.
Nosso único ponto negativo para o produto é que a capacidade máxima de 1 TB é um pouco escassa levando em consideração o público alvo, algun jogos hoje em dia, podem alcançar um espaço de armazenamento de até mesmo 300GB o que equivale a quase um terço da capacidade do drive de 1TB da Lexar. Outro ponto que deixou a desejar e poderia ser melhorado em uma versão vindoura do Blaze é a capacidade de modificação das luzes RGB. Seria interessante se pudéssemos vincular com algumas controladores como Razer Chroma Ecosystem, iCUE da Corsair, etc.
Vale a pena?
Em resumo, o Lexar Blaze (ou SL660) é um avanço em unidades de jogos portáteis de alta velocidade da Lexar. O drive foi projetado para gamers e usuários de alto desempenho que precisam de um dispositivo de armazenamento com uma interface de alta velocidade para armazenar mais conteúdo, principalmente jogos, claro! Com uma interface USB 3.2 Gen 2×2, elegante suporte destacável, software de criptografia AES de 256 bits e garantia limitada de 5 anos, o Lexar Blaze oferece tudo o que você vai precisar. Outra coisa interessante é que ele acompanha um suporte para deixá-lo em pé em cima da mesa, uma ‘bolsa’ de transporte e cabos USB de alta qualidade, tudo o que você precisa para usá-lo da forma que preferir.